ANEXO I À PORTARIA Nº 9.592/SPL, DE 21 DE OUTUBRO DE 2022 - No exame MMA-GMP
OBJETIVOS DE APRENDIZADO AVALIADOS PELAS PROVAS DE CADA MATÉRIA
No exame MMA-GMP
GMP |
0 |
0 |
0 |
.. |
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA - GRUPO MOTOPROPULSOR |
BAS |
0 |
0 |
0 |
.. |
BÁSICO |
BAS |
1 |
0 |
0 |
.. |
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA |
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A |
Conhecer os conceitos da comunicação oral e escrita e identificar os diferentes tipos de comunicação. |
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B |
Organizar dados e informações necessárias ao processo de comunicação e aplicar técnicas de redação apropriadas em matéria de estrutura, linguagem e apresentação de documentos. |
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C |
Redigir documentos técnicos para demonstrar domínio na comunicação escrita, quanto à coesão e coerência textual, à correção e à clareza da linguagem, do ponto de vista da norma gramatical. |
BAS |
2 |
0 |
0 |
.. |
MATEMÁTICA |
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A |
Efetuar as operações fundamentais nos conjuntos de números inteiros |
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B |
Resolver problemas pelo uso de percentagem, razão e proporção. |
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C |
Executar operações algébricas. |
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D |
Interpretar dados representados em gráficos e tabelas. |
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E |
Calcular área e volume de figuras geométricas. |
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F |
Efetuar medições utilizando o sistema métrico e o sistema inglês (imperial). |
BAS |
3 |
0 |
0 |
.. |
CIÊNCIAS NATURAIS |
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A |
Entender e aplicar os princípios das máquinas (alavanca, plano inclinado simples etc.). |
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B |
Reconhecer os princípios da Física aplicáveis às aeronaves e seus sistemas. |
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C |
Identificar as leis da Física aplicáveis à aviação. |
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D |
Entender os conceitos básicos da matéria e átomo. |
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E |
Reconhecer os materiais e substâncias presentes nas diversas atividades realizadas na manutenção de aeronaves. |
BAS |
4 |
0 |
0 |
.. |
DESENHO TÉCNICO |
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|
A |
Interpretar os diferentes tipos de desenhos, diagramas e esquemas utilizados na manutenção. |
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|
B |
Executar os diferentes tipos de desenhos técnicos aplicáveis à manutenção. |
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|
C |
Elaborar diagramas e desenhos técnicos específicos da manutenção segundo as normas da ABNT. |
BAS |
5 |
0 |
0 |
.. |
INGLÊS BÁSICO E TÉCNICO |
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|
A |
Conhecer a gramática e o vocabulário básico da língua inglesa. |
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|
B |
Conhecer o vocabulário específico de aeronaves, peças, acessórios e sistemas de aeronaves. |
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C |
Interpretar publicações técnicas. |
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|
D |
Interpretar inequivocamente avisos e recomendações em publicações técnicas. |
BAS |
6 |
0 |
0 |
.. |
CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE AERONAVES DE ASA FIXA E ROTATIVA |
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A |
Identificar as forças atuantes sobre uma aeronave em voo. |
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B |
Conhecer a estrutura básica de uma aeronave. |
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C |
Descrever a atuação das superfícies de comando no direcionamento das aeronaves. |
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|
D |
Compreender os fenômenos relacionados ao voo de aeronaves de asa fixa e asa rotativa. |
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E |
Entender os fenômenos associados ao voo de alta velocidade. |
BAS |
7 |
0 |
0 |
.. |
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS AERONÁUTICOS |
|
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|
|
A |
Distinguir as características e a forma de utilização dos materiais empregados na manutenção de aeronaves. |
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|
B |
Compreender os métodos de segurança e frenagem utilizados na manutenção de aeronaves. |
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|
C |
Identificar os processos de tratamento térmico e os diferentes tipos de testes de dureza dos metais. |
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|
D |
Executar adequadamente frenagens com arames de freno. |
BAS |
8 |
0 |
0 |
.. |
CONTROLE DE CORROSÃO EM MATERIAIS AERONÁUTICOS |
|
|
|
|
A |
Identificar os diversos tipos de corrosão em produtos aeronáuticos. |
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|
|
|
B |
Descrever os processos de controle da corrosão. |
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|
C |
Inspecionar, identificar e tratar corrosão em materiais aeronáuticos. |
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|
D |
Identificar e selecionar os produtos de limpeza adequados. |
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|
|
E |
Compreender a importância do processo de limpeza e pintura em materiais aeronáuticos. |
BAS |
9 |
0 |
0 |
.. |
TUBULAÇÕES E CONEXÕES |
|
|
|
|
A |
Identificar e instalar os diferentes tipos de tubos, mangueiras e conexões utilizados nos sistemas das aeronaves. |
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|
B |
Analisar e executar reparos em tubos, mangueiras e conexões. |
|
|
|
|
C |
Realizar curvaturas, flanges e frisos em tubos rígidos e fixar conexões em tubos flexíveis. |
BAS |
10 |
0 |
0 |
.. |
COMBUSTÍVEIS E SISTEMAS DE COMBUSTÍVEL |
|
|
|
|
A |
Compreender os procedimentos de pesquisa e análise de falhas de componentes dos sistemas de combustíveis, reparos nos tanques de combustível, abastecimento e destanqueio. |
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|
B |
Distinguir as características e os processos de detecção da contaminação dos diversos tipos de combustíveis de aviação. |
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|
C |
Descrever o funcionamento dos diferentes tipos de unidades dos sistemas de combustível das aeronaves. |
|
|
|
|
D |
Compreender a importância das normas de segurança relacionadas à manutenção de componentes dos sistemas de combustíveis. |
BAS |
11 |
0 |
0 |
.. |
ELETRICIDADE BÁSICA |
|
|
|
|
A |
Identificar os fundamentos básicos da eletricidade e a aplicação de leis aos circuitos elétricos. |
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|
|
|
B |
Calcular e medir capacitância e indutância. |
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|
|
C |
Calcular e medir potência elétrica. |
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|
|
|
D |
Medir corretamente voltagem, corrente, resistência e continuidade. |
BAS |
12 |
0 |
0 |
.. |
GERADORES E MOTORES ELÉTRICOS DE AVIAÇÃO |
|
|
|
|
A |
Identificar os princípios básicos de funcionamento dos motores elétricos de aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Enunciar o princípio de funcionamento dos geradores de corrente contínua e dos geradores de corrente alternada. |
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|
|
|
C |
Inspecionar, verificar e solucionar problemas em geradores de corrente contínua e geradores de corrente alternada. |
BAS |
13 |
0 |
0 |
.. |
PESO E BALANCEAMENTO |
|
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|
|
A |
Entender os procedimentos necessários para a pesagem e balanceamento de aeronaves e seu respectivo registro. |
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|
|
|
B |
Efetuar adequadamente os procedimentos para pesagens de aeronaves. |
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|
|
C |
Reconhecer a pesagem da aeronave como procedimento de segurança de voo. |
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|
D |
Verificar a distribuição do peso para a manutenção do equilíbrio de uma aeronave, |
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|
|
E |
Respeitando as normas pertinentes, instalar ou remover lastros, conforme o caso. |
BAS |
14 |
0 |
0 |
.. |
METROLOGIA E FERRAMENTAS |
|
|
|
|
A |
Identificar as ferramentas básicas das oficinas, bem como as ferramentas utilizadas para corte de metais e para abertura de roscas. |
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|
|
|
B |
Descrever os processos adequados de utilização das ferramentas. |
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|
|
C |
Distinguir os diferentes tipos de escalas dos medidores. |
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|
D |
Descrever o uso correto dos instrumentos de medição de precisão. |
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|
E |
Descrever o uso correto das ferramentas manuais comuns, ferramentas de corte, ferramentas de medição e ferramentas de precisão. |
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|
|
|
F |
Adotar procedimentos adequados em casos de acidentes ou incidentes com ferramentas. |
|
|
|
|
G |
Reconhecer a necessidade da observação das normas de segurança durante os trabalhos nas oficinas. |
BAS |
15 |
0 |
0 |
.. |
PRINCÍPIOS DA INSPEÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO |
|
|
|
|
A |
Identificar os critérios que determinam as inspeções obrigatórias e as especiais. |
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|
|
|
B |
Identificar e distinguir os documentos utilizados na manutenção de aeronaves. |
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|
C |
Reconhecer o padrão de dados técnicos das especificações A.T.A. 100. |
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|
|
D |
Identificar os processos de inspeção para a detecção de falhas nas peças de aeronaves. |
BAS |
16 |
0 |
0 |
.. |
MANUSEIO DE SOLO, SEGURANÇA E EQUIPAMENTOS DE APOIO |
|
|
|
|
A |
Reconhecer os equipamentos de apoio ao solo adequados a cada tipo de operação. |
|
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|
B |
Compreender os procedimentos necessários para abastecimento e ancoragem de aeronaves. |
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|
|
C |
Reconhecer os procedimentos de testes nos equipamentos elétricos e eletrônicos de aeronaves. |
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|
|
D |
Realizar sinalização padronizada durante as operações de táxi de aeronaves. |
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|
E |
Identificar riscos e perigos latentes durante operações de solo. |
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|
F |
Identificar os tipos de incêndios, os métodos e equipamentos de extinção e reconhecer os procedimentos a serem adotados no caso de incêndios. |
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|
|
|
G |
Compreender as normas de segurança durante as operações de reboque de aeronaves, levantamento da aeronave nos macacos hidráulicos, operações de partida nos motores e execução de trabalhos de manutenção. |
BAS |
17 |
0 |
0 |
.. |
REGULAMENTAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL |
|
|
|
|
A |
Descrever a função e a abrangência da(o): |
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|
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|
I - Lei 7.565/1986; |
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|
II - Lei 11.182/2005; |
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|
III - Decreto 1.232/1962. |
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|
B |
Identificar a licença e as habilitações do Mecânico de Manutenção Aeronáutica, bem como suas prerrogativas e limitações. |
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|
|
|
C |
Identificar os órgãos e suas atribuições: |
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|
I - Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC; |
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|
|
II - Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA; |
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|
|
III - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA. |
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|
|
|
D |
Reconhecer a necessidade de atualização dos conhecimentos das normas vigentes. |
BAS |
18 |
0 |
0 |
.. |
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE MECÂNICO |
|
|
|
|
A |
Compreender a importância da higiene e segurança no trabalho. |
|
|
|
|
B |
Identificar os direitos e deveres relativos à profissão perante as Leis do Trabalho. |
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|
|
|
C |
Reconhecer a parcela de responsabilidade do mecânico no que diz respeito a acidentes e incidentes aeronáuticos. |
BAS |
19 |
0 |
0 |
.. |
SEGURANÇA OPERACIONAL |
|
|
|
|
A |
Identificar os princípios básicos da filosofia SIPAER. |
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|
|
|
B |
Compreender os conceitos relacionados ao Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO). |
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|
C |
Identificar o papel do pessoal da manutenção na investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos. |
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|
|
|
D |
Compreender a importância do mecânico de manutenção aeronáutico dentro do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional. |
BAS |
20 |
0 |
0 |
.. |
FATORES HUMANOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA |
|
|
|
|
A |
Compreender as definições de fatores humanos e a evolução dentro da manutenção. |
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|
|
|
B |
Fornecer subsídios para identificação de condições latentes, ameaças e fatores de risco sistêmicos para a ocorrência de acidentes ou incidentes na manutenção de aeronaves. |
|
|
|
|
C |
Promover a cultura de segurança na manutenção aeronáutica. |
BAS |
21 |
0 |
0 |
.. |
PRIMEIROS SOCORROS |
|
|
|
|
A |
Explicar os procedimentos de primeiros socorros a serem adotados no local de trabalho; |
|
|
|
|
B |
Compreender a importância dos conhecimentos sobre atendimento de emergência a feridos. |
GMP |
0 |
0 |
0 |
.. |
GRUPO MOTOPROPULSOR |
GMP 1 |
1 |
0 |
0 |
.. |
INGLÊS TÉCNICO - GRUPO MOTOPROPULSOR |
|
|
|
|
A |
Compreender o vocabulário de ferramentas, componentes e equipamentos do Grupo Motopropulsor utilizados na aviação civil, a partir de sua denominação em língua inglesa. |
|
|
|
|
B |
Interpretar informações e textos técnicos em língua inglesa, relacionados ao Grupo Motopropulsor. |
GMP 1 |
2 |
0 |
0 |
.. |
TEORIA E CONSTRUÇÃO DE MOTORES DE AERONAVES |
|
|
|
|
A |
Identificar os principais fatores e requisitos a serem considerados na construção de motores de aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Compreender a função e o funcionamento de cada componente dos motores convencionais e dos motores a reação. |
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|
|
C |
Compreender as características de cada motor e distinguir os diversos tipos de motores. |
|
|
|
|
D |
Distinguir os processos utilizados na execução de cálculos para a determinação da potência, do rendimento e do empuxo dos vários tipos de motor de aeronaves. |
GMP 1 |
3 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMAS DE ADMISSÃO E DE ESCAPAMENTO |
|
|
|
|
A |
Compreender as características e os procedimentos de manutenção dos sistemas de admissão e de escapamento dos motores de aviação. |
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|
|
B |
Distinguir as características dos sistemas reversores de empuxo e dos supressores de ruído das aeronaves. |
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|
|
C |
Compreender a função e o funcionamento dos componentes dos sistemas de admissão e de escapamento dos motores convencionais e motores a reação. |
|
|
|
|
D |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes do sistema de admissão e escapamento. |
GMP 1 |
4 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DE MOTORES |
|
|
|
|
A |
Compreender as características e a operação dos componentes do sistema de combustível dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Descrever a operação e os procedimentos de manutenção de carburadores dos |
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|
|
|
C |
motores convencionais e dos controladores de combustível dos motores a reação. |
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|
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|
D |
Compreender o funcionamento do sistema de injeção de combustível nos motores aeronáuticos. |
|
|
|
|
E |
Identificar os princípios de operação do sistema indicador de quantidade de combustível. |
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|
|
F |
Compreender os procedimentos de manutenção do sistema de combustível de motores aeronáuticos. |
|
|
|
|
G |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes do sistema de combustível. |
GMP 1 |
5 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMA DE IGNIÇÃO E ELÉTRICO DE MOTORES |
|
|
|
|
A |
Reconhecer o funcionamento dos componentes de um sistema de ignição dos motores alternativos e dos motores a reação. |
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|
|
|
B |
Identificar os procedimentos de inspeção e de manutenção dos sistemas de ignição e elétrico dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
C |
Compreender as medidas de precaução e os procedimentos corretos para a instalação dos componentes dos sistemas de ignição e elétrico de motores. |
|
|
|
|
D |
Compreender os procedimentos corretos para a instalação da fiação em motores de aeronaves. |
|
|
|
|
E |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes do sistema de ignição e elétrico de motores de aeronaves. |
GMP 1 |
6 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMA DE PARTIDA DE MOTORES |
|
|
|
|
A |
Reconhecer as características e operação dos sistemas de partida dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Compreender os procedimentos corretos para inspeção e manutenção dos sistemas de partida dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
C |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes dos sistemas de partida de motores de aeronaves. |
GMP 2 |
7 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMAS DE LUBRIFICAÇÃO E DE REFRIGERAÇÃO DE MOTORES |
|
|
|
|
A |
Identificar os tipos e as características dos lubrificantes exigidos para os motores convencionais e para os motores a reação. |
|
|
|
|
B |
Compreender as características de operação de cada componente dos sistemas de lubrificação e de refrigeração dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
C |
Reconhecer os tipos de sistemas de lubrificação e de refrigeração dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
D |
Compreender os procedimentos corretos para manutenção dos sistemas de lubrificação e de refrigeração dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
E |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes dos sistemas de lubrificação e de refrigeração de motores de aeronaves. |
GMP 2 |
8 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA SUPERAQUECIMENTO E FOGO NOS MOTORES |
|
|
|
|
A |
Reconhecer os processos de detecção e de extinção de fogo para motores de aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Identificar os agentes extintores utilizados nos sistemas de proteção contra fogo dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
C |
Compreender a operação e funcionamento dos sistemas de proteção contra superaquecimento e fogo nos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
D |
Compreender os procedimentos corretos para manutenção dos sistemas de detecção e de extinção de fogo dos motores de aeronaves. |
|
|
|
|
E |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes dos sistemas de proteção contra superaquecimento e fogo nos motores de aeronaves. |
GMP 2 |
9 |
0 |
0 |
.. |
HÉLICES |
|
|
|
|
A |
Reconhecer as características de construção e de operação dos diversos tipos de hélices de aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Compreender as características de cada componente e sistemas relacionados ao funcionamento das hélices de aeronaves. |
|
|
|
|
C |
Entender as características de um grupo motopropulsor turboélice. |
|
|
|
|
D |
Compreender os procedimentos corretos para inspeção e manutenção das hélices de aeronaves, de acordo com os respectivos fabricantes. |
|
|
|
|
E |
Compreender os procedimentos corretos para balanceamento das hélices de aeronaves. |
|
|
|
|
F |
Descrever os procedimentos indicados para inspeção, remoção, desmontagem, manutenção e montagem de hélices de aeronaves, de acordo com o manual do fabricante. |
|
|
|
|
G |
Explicar os testes previstos pelos fabricantes de hélices a serem executados em oficinas e na pista quando instaladas em motores. |
|
|
|
|
H |
Efetuar os testes de funcionamento de hélices instaladas em motores convencionais e a motores a reação. |
GMP 2 |
10 |
0 |
0 |
.. |
REMOÇÃO E INSTALAÇÃO DE MOTORES |
|
|
|
|
A |
Compreender os motivos que determinam a remoção de motores de aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Reconhecer os preparativos, os procedimentos de remoção e instalação de motores de aeronaves, os testes posteriores e inspeções, conforme informações fornecidas pelos fabricantes. |
|
|
|
|
C |
Compreender os procedimentos e as medidas de segurança em todas as operações de içamento, alinhamentos e ajustes de motores de aeronaves. |
|
|
|
|
D |
Compreender os procedimentos corretos para estocagem e preservação de motores de aeronaves. |
|
|
|
|
E |
Executar os procedimentos adequados para remoção e instalação de motores convencionais, de acordo com o manual do fabricante. |
|
|
|
|
F |
Executar os procedimentos indicados para remoção e instalação de motores a reação, de acordo com o manual do fabricante. |
GMP 2 |
11 |
0 |
0 |
.. |
OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES |
|
|
|
|
A |
Compreender os procedimentos corretos para inspeção e recondicionamento dos componentes de motores de aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Reconhecer as condições de desempenho dos motores, através de testes efetuados durante a operação dos seus sistemas. |
|
|
|
|
C |
Identificar as condições operacionais de motores, através de inspeções e pelo funcionamento adequado. |
|
|
|
|
D |
Identificar os tipos de teste indicados para a pesquisa de falhas das peças dos motores convencionais e motores a reação. |
|
|
|
|
E |
Compreender os processos de desmontagem, montagem, testes, inspeções, ajustes e reparos de peças e componentes dos motores convencionais e motores a reação. |
|
|
|
|
F |
Explicar os procedimentos de montagem das peças do motor a reação e os cuidados na limpeza, na tolerância de aperto, na frenagem e na regulagem. |
|
|
|
|
G |
Efetuar testes de motores para pesquisa e solução de panes e posterior proteção contra a corrosão. |
|
|
|
|
H |
Compreender os procedimentos corretos para operação e manutenção de motores de aeronaves. |
GMP 2 |
12 |
0 |
0 |
.. |
INSPEÇÃO DE MOTORES |
|
|
|
|
A |
Reconhecer as condições operacionais dos componentes do motor e de seus sistemas. |
|
|
|
|
B |
Identificar os tipos de ensaios não destrutivos aplicáveis aos componentes de motores e hélices. |
|
|
|
|
C |
Executar os procedimentos adequados para desmontagem de motores e de seus componentes para inspeção, de acordo com o manual do fabricante. |
|
|
|
|
D |
Realizar os procedimentos de inspeção dimensional nos componentes dos motores de aeronaves, de acordo com o manual do fabricante. |
|
|
|
|
E |
Compreender os métodos de preenchimento da documentação de manutenção referentes à aeronave com os dados de uma inspeção efetuada. |
|
|
|
|
F |
Compreender os procedimentos corretos para inspeção de motores e hélices, de acordo com os respectivos fabricantes. |
GMP 2 |
13 |
0 |
0 |
.. |
PESQUISA DE PANES EM MOTORES (TROUBLESHOOTING) |
|
|
|
|
A |
Aplicar os procedimentos adequados de identificação, análise e solução de panes em motores aeronáuticos. |