ANEXO I À PORTARIA Nº 9.592/SPL, DE 21 DE OUTUBRO DE 2022 - No exame MMA-CEL
OBJETIVOS DE APRENDIZADO AVALIADOS PELAS PROVAS DE CADA MATÉRIA
No exame MMA-CEL
CEL |
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0 |
0 |
.. |
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA - GRUPO CÉLULA |
BAS |
0 |
0 |
0 |
.. |
BÁSICO |
BAS |
1 |
0 |
0 |
.. |
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA |
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A |
Conhecer os conceitos da comunicação oral e escrita e identificar os diferentes tipos de comunicação. |
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B |
Organizar dados e informações necessárias ao processo de comunicação e aplicar técnicas de redação apropriadas em matéria de estrutura, linguagem e apresentação de documentos. |
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C |
Redigir documentos técnicos para demonstrar domínio na comunicação escrita, quanto à coesão e coerência textual, à correção e à clareza da linguagem, do ponto de vista da norma gramatical. |
BAS |
2 |
0 |
0 |
.. |
MATEMÁTICA |
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A |
Efetuar as operações fundamentais nos conjuntos de números inteiros |
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B |
Resolver problemas pelo uso de percentagem, razão e proporção. |
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C |
Executar operações algébricas. |
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D |
Interpretar dados representados em gráficos e tabelas. |
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E |
Calcular área e volume de figuras geométricas. |
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F |
Efetuar medições utilizando o sistema métrico e o sistema inglês (imperial). |
BAS |
3 |
0 |
0 |
.. |
CIÊNCIAS NATURAIS |
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A |
Entender e aplicar os princípios das máquinas (alavanca, plano inclinado simples etc.). |
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B |
Reconhecer os princípios da Física aplicáveis às aeronaves e seus sistemas. |
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C |
Identificar as leis da Física aplicáveis à aviação. |
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D |
Entender os conceitos básicos da matéria e átomo. |
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E |
Reconhecer os materiais e substâncias presentes nas diversas atividades realizadas na manutenção de aeronaves. |
BAS |
4 |
0 |
0 |
.. |
DESENHO TÉCNICO |
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A |
Interpretar os diferentes tipos de desenhos, diagramas e esquemas utilizados na manutenção. |
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B |
Executar os diferentes tipos de desenhos técnicos aplicáveis à manutenção. |
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C |
Elaborar diagramas e desenhos técnicos específicos da manutenção segundo as normas da ABNT. |
BAS |
5 |
0 |
0 |
.. |
INGLÊS BÁSICO E TÉCNICO |
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|
A |
Conhecer a gramática e o vocabulário básico da língua inglesa. |
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B |
Conhecer o vocabulário específico de aeronaves, peças, acessórios e sistemas de aeronaves. |
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C |
Interpretar publicações técnicas. |
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D |
Interpretar inequivocamente avisos e recomendações em publicações técnicas. |
BAS |
6 |
0 |
0 |
.. |
CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE AERONAVES DE ASA FIXA E ROTATIVA |
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A |
Identificar as forças atuantes sobre uma aeronave em voo. |
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B |
Conhecer a estrutura básica de uma aeronave. |
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C |
Descrever a atuação das superfícies de comando no direcionamento das aeronaves. |
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D |
Compreender os fenômenos relacionados ao voo de aeronaves de asa fixa e asa rotativa. |
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E |
Entender os fenômenos associados ao voo de alta velocidade. |
BAS |
7 |
0 |
0 |
.. |
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS AERONÁUTICOS |
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|
A |
Distinguir as características e a forma de utilização dos materiais empregados na manutenção de aeronaves. |
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|
B |
Compreender os métodos de segurança e frenagem utilizados na manutenção de aeronaves. |
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|
C |
Identificar os processos de tratamento térmico e os diferentes tipos de testes de dureza dos metais. |
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|
D |
Executar adequadamente frenagens com arames de freno. |
BAS |
8 |
0 |
0 |
.. |
CONTROLE DE CORROSÃO EM MATERIAIS AERONÁUTICOS |
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|
A |
Identificar os diversos tipos de corrosão em produtos aeronáuticos. |
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|
B |
Descrever os processos de controle da corrosão. |
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|
C |
Inspecionar, identificar e tratar corrosão em materiais aeronáuticos. |
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|
D |
Identificar e selecionar os produtos de limpeza adequados. |
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|
E |
Compreender a importância do processo de limpeza e pintura em materiais aeronáuticos. |
BAS |
9 |
0 |
0 |
.. |
TUBULAÇÕES E CONEXÕES |
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|
|
A |
Identificar e instalar os diferentes tipos de tubos, mangueiras e conexões utilizados nos sistemas das aeronaves. |
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|
B |
Analisar e executar reparos em tubos, mangueiras e conexões. |
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|
C |
Realizar curvaturas, flanges e frisos em tubos rígidos e fixar conexões em tubos flexíveis. |
BAS |
10 |
0 |
0 |
.. |
COMBUSTÍVEIS E SISTEMAS DE COMBUSTÍVEL |
|
|
|
|
A |
Compreender os procedimentos de pesquisa e análise de falhas de componentes dos sistemas de combustíveis, reparos nos tanques de combustível, abastecimento e destanqueio. |
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|
B |
Distinguir as características e os processos de detecção da contaminação dos diversos tipos de combustíveis de aviação. |
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|
C |
Descrever o funcionamento dos diferentes tipos de unidades dos sistemas de combustível das aeronaves. |
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|
D |
Compreender a importância das normas de segurança relacionadas à manutenção de componentes dos sistemas de combustíveis. |
BAS |
11 |
0 |
0 |
.. |
ELETRICIDADE BÁSICA |
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|
|
A |
Identificar os fundamentos básicos da eletricidade e a aplicação de leis aos circuitos elétricos. |
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|
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|
B |
Calcular e medir capacitância e indutância. |
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|
C |
Calcular e medir potência elétrica. |
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|
D |
Medir corretamente voltagem, corrente, resistência e continuidade. |
BAS |
12 |
0 |
0 |
.. |
GERADORES E MOTORES ELÉTRICOS DE AVIAÇÃO |
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|
|
A |
Identificar os princípios básicos de funcionamento dos motores elétricos de aeronaves. |
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|
B |
Enunciar o princípio de funcionamento dos geradores de corrente contínua e dos geradores de corrente alternada. |
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|
C |
Inspecionar, verificar e solucionar problemas em geradores de corrente contínua e geradores de corrente alternada. |
BAS |
13 |
0 |
0 |
.. |
PESO E BALANCEAMENTO |
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|
|
A |
Entender os procedimentos necessários para a pesagem e balanceamento de aeronaves e seu respectivo registro. |
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|
B |
Efetuar adequadamente os procedimentos para pesagens de aeronaves. |
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|
C |
Reconhecer a pesagem da aeronave como procedimento de segurança de voo. |
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|
D |
Verificar a distribuição do peso para a manutenção do equilíbrio de uma aeronave, |
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|
E |
Respeitando as normas pertinentes, instalar ou remover lastros, conforme o caso. |
BAS |
14 |
0 |
0 |
.. |
METROLOGIA E FERRAMENTAS |
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|
|
A |
Identificar as ferramentas básicas das oficinas, bem como as ferramentas utilizadas para corte de metais e para abertura de roscas. |
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|
B |
Descrever os processos adequados de utilização das ferramentas. |
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|
C |
Distinguir os diferentes tipos de escalas dos medidores. |
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|
D |
Descrever o uso correto dos instrumentos de medição de precisão. |
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E |
Descrever o uso correto das ferramentas manuais comuns, ferramentas de corte, ferramentas de medição e ferramentas de precisão. |
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|
F |
Adotar procedimentos adequados em casos de acidentes ou incidentes com ferramentas. |
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|
G |
Reconhecer a necessidade da observação das normas de segurança durante os trabalhos nas oficinas. |
BAS |
15 |
0 |
0 |
.. |
PRINCÍPIOS DA INSPEÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO |
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|
A |
Identificar os critérios que determinam as inspeções obrigatórias e as especiais. |
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|
B |
Identificar e distinguir os documentos utilizados na manutenção de aeronaves. |
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C |
Reconhecer o padrão de dados técnicos das especificações A.T.A. 100. |
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|
D |
Identificar os processos de inspeção para a detecção de falhas nas peças de aeronaves. |
BAS |
16 |
0 |
0 |
.. |
MANUSEIO DE SOLO, SEGURANÇA E EQUIPAMENTOS DE APOIO |
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|
|
A |
Reconhecer os equipamentos de apoio ao solo adequados a cada tipo de operação. |
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|
B |
Compreender os procedimentos necessários para abastecimento e ancoragem de aeronaves. |
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|
C |
Reconhecer os procedimentos de testes nos equipamentos elétricos e eletrônicos de aeronaves. |
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|
D |
Realizar sinalização padronizada durante as operações de táxi de aeronaves. |
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|
E |
Identificar riscos e perigos latentes durante operações de solo. |
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F |
Identificar os tipos de incêndios, os métodos e equipamentos de extinção e reconhecer os procedimentos a serem adotados no caso de incêndios. |
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|
G |
Compreender as normas de segurança durante as operações de reboque de aeronaves, levantamento da aeronave nos macacos hidráulicos, operações de partida nos motores e execução de trabalhos de manutenção. |
BAS |
17 |
0 |
0 |
.. |
REGULAMENTAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL |
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|
A |
Descrever a função e a abrangência da(o): |
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|
I - Lei 7.565/1986; |
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|
II - Lei 11.182/2005; |
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|
III - Decreto 1.232/1962. |
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B |
Identificar a licença e as habilitações do Mecânico de Manutenção Aeronáutica, bem como suas prerrogativas e limitações. |
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C |
Identificar os órgãos e suas atribuições: |
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I - Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC; |
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II - Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA; |
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III - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA. |
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|
D |
Reconhecer a necessidade de atualização dos conhecimentos das normas vigentes. |
BAS |
18 |
0 |
0 |
.. |
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE MECÂNICO |
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|
A |
Compreender a importância da higiene e segurança no trabalho. |
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|
B |
Identificar os direitos e deveres relativos à profissão perante as Leis do Trabalho. |
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|
C |
Reconhecer a parcela de responsabilidade do mecânico no que diz respeito a acidentes e incidentes aeronáuticos. |
BAS |
19 |
0 |
0 |
.. |
SEGURANÇA OPERACIONAL |
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|
A |
Identificar os princípios básicos da filosofia SIPAER. |
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|
B |
Compreender os conceitos relacionados ao Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO). |
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C |
Identificar o papel do pessoal da manutenção na investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos. |
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|
D |
Compreender a importância do mecânico de manutenção aeronáutico dentro do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional. |
BAS |
20 |
0 |
0 |
.. |
FATORES HUMANOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA |
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|
A |
Compreender as definições de fatores humanos e a evolução dentro da manutenção. |
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|
B |
Fornecer subsídios para identificação de condições latentes, ameaças e fatores de risco sistêmicos para a ocorrência de acidentes ou incidentes na manutenção de aeronaves. |
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|
C |
Promover a cultura de segurança na manutenção aeronáutica. |
BAS |
21 |
0 |
0 |
.. |
PRIMEIROS SOCORROS |
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|
|
A |
Explicar os procedimentos de primeiros socorros a serem adotados no local de trabalho; |
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|
|
|
B |
Compreender a importância dos conhecimentos sobre atendimento de emergência a feridos. |
CEL |
0 |
0 |
0 |
.. |
CÉLULA |
CEL 1 |
1 |
0 |
0 |
.. |
INGLÊS TÉCNICO - CÉLULA |
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|
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|
A |
Conhecer o vocabulário básico de ferramentas, componentes e equipamentos, sistemas e estruturas de aeronaves em Língua Inglesa relacionados a habilitação Célula. |
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|
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|
B |
Interpretar informações, textos técnicos e manuais em língua Inglesa relacionados a habilitação Célula. |
CEL 1 |
2 |
0 |
0 |
.. |
ESTRUTURAS DE AERONAVES E SISTEMAS DE CONTROLE DE VOO |
|
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|
|
A |
Identificar os esforços estruturais sofridos pelas aeronaves em voo. |
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B |
Definir os tipos de construção das estruturas das aeronaves de asa fixa e asa rotativa. |
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|
C |
Identificar a função e o mecanismo de acionamento das superfícies de comando. |
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|
D |
Conhecer os equipamentos e os procedimentos de regulagens de aeronaves. |
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|
E |
Identificar os processos de balanceamento das superfícies de comando de voo. |
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|
F |
Efetuar procedimentos de verificação do alinhamento estrutural e da simetria de aeronaves. |
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|
|
|
G |
Detectar defeitos e executar adequadamente os processos de fixação de terminais em cabos de comando. |
CEL 1 |
3 |
0 |
0 |
.. |
ENTELAGEM |
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|
A |
Identificar o tipo de material e os procedimentos de revestimento e de reparos de aeronaves com tecido. |
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|
B |
Descrever adequadamente os procedimentos de impermeabilização dos revestimentos de tecido das aeronaves. |
|
|
|
|
C |
Descrever os procedimentos de inspeção e reparo de tecido de aeronaves. |
CEL 1 |
4 |
0 |
0 |
.. |
REVESTIMENTO, PINTURA E ACABAMENTO DE AERONAVES |
|
|
|
|
A |
Identificar os processos de revestimento, pintura e acabamento de aeronaves. |
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|
B |
Selecionar adequadamente os materiais utilizados para revestimento, pintura, acabamento e restauração de pintura de aeronaves. |
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|
|
|
C |
Compreender os procedimentos e as medidas de segurança em todas as operações de pintura de aeronaves e armazenamento de materiais de acabamento. |
CEL 1 |
5 |
0 |
0 |
.. |
REPAROS EM ESTRUTURAS METÁLICAS |
|
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|
|
A |
Identificar adequadamente os tipos de danos em aeronaves possíveis de serem reparados, os materiais e os processos de recuperação. |
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|
B |
Identificar adequadamente os tipos de rebites usados em aviação, as ferramentas utilizadas e os procedimentos utilizados de acordo com cada tipo de reparo em aeronaves. |
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|
C |
Conhecer a operação de máquinas e equipamentos destinados a moldagem de chapas e perfis para reparo de aeronaves. |
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|
D |
Adotar os procedimentos de inspeção e reparo de aeronaves com revestimento metálico. |
CEL 1 |
6 |
0 |
0 |
.. |
SOLDAGEM EM AERONAVES |
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|
|
A |
Conhecer os diversos tipos de soldagem e equipamentos empregados, bem como conhecer os cuidados no seu manuseio e as técnicas de emprego em partes de aeronaves. |
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|
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|
B |
Identificar as características de uma solda perfeita e as de soldas defeituosas, tanto em metais ferrosos quanto em não ferrosos. |
CEL 1 |
7 |
0 |
0 |
.. |
MATERIAIS COMPOSTOS AVANÇADOS |
|
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|
|
A |
Identificar os prendedores a serem instalados em estruturas compostas e estruturas sanduíche. |
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|
B |
Identificar os procedimentos de inspeção e reparo de fibra de vidro, plástico, compostos em geral e colmeias (honeycomb) para estrutura de aeronaves. |
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|
|
|
C |
Identificar os procedimentos de inspeção e reparo em estruturas laminadas. |
|
|
|
|
D |
Identificar os procedimentos de utilização de plásticos e de fibra de vidro em aeronaves. |
|
|
|
|
E |
Identificar os procedimentos de inspeção e reparo em estruturas laminadas. |
|
|
|
|
F |
Identificar os procedimentos de utilização de plásticos e de fibra de vidro em aeronaves. |
CEL 1 |
8 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS DO GELO E DA CHUVA E CONTRA FOGO |
|
|
|
|
A |
Descrever o desempenho de cada componente dos sistemas de detecção e eliminação do gelo em aeronaves e hélices. |
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|
|
B |
Conhecer os sistemas de controle de gelo, geada e neblina no para-brisa. |
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|
|
C |
Conhecer e distinguir os componentes dos sistemas de detecção e de extinção de fogo, bem como os tipos de agentes extintores. |
|
|
|
|
D |
Instalar, remover, inspecionar, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes de sistemas de proteção contra os efeitos do gelo e da chuva e contra fogo em estruturas. |
CEL 2 |
9 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMA HIDRÁULICO E DE TREM DE POUSO |
|
|
|
|
A |
Identificar o tipo de óleo adequado ao sistema hidráulico de uma aeronave. |
|
|
|
|
B |
Conhecer as características de um sistema hidráulico e o princípio de funcionamento dos seus componentes. |
|
|
|
|
C |
Entender os procedimentos de manutenção dos sistemas hidráulicos e dos trens de pouso das aeronaves. |
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|
|
|
D |
Entender os procedimentos de manutenção de conjuntos de freios, rodas, pneus e câmaras de ar para aeronaves. |
|
|
|
|
E |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes do sistema hidráulico de aeronaves. |
|
|
|
|
F |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes do trem de pouso de aeronaves. |
CEL 2 |
10 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMAS PNEUMÁTICOS E DE CONTROLE DO AMBIENTE DE CABINE |
|
|
|
|
A |
Conhecer as características dos sistemas pneumáticos, de pressurização e de ar condicionado, bem como o princípio de funcionamento dos seus componentes. |
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|
|
|
B |
Conhecer os procedimentos de manutenção dos sistemas pneumáticos, de pressurização e de ar condicionado. |
|
|
|
|
C |
Identificar as características de um sistema de oxigênio e os procedimentos de manutenção dos seus componentes. |
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|
|
|
D |
Identificar os equipamentos portáteis de oxigênio e sua utilização. |
|
|
|
|
E |
Instalar, remover, substituir e executar outros serviços de baixa complexidade em componentes do sistema pneumático e de controle do ambiente de cabine de aeronaves. |
CEL 2 |
11 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMAS ELÉTRICOS DE AERONAVES |
|
|
|
|
A |
Conhecer as caraterísticas dos sistemas elétricos de acordo com o porte das aeronaves. |
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|
|
|
B |
Identificar os fatores que influenciam na escolha do material e da bitola de fios para uma instalação elétrica de aeronaves. |
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|
|
C |
Identificar os símbolos gráficos básicos empregados em diagramas elétricos. |
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|
|
|
D |
Conhecer os procedimentos adequados para instalação de equipamentos elétricos, de metalização e encaminhamento de fiações. |
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|
|
|
E |
Conhecer os procedimentos de manutenção dos sistemas de iluminação de aeronaves. |
|
|
|
|
F |
Compreender os princípios de funcionamento dos dispositivos de proteção de circuitos. |
|
|
|
|
G |
Compreender as características e os procedimentos adequados de inspeção das baterias empregadas nas aeronaves. |
CEL 2 |
12 |
0 |
0 |
.. |
INSTRUMENTOS DE AERONAVES |
|
|
|
|
A |
Identificar os tipos de instrumentos de uma aeronave, os componentes básicos de cada um deles e os princípios de funcionamento. |
|
|
|
|
B |
Conhecer os procedimentos e precauções no manuseio e instalação dos instrumentos, a fonte de alimentação de cada um e sua finalidade na aeronave. |
|
|
|
|
C |
Conhecer os procedimentos de testes, inspeção e manutenção dos diversos instrumentos empregados em aeronaves. |
CEL 2 |
13 |
0 |
0 |
.. |
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E DE NAVEGAÇÃO |
|
|
|
|
A |
Identificar a função dos componentes dos sistemas de comunicação e de navegação e a sua localização nas aeronaves. |
|
|
|
|
B |
Descrever as condições de instalação dos equipamentos e os procedimentos de manutenção previstos pelos fabricantes das aeronaves. |