Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Dados abertos > Áreas de atuação > Operador Aéreo > Demonstrações Contábeis de Empresas Brasileiras de Transporte Aéreo Público > Metadados do conjunto de dados: Demonstrações Contábeis de Empresas Brasileiras de Transporte Aéreo Público
conteúdo

Metadados do conjunto de dados: Demonstrações Contábeis de Empresas Brasileiras de Transporte Aéreo Público

publicado 26/08/2021 15h01, última modificação 28/01/2020 11h01

Caracterização do conjunto de dados

Área temática:
Operador aéreo
Conjunto de dados:
Demonstrações Contábeis de Empresas Brasileiras de Transporte Aéreo Público
Nome da área de contato:
SAS/GEAC
E-mail de contato da área:
geac@anac.gov.br
Periodicidade de atualização:
Anual
Descrição:

​Demonstrações contábeis das empresas aéreas de Transporte Público​

Visão geral:

A divulgação, no site da ANAC, das demonstrações contábeis trimestrais e anuais das empresas brasileiras que exploram os serviços de transporte aéreo público regular e não regular, exceto na modalidade táxi-aéreo, conforme apresentadas à Agência, está estabelecida nas Resoluções ANAC no 342/2014 e no 454/2017. Tais demonstrações podem ser acessadas no link abaixo:

§ Demonstrações contábeis trimestrais e anuais das empresas de transporte aéreo público

​As demonstrações contábeis trimestrais contemplam o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado, a Demonstração dos Fluxos de Caixa, as Notas Explicativas e o Relatório de Revisão das Informações Trimestrais apresentadas à ANAC elaborado pelos auditores independentes.

A partir de 20 de dezembro de 2017, data em que entrou em vigor a Resolução ANAC n° 454/2017 que alterou dispositivos da Resolução ANAC no 342/2014, o Relatório de Revisão das Informações Trimestrais passou a ser exigido apenas para as demonstrações contábeis do 2o Trimestre.

Apenas as empresas de transporte aéreo público regular e não regular de passageiros com participação de mercado relevante estão obrigadas a apresentar à ANAC as suas demonstrações contábeis trimestrais.

Já as demonstrações contábeis anuais incluem o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado, a Demonstração dos Fluxos de Caixa, as Notas Explicativas, o Relatório de Administração e o Relatório do Auditor Independente.

Com as alterações promovidas na Resolução ANAC no 342/2014 pela Resolução ANAC n° 454/2017, a partir de 20 de dezembro de 2017 apenas as empresas de transporte aéreo público regular e não regular de passageiros com participação de mercado relevante estão obrigadas a apresentar à ANAC as suas demonstrações contábeis anuais.

Para os efeitos da Resolução ANAC no 342/2014, a participação de mercado é considerada relevante quando for igual ou superior a 1% do total de passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK, do inglês Revenue Passenger Kilometer) ou do total de toneladas-quilômetros pagos transportados (RTK, do inglês Revenue tonne kilometer) pelas empresas aéreas brasileiras no mercado doméstico ou internacional, conforme informações presentes no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, que é mensalmente divulgado na seção Dados e Estatísticas do site da ANAC.

A partir dessas demonstrações é possível analisar a evolução da posição patrimonial, do resultado operacional e dos fluxos de caixa do setor, a composição de receitas, custos e despesas, os fatores que afetaram o desempenho e as expectativas futuras na visão das empresas aéreas, entre outras informações.

Essas informações também estão contempladas no Anuário do Transporte Aéreo, que está disponível na Seção Dados e Estatísticas do site da ANAC.

Mais informações a respeito das demonstrações contábeis das empresas de transporte aéreo público podem ser acessadas através dos links no painel à direita desta página.

Dúvidas, críticas e sugestões poderão ser registradas aqui, por meio da central de atendimento 163 ou nos postos de atendimento presencial da ANAC localizados nos aeroportos.

Legislação relacionada: Resolução ANAC no 110/2009, art. 39, incisos X, e Portaria 1750/SAS/2015, arts. 8o e 9o.​


Metadados

Campo​ Descrição
identificador
​Este campo contém o identificador de contas
Descrição do Identificador

Contém informações de contas, conforme Anexo I

Sigla

Este campo contém a sigla referente à periodicidade das Demonstrações, onde:

  • DCA – Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado e da Demonstração dos Fluxos de Caixa - Anuais 
  • DCT – Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado e da Demonstração dos Fluxos de Caixa - Trimestrais
OACI Código OACI – Organização da Aviação Civil Internacional

​Valor apurado no início do trimestre de referência
Valor em reais, apurado no início do trimestre de referência

​Valor apurado no final do trimestre de referência
Valor em reais, apurado no final do trimestre de referência​
​Valor apurado no início do trimestre de referência do exercício anterior
Valor em reais, apurado no início do trimestre de referência do exercício anterior​
​Valor apurado no final do trimestre de referência do exercício anterior
Valor em reais, apurado ao final do trimestre de referência do exercício anterior​
Trimestre de Referência
  • "T1" - 1º Trimestre
  • "T2" - 2º Trimestre
  • "T3" -  3º Trimestre
  • "T4" - 4º Trimestre
Ano de referência
Ano de referência