Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Legislação > Acervo normativo > Portarias > 2023 > ANEXO I À PORTARIA Nº 9.592/SPL, DE 21 DE OUTUBRO DE 2022 - No exame INV
conteúdo

ANEXO I À PORTARIA Nº 9.592/SPL, DE 21 DE OUTUBRO DE 2022 - No exame INV

publicado 03/10/2023 15h59, última modificação 03/10/2023 15h59

OBJETIVOS DE APRENDIZADO AVALIADOS PELAS PROVAS DE CADA MATÉRIA

 

No exame INV

INV

0

0

0

..

INSTRUTOR DE VOO

DP

1

0

0

..

DIDÁTICO PEDAGÓGICA

DP

1

1

0

..

O Instrutor e a Comunicação

 

 

 

 

A

Identificar os elementos básicos do processo de comunicação.

 

 

 

 

B

Reconhecer a importância dos atributos de um expositor.

 

 

 

 

C

Citar os tipos de comunicação.

 

 

 

 

D

Distinguir as técnicas de comunicação.

 

 

 

 

E

Utilizar adequadamente recursos auxiliares que facilitem a comunicação.

DP

1

2

0

..

Relações Interpessoais

 

 

 

 

A

Distinguir que o indivíduo é um ser social.

 

 

 

 

B

Identificar os sistemas humanos

 

 

 

 

C

Citar os fatores que influenciam o comportamento humano

 

 

 

 

D

Descrever a hierarquia das necessidades humanas

 

 

 

 

E

Reconhecer a importância da relação com o outro e com os grupos sociais.

DP

1

3

0

..

Recursos Audiovisuais

 

 

 

 

A

Sumariar a teoria que torna válido o uso de recursos audiovisuais em trabalhos didáticos.

 

 

 

 

B

Explicar as razões para o uso dos recursos audiovisuais em trabalhos didáticos.

 

 

 

 

C

Identificar os princípios gerais para uso dos recursos audiovisuais em trabalhos didáticos.

DP

1

4

0

..

Processo Ensino-Aprendizagem

 

 

 

 

A

Reconhecer o valor da Psicologia da Educação para o processo ensino-aprendizagem.

 

 

 

 

B

Definir aprendizagem.

 

 

 

 

C

Explicar a diferença entre produtos e processos de aprendizagem.

 

 

 

 

D

Classificar os grupos de produtos existentes.

 

 

 

 

E

Identificar as etapas de uma aprendizagem.

 

 

 

 

F

Explicar transferências de aprendizagem.

 

 

 

 

G

Descrever os fatores que podem ser prejudiciais à aprendizagem.

 

 

 

 

H

Identificar os fatores facilitadores da aprendizagem.

 

 

 

 

I

Identificar os procedimentos utilizados pelo instrutor para facilitar a retenção da aprendizagem.

DP

1

5

0

..

A Avaliação e a Crítica

 

 

 

 

A

Reconhecer a importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem.

 

 

 

 

B

Identificar a avaliação por apreciação como um dos métodos avaliativos.

 

 

 

 

C

Distinguir os requisitos desejáveis nos instrumentos utilizados na avaliação por apreciação.

 

 

 

 

D

Diferenciar os erros comuns de apreciação.

 

 

 

 

E

Reconhecer a importância da crítica como processo de aprimoramento de desempenhos.

 

 

 

 

F

Identificar a finalidade da crítica.

 

 

 

 

G

Identificar os tipos de crítica.

 

 

 

 

H

Caracterizar os princípios norteadores de uma crítica.

 

 

 

 

I

Distinguir as fases de planejamento na organização da crítica.

AE

2

0

0

..

AERONÁUTICA

 

 

 

 

 

Teoria de Voo

 

 

 

 

A

identificar os princípios básicos da aerodinâmica.

 

 

 

 

B

Citar as funções dos comandos de voo nas manobras das aeronaves.

 

 

 

 

C

Discriminar os diferentes tipos de equilíbrio, descrevendo os respectivos efeitos.

 

 

 

 

D

Explicar os efeitos dos esforços estruturais realizados pelas aeronaves e as manobras correspondentes aos problemas deles derivados.

 

 

 

 

E

Explicar as peculiaridades da decolagem e do pouso

 

 

 

 

F

Explicar os diferentes tipos de manobras e atitudes de voo.

AE

2

2

0

..

Instrução Aeromédica

 

 

 

 

A

Identificar os fatores potenciais de risco nas condições de voo e os respectivos efeitos sobre as condições psicofísicas do homem.

 

 

 

 

B

Citar os sintomas de alterações psicofísicas decorrentes das condições de voo.

 

 

 

 

C

Reconhecer a importância da manutenção dos hábitos de higiene, alimentação, repouso e lazer como fontes de conservação da saúde e da aptidão psicofísica.

 

 

 

 

D

Avaliar as consequências nocivas psicofísicas decorrentes de riscos autoimpostos.

 

 

 

 

E

Identificar as condições psicofísicas que restringem a aptidão para pilotar.

 

 

 

 

F

Explicar os efeitos do treinamento fisiológico.