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ANEXO I À PORTARIA Nº 9.592/SPL, DE 21 DE OUTUBRO DE 2022 - No exame MMA-AVI

publicado 03/10/2023 16h15, última modificação 03/10/2023 16h15

OBJETIVOS DE APRENDIZADO AVALIADOS PELAS PROVAS DE CADA MATÉRIA

 

No exame MMA-AVI

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MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA - GRUPO AVIÔNICOS

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BÁSICO

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COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

 

 

 

 

A

Conhecer os conceitos da comunicação oral e escrita e identificar os diferentes tipos de comunicação.

 

 

 

 

B

Organizar dados e informações necessárias ao processo de comunicação e aplicar técnicas de redação apropriadas em matéria de estrutura, linguagem e apresentação de documentos.

 

 

 

 

C

Redigir documentos técnicos para demonstrar domínio na comunicação escrita, quanto à coesão e coerência textual, à correção e à clareza da linguagem, do ponto de vista da norma gramatical.

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MATEMÁTICA

 

 

 

 

A

Efetuar as operações fundamentais nos conjuntos de números inteiros

 

 

 

 

B

Resolver problemas pelo uso de percentagem, razão e proporção.

 

 

 

 

C

Executar operações algébricas.

 

 

 

 

D

Interpretar dados representados em gráficos e tabelas.

 

 

 

 

E

Calcular área e volume de figuras geométricas.

 

 

 

 

F

Efetuar medições utilizando o sistema métrico e o sistema inglês (imperial).

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CIÊNCIAS NATURAIS

 

 

 

 

A

Entender e aplicar os princípios das máquinas (alavanca, plano inclinado simples etc.).

 

 

 

 

B

Reconhecer os princípios da Física aplicáveis às aeronaves e seus sistemas.

 

 

 

 

C

Identificar as leis da Física aplicáveis à aviação.

 

 

 

 

D

Entender os conceitos básicos da matéria e átomo.

 

 

 

 

E

Reconhecer os materiais e substâncias presentes nas diversas atividades realizadas na manutenção de aeronaves.

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DESENHO TÉCNICO

 

 

 

 

A

Interpretar os diferentes tipos de desenhos, diagramas e esquemas utilizados na manutenção.

 

 

 

 

B

Executar os diferentes tipos de desenhos técnicos aplicáveis à manutenção.

 

 

 

 

C

Elaborar diagramas e desenhos técnicos específicos da manutenção segundo as normas da ABNT.

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INGLÊS BÁSICO E TÉCNICO

 

 

 

 

A

Conhecer a gramática e o vocabulário básico da língua inglesa.

 

 

 

 

B

Conhecer o vocabulário específico de aeronaves, peças, acessórios e sistemas de aeronaves.

 

 

 

 

C

Interpretar publicações técnicas.

 

 

 

 

D

Interpretar inequivocamente avisos e recomendações em publicações técnicas.

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CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE AERONAVES DE ASA FIXA E ROTATIVA

 

 

 

 

A

Identificar as forças atuantes sobre uma aeronave em voo.

 

 

 

 

B

Conhecer a estrutura básica de uma aeronave.

 

 

 

 

C

Descrever a atuação das superfícies de comando no direcionamento das aeronaves.

 

 

 

 

D

Compreender os fenômenos relacionados ao voo de aeronaves de asa fixa e asa rotativa.

 

 

 

 

E

Entender os fenômenos associados ao voo de alta velocidade.

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TECNOLOGIA DOS MATERIAIS AERONÁUTICOS

 

 

 

 

A

Distinguir as características e a forma de utilização dos materiais empregados na manutenção de aeronaves.

 

 

 

 

B

Compreender os métodos de segurança e frenagem utilizados na manutenção de aeronaves.

 

 

 

 

C

Identificar os processos de tratamento térmico e os diferentes tipos de testes de dureza dos metais.

 

 

 

 

D

Executar adequadamente frenagens com arames de freno.

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CONTROLE DE CORROSÃO EM MATERIAIS AERONÁUTICOS

 

 

 

 

A

Identificar os diversos tipos de corrosão em produtos aeronáuticos.

 

 

 

 

B

Descrever os processos de controle da corrosão.

 

 

 

 

C

Inspecionar, identificar e tratar corrosão em materiais aeronáuticos.

 

 

 

 

D

Identificar e selecionar os produtos de limpeza adequados.

 

 

 

 

E

Compreender a importância do processo de limpeza e pintura em materiais aeronáuticos.

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TUBULAÇÕES E CONEXÕES

 

 

 

 

A

Identificar e instalar os diferentes tipos de tubos, mangueiras e conexões utilizados nos sistemas das aeronaves.

 

 

 

 

B

Analisar e executar reparos em tubos, mangueiras e conexões.

 

 

 

 

C

Realizar curvaturas, flanges e frisos em tubos rígidos e fixar conexões em tubos flexíveis.

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COMBUSTÍVEIS E SISTEMAS DE COMBUSTÍVEL

 

 

 

 

A

Compreender os procedimentos de pesquisa e análise de falhas de componentes dos sistemas de combustíveis, reparos nos tanques de combustível, abastecimento e destanqueio.

 

 

 

 

B

Distinguir as características e os processos de detecção da contaminação dos diversos tipos de combustíveis de aviação.

 

 

 

 

C

Descrever o funcionamento dos diferentes tipos de unidades dos sistemas de combustível das aeronaves.

 

 

 

 

D

Compreender a importância das normas de segurança relacionadas à manutenção de componentes dos sistemas de combustíveis.

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ELETRICIDADE BÁSICA

 

 

 

 

A

Identificar os fundamentos básicos da eletricidade e a aplicação de leis aos circuitos elétricos.

 

 

 

 

B

Calcular e medir capacitância e indutância.

 

 

 

 

C

Calcular e medir potência elétrica.

 

 

 

 

D

Medir corretamente voltagem, corrente, resistência e continuidade.

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GERADORES E MOTORES ELÉTRICOS DE AVIAÇÃO

 

 

 

 

A

Identificar os princípios básicos de funcionamento dos motores elétricos de aeronaves.

 

 

 

 

B

Enunciar o princípio de funcionamento dos geradores de corrente contínua e dos geradores de corrente alternada.

 

 

 

 

C

Inspecionar, verificar e solucionar problemas em geradores de corrente contínua e geradores de corrente alternada.

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PESO E BALANCEAMENTO

 

 

 

 

A

Entender os procedimentos necessários para a pesagem e balanceamento de aeronaves e seu respectivo registro.

 

 

 

 

B

Efetuar adequadamente os procedimentos para pesagens de aeronaves.

 

 

 

 

C

Reconhecer a pesagem da aeronave como procedimento de segurança de voo.

 

 

 

 

D

Verificar a distribuição do peso para a manutenção do equilíbrio de uma aeronave,

 

 

 

 

E

Respeitando as normas pertinentes, instalar ou remover lastros, conforme o caso.

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METROLOGIA E FERRAMENTAS

 

 

 

 

A

Identificar as ferramentas básicas das oficinas, bem como as ferramentas utilizadas para corte de metais e para abertura de roscas.

 

 

 

 

B

Descrever os processos adequados de utilização das ferramentas.

 

 

 

 

C

Distinguir os diferentes tipos de escalas dos medidores.

 

 

 

 

D

Descrever o uso correto dos instrumentos de medição de precisão.

 

 

 

 

E

Descrever o uso correto das ferramentas manuais comuns, ferramentas de corte, ferramentas de medição e ferramentas de precisão.

 

 

 

 

F

Adotar procedimentos adequados em casos de acidentes ou incidentes com ferramentas.

 

 

 

 

G

Reconhecer a necessidade da observação das normas de segurança durante os trabalhos nas oficinas.

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PRINCÍPIOS DA INSPEÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO

 

 

 

 

A

Identificar os critérios que determinam as inspeções obrigatórias e as especiais.

 

 

 

 

B

Identificar e distinguir os documentos utilizados na manutenção de aeronaves.

 

 

 

 

C

Reconhecer o padrão de dados técnicos das especificações A.T.A. 100.

 

 

 

 

D

Identificar os processos de inspeção para a detecção de falhas nas peças de aeronaves.

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MANUSEIO DE SOLO, SEGURANÇA E EQUIPAMENTOS DE APOIO

 

 

 

 

A

Reconhecer os equipamentos de apoio ao solo adequados a cada tipo de operação.

 

 

 

 

B

Compreender os procedimentos necessários para abastecimento e ancoragem de aeronaves.

 

 

 

 

C

Reconhecer os procedimentos de testes nos equipamentos elétricos e eletrônicos de aeronaves.

 

 

 

 

D

Realizar sinalização padronizada durante as operações de táxi de aeronaves.

 

 

 

 

E

Identificar riscos e perigos latentes durante operações de solo.

 

 

 

 

F

Identificar os tipos de incêndios, os métodos e equipamentos de extinção e reconhecer os procedimentos a serem adotados no caso de incêndios.

 

 

 

 

G

Compreender as normas de segurança durante as operações de reboque de aeronaves, levantamento da aeronave nos macacos hidráulicos, operações de partida nos motores e execução de trabalhos de manutenção.

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REGULAMENTAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL

 

 

 

 

A

Descrever a função e a abrangência da(o):

 

 

 

 

 

I - Lei 7.565/1986;

 

 

 

 

 

II - Lei 11.182/2005;

 

 

 

 

 

III - Decreto 1.232/1962.

 

 

 

 

B

Identificar a licença e as habilitações do Mecânico de Manutenção Aeronáutica, bem como suas prerrogativas e limitações.

 

 

 

 

C

Identificar os órgãos e suas atribuições:

 

 

 

 

 

I - Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC;

 

 

 

 

 

II - Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA;

 

 

 

 

 

III - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA.

 

 

 

 

D

Reconhecer a necessidade de atualização dos conhecimentos das normas vigentes.

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REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE MECÂNICO

 

 

 

 

A

Compreender a importância da higiene e segurança no trabalho.

 

 

 

 

B

Identificar os direitos e deveres relativos à profissão perante as Leis do Trabalho.

 

 

 

 

C

Reconhecer a parcela de responsabilidade do mecânico no que diz respeito a acidentes e incidentes aeronáuticos.

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SEGURANÇA OPERACIONAL

 

 

 

 

A

Identificar os princípios básicos da filosofia SIPAER.

 

 

 

 

B

Compreender os conceitos relacionados ao Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO).

 

 

 

 

C

Identificar o papel do pessoal da manutenção na investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos.

 

 

 

 

D

Compreender a importância do mecânico de manutenção aeronáutico dentro do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional.

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FATORES HUMANOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

 

 

 

 

A

Compreender as definições de fatores humanos e a evolução dentro da manutenção.

 

 

 

 

B

Fornecer subsídios para identificação de condições latentes, ameaças e fatores de risco sistêmicos para a ocorrência de acidentes ou incidentes na manutenção de aeronaves.

 

 

 

 

C

Promover a cultura de segurança na manutenção aeronáutica.

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PRIMEIROS SOCORROS

 

 

 

 

A

Explicar os procedimentos de primeiros socorros a serem adotados no local de trabalho;

 

 

 

 

B

Compreender a importância dos conhecimentos sobre atendimento de emergência a feridos.

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AVIÔNICOS

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INGLÊS TÉCNICO - AVIÔNICOS

 

 

 

 

A

Conhecer o vocabulário básico de ferramentas, componentes e equipamentos, sistemas de aeronaves em língua inglesa relacionados a habilitação Aviônicos.

 

 

 

 

B

Interpretar informações, textos técnicos e manuais em língua inglesa relacionados a habilitação Aviônicos.

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INSTRUMENTOS DE AERONAVES 

 

 

 

 

A

Identificar os tipos de instrumentos de uma aeronave, os componentes básicos de cada um deles e o princípio de funcionamento. 

 

 

 

 

B

Conhecer os procedimentos e precauções no manuseio e instalação dos instrumentos, a fonte de alimentação de cada um e sua finalidade na aeronave. 

 

 

 

 

C

Compreender a classificação, as características de construção e os procedimentos de instalação dos instrumentos das aeronaves. 

 

 

 

 

D

Efetuar adequadamente os procedimentos de remoção e de instalação dos instrumentos das aeronaves.

 

 

 

 

E

Desmontar, inspecionar, montar e calibrar instrumentos de aeronaves. 

 

 

 

 

F

Realizar testes, calibragem e manutenção dos diversos instrumentos de aeronaves e seus componentes. 

 

 

 

 

G

Efetuar inspeção, testes e compensação de bússolas. 

 

 

 

 

H

Detectar defeitos e reconhecer o desempenho dos diversos instrumentos de aeronaves e seus componentes. 

 

 

 

 

I

Reconhecer as condições de balanceamento do rotor de instrumentos giroscópicos. 

 

 

 

 

J

Efetuar as marcações de limites de acordo com os manuais do fabricante da aeronave. 

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SISTEMAS ELÉTRICOS DE AERONAVES

 

 

 

 

A

Conhecer as caraterísticas dos sistemas elétricos de acordo com o porte das aeronaves. 

 

 

 

 

B

Identificar os fatores que influenciam na escolha do material e da bitola de fios para uma instalação elétrica de aeronaves. 

 

 

 

 

C

Identificar os símbolos gráficos básicos empregados em diagramas elétricos e eletrônicos.

 

 

 

 

D

Compreender os processos de identificação de fios e cabos condutores.

 

 

 

 

E

Efetuar os procedimentos adequados para inspeção, substituição, instalação e manutenção de equipamentos elétricos, de metalização, de cablagens e encaminhamento de fiações. 

 

 

 

 

F

Realizar instalação, remoção, testes e manutenção em sistemas de iluminação de aeronaves.

 

 

 

 

G

Aplicar os procedimentos adequados na decapagem, estanhagem e soldagem de condutores.

 

 

 

 

H

Compreender os princípios de funcionamento dos dispositivos de proteção de circuitos. 

 

 

 

 

I

Realizar instalação, remoção, inspeção, testes e manutenção nas baterias empregadas nas aeronaves.

 

 

 

 

J

Adotar as normas de segurança necessárias e técnicas padronizadas durante a instalação elétrica, a amarração de condutores e os procedimentos de manutenção de aeronaves.

 

 

 

 

K

Inspecionar, reparar e substituir componentes dos sistemas elétricos das aeronaves. 

 

 

 

 

L

Reconhecer os limites de carga elétrica dos circuitos. 

 

 

 

 

M

Efetuar os procedimentos adequados para a substituição de pinos de módulos de aterramento.

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SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E DE NAVEGAÇÃO

 

 

 

 

A

Identificar a função dos componentes dos sistemas de comunicação e de navegação e a sua localização na aeronave

 

 

 

 

B

Descrever as condições de instalação dos equipamentos e os procedimentos de manutenção previstos pelo fabricante da aeronave

 

 

 

 

C

Instalar, remover, inspecionar, substituir e executar serviços de baixa complexidade em sistemas de comunicação e de navegação, inclusive sistemas de piloto automático, servomecanismos, sistemas de acoplamento de aproximação, sistemas de intercomunicação, sistemas VOR, ILS, LORAN, Radar beacon, FMS e GPWS.

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SISTEMAS ELÉTRICOS DE PARTIDA E DE IGNIÇÃO DE MOTORES

 

 

 

 

A

Reconhecer as características e componentes dos sistemas elétricos de partida e de ignição dos motores convencionais e dos motores à reação.

 

 

 

 

B

Compreender os princípios de funcionamento dos sistemas elétricos de partida e de ignição dos motores convencionais e dos motores à reação.

 

 

 

 

C

Executar os procedimentos de inspeção e de manutenção dos sistemas de partida e de ignição dos motores convencionais e dos motores à reação.

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SISTEMAS ELÉTRICOS DE PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS DO GELO E DA CHUVA E CONTRA FOGO

 

 

 

 

A

Descrever o desempenho de cada componente dos sistemas de detecção e eliminação do gelo em aeronaves e hélices.

 

 

 

 

B

Conhecer os sistemas de controle de gelo, geada e neblina no para-brisa.

 

 

 

 

C

Conhecer e distinguir os componentes dos sistemas de detecção e de extinção de fogo, bem como os tipos de agentes extintores.

 

 

 

 

D

Instalar, remover, inspecionar, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes de sistemas elétricos de proteção contra os efeitos do gelo e da chuva e contra fogo em estruturas.

 

 

 

 

E

Instalar, remover, inspecionar, substituir e executar serviços de baixa complexidade em componentes elétricos dos sistemas de detecção e de extinção de fogo no motor.

 

 

 

 

F

Instalar, remover, inspecionar, substituir e executar serviços de baixa complexidade em componentes elétricos dos sistemas de controle de gelo e chuva no motor.

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ELETRÔNICA BÁSICA

 

 

 

 

A

Entender o funcionamento e realizar medições utilizando o osciloscópio.

 

 

 

 

B

Entender o funcionamento e uso dos diversos tipos de dispositivos semicondutores.

 

 

 

 

C

Analisar esquemas e circuitos que utilizam dispositivos semicondutores.

 

 

 

 

D

Entender os fatores que afetam a estabilidade dos circuitos transistorizados, bem como os meios de estabilização.

 

 

 

 

E

Entender a alimentação de um circuito eletrônico, bem como a proteção contra sobrecarga.

 

 

 

 

F

Realizar testes em circuitos eletrônicos.

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ELETRÔNICA DIGITAL

 

 

 

 

A

Entender o funcionamento de portas lógicas e circuitos combinacionais

 

 

 

 

B

Distinguir as características dos diversos circuitos de um microprocessador.

 

 

 

 

C

Compreender os sistemas de base usados em computadores.

 

 

 

 

D

Efetuar conversão de bases dos sistemas de numeração.

 

 

 

 

E

Efetuar operações de aritmética binária.

 

 

 

 

F

Reconhecer as características dos circuitos de comutação.

 

 

 

 

G

Distinguir as características dos diferentes tipos de encapsulamento dos circuitos integrados.

 

 

 

 

H

Compreender a função dos circuitos multiplexadores e demultiplexadores.

 

 

 

 

I

Identificar os diversos tipos de Flip-flop.

 

 

 

 

J

Reconhecer as diversas classificações da memória.

 

 

 

 

K

Analisar o funcionamento de conversores digital-analógico e analógico-digital.

 

 

 

 

L

Descrever o princípio de funcionamento da CPU.

 

 

 

 

M

Reconhecer os símbolos usados nas representações gráficas de um fluxograma.

 

 

 

 

N

Reconhecer a influência de fenômenos sobre a manutenção de sistemas eletrônicos

 

 

 

 

O

Compreender o funcionamento e realizar testes e manutenção em sistemas

 

 

 

 

P

eletrônicos/digitai típicos

 

 

 

 

Q

Compreender as vantagens e desvantagens da transmissão de dados através de fibra ótica.

 

 

 

 

R

Compreender os princípios de funcionamento e os tipos de visores utilizados nas aeronaves

 

 

 

 

S

Efetuar o manuseio adequado de componentes sensíveis a descargas eletrostáticas

 

 

 

 

T

Compreender as restrições, os requisitos de aeronavegabilidade e os possíveis efeitos catastróficos decorrentes de alterações não aprovadas em programas utilizados em aeronaves.

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INSPEÇÃO DE AVIÔNICOS

 

 

 

 

A

Compreender os princípios de funcionamento dos componentes elétricos e eletrônicos empregados nas aeronaves.

 

 

 

 

B

Reconhecer as condições operacionais dos componentes de aviônicos das aeronaves e os procedimentos para a correção dos defeitos, utilizando as informações do manual do fabricante dos equipamentos.

 

 

 

 

C

Reconhecer as condições operacionais dos componentes elétricos e eletrônicos na fuselagem e os procedimentos para a correção dos defeitos, utilizando as informações do manual do fabricante dos equipamentos.

 

 

 

 

D

Identificar defeitos nos componentes elétricos e eletrônicos das cabines, do setor das asas, da seção central, do setor do trem de pouso, das antenas, das luzes da empenagem, do setor do motor, da hélice, do setor de comunicação e de navegação, do sistema de piloto automático.

 

 

 

 

E

Reconhecer os componentes internos de um RCCB (disjuntor diferencial).

 

 

 

 

F

Reconhecer as finalidades das inspeções especiais.

 

 

 

 

G

Manusear adequadamente os materiais, ferramentas básicas, equipamentos, instrumentos e componentes empregados em oficinas de manutenção dos sistemas aviônicos, de acordo com as normas de segurança.

 

 

 

 

H

Executar manutenção elétrica de acordo com as normas de conservação e guarda de material.

 

 

 

 

I

Consultar adequadamente as normas, os manuais e diagramas elétricos para identificação de condutores e circuitos elétricos.

 

 

 

 

J

Analisar esquemas dos diversos circuitos dos equipamentos.

 

 

 

 

K

Identificar os princípios básicos de conduta no laboratório e as regras de segurança e de conservação dos equipamentos.

 

 

 

 

L

Executar os procedimentos práticos de manutenção nos componentes dos sistemas eletrônicos de aeronaves.

 

 

 

 

M

Efetuar testes nos equipamentos eletrônicos de aeronaves.

 

 

 

 

N

Operar componentes de indicação de funções eletrônicas.

 

 

 

 

O

Realizar inspeção e manutenção nas antenas.

 

 

 

 

P

Efetuar testes de bancada.

 

 

 

 

Q

Efetuar adequadamente os procedimentos de remoção e instalação de componentes elétricos e eletrônicos dos sistemas de aviônicos das aeronaves.