ANEXO I À PORTARIA Nº 9.592/SPL, DE 21 DE OUTUBRO DE 2022 - No exame INV
OBJETIVOS DE APRENDIZADO AVALIADOS PELAS PROVAS DE CADA MATÉRIA
No exame INV
INV |
0 |
0 |
0 |
.. |
INSTRUTOR DE VOO |
DP |
1 |
0 |
0 |
.. |
DIDÁTICO PEDAGÓGICA |
DP |
1 |
1 |
0 |
.. |
O Instrutor e a Comunicação |
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A |
Identificar os elementos básicos do processo de comunicação. |
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B |
Reconhecer a importância dos atributos de um expositor. |
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C |
Citar os tipos de comunicação. |
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D |
Distinguir as técnicas de comunicação. |
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E |
Utilizar adequadamente recursos auxiliares que facilitem a comunicação. |
DP |
1 |
2 |
0 |
.. |
Relações Interpessoais |
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A |
Distinguir que o indivíduo é um ser social. |
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B |
Identificar os sistemas humanos |
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C |
Citar os fatores que influenciam o comportamento humano |
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D |
Descrever a hierarquia das necessidades humanas |
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E |
Reconhecer a importância da relação com o outro e com os grupos sociais. |
DP |
1 |
3 |
0 |
.. |
Recursos Audiovisuais |
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A |
Sumariar a teoria que torna válido o uso de recursos audiovisuais em trabalhos didáticos. |
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B |
Explicar as razões para o uso dos recursos audiovisuais em trabalhos didáticos. |
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C |
Identificar os princípios gerais para uso dos recursos audiovisuais em trabalhos didáticos. |
DP |
1 |
4 |
0 |
.. |
Processo Ensino-Aprendizagem |
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A |
Reconhecer o valor da Psicologia da Educação para o processo ensino-aprendizagem. |
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B |
Definir aprendizagem. |
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C |
Explicar a diferença entre produtos e processos de aprendizagem. |
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D |
Classificar os grupos de produtos existentes. |
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E |
Identificar as etapas de uma aprendizagem. |
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F |
Explicar transferências de aprendizagem. |
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G |
Descrever os fatores que podem ser prejudiciais à aprendizagem. |
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H |
Identificar os fatores facilitadores da aprendizagem. |
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I |
Identificar os procedimentos utilizados pelo instrutor para facilitar a retenção da aprendizagem. |
DP |
1 |
5 |
0 |
.. |
A Avaliação e a Crítica |
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A |
Reconhecer a importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem. |
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B |
Identificar a avaliação por apreciação como um dos métodos avaliativos. |
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C |
Distinguir os requisitos desejáveis nos instrumentos utilizados na avaliação por apreciação. |
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D |
Diferenciar os erros comuns de apreciação. |
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E |
Reconhecer a importância da crítica como processo de aprimoramento de desempenhos. |
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F |
Identificar a finalidade da crítica. |
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G |
Identificar os tipos de crítica. |
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H |
Caracterizar os princípios norteadores de uma crítica. |
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I |
Distinguir as fases de planejamento na organização da crítica. |
AE |
2 |
0 |
0 |
.. |
AERONÁUTICA |
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Teoria de Voo |
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A |
identificar os princípios básicos da aerodinâmica. |
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B |
Citar as funções dos comandos de voo nas manobras das aeronaves. |
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C |
Discriminar os diferentes tipos de equilíbrio, descrevendo os respectivos efeitos. |
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D |
Explicar os efeitos dos esforços estruturais realizados pelas aeronaves e as manobras correspondentes aos problemas deles derivados. |
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E |
Explicar as peculiaridades da decolagem e do pouso |
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F |
Explicar os diferentes tipos de manobras e atitudes de voo. |
AE |
2 |
2 |
0 |
.. |
Instrução Aeromédica |
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A |
Identificar os fatores potenciais de risco nas condições de voo e os respectivos efeitos sobre as condições psicofísicas do homem. |
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B |
Citar os sintomas de alterações psicofísicas decorrentes das condições de voo. |
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C |
Reconhecer a importância da manutenção dos hábitos de higiene, alimentação, repouso e lazer como fontes de conservação da saúde e da aptidão psicofísica. |
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D |
Avaliar as consequências nocivas psicofísicas decorrentes de riscos autoimpostos. |
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E |
Identificar as condições psicofísicas que restringem a aptidão para pilotar. |
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F |
Explicar os efeitos do treinamento fisiológico. |