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publicado 25/08/2023 19h48, última modificação 25/08/2023 19h51

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Portaria nº 12.203/SAR, DE 18 de agosto de 2023.

  

Aprova orientações específicas para instalação de provisões para alimentação elétrica e suporte para Dispositivo Eletrônico Portátil (Portable Electronic Device - PED), para utilização em alterações classificadas como pequenas, nos termos da IS nº 20-001.

O SUPERINTENDENTE DE AERONAVEGABILIDADE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 35, inciso III, do Regimento Interno aprovado pela Resolução nº 381, de 14 de junho de 2016, e alterado pela Resolução n° 581, de 21 de agosto de 2020, tendo em vista o disposto nos arts. 14 e 18-A da Resolução nº 30, de 30 de maio de 2008 e na seção 5.7 da Instrução Suplementar (IS) n° 20-001B, e considerando o que consta do processo nº 00066.001270/2023-78,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Aprovar, na forma de Anexo a esta Portaria, as orientações específicas para instalação provisões para alimentação elétrica e suporte para Dispositivo Eletrônico Portátil (Portable Electronic Device - PED).

 

Parágrafo único. As orientações contidas no Anexo a esta Portaria são consideradas dados técnicos aceitáveis que somente poderão ser utilizados para alteração da aeronave se atendidos integralmente os critérios de avaliação e classificação da IS nº 20-001, e a alteração seja classificada como pequena.

 

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor em 1º de setembro de 2023.

 

ROBERTO JOSÉ SILVEIRA HONORATO

 

ANEXO À PORTARIA Nº 12.203/SAR, DE 18 DE AGOSTO DE 2023

 

Objetivo

Apresentar orientações específicas para instalação de alimentação elétrica e suporte para Dispositivo Eletrônico Portátil (Portable Electronic Device - PED).

Aplicabilidade/Eligibilidade

Aeronaves certificadas segundo o RBAC ou RBHA 23 (excluindo nível 4 ou transporte regional - “commuter”) ou RBAC ou RBHA 27, ou regra equivalente de autoridade de aviação civil estrangeira.

Classificação da Alteração

Pequena Alteração, desde que atendidos todos os termos destas orientações e da IS 20-001.

Métodos Aceitos/Aprovados

Normas de referência:

RBAC 23 - Requisitos de Aeronavegabilidade: Aviões Categoria Normal.

RBAC 27 - Requisitos de Aeronavegabilidade: Aeronaves de Asas Rotativas Categoria Normal.

IS 20-001 - Classificação de alterações em aeronaves e processo de aprovação simplificada de dados técnicos para grandes alterações.

IS 21-021 - Apresentação de Dados Requeridos para Certificação Suplementar de Tipo.

Advisory Circular (AC) 43.13-1 emitida pela Federal Aviation Administration (FAA), para práticas gerais.

AC 43.13-2 emitida pela FAA. 

FAA Police Statement PS-ACE-23-01-R1 (Installation of Mounting Devices and Wiring Integration for Attachment of Portable Displays and Electronic Devices in Normal, Utility, and Acrobatic Category Airplanes).

ASTM F2639 emitida pela ASTM International (Standard Practice for Design, Alteration, and Certification of Aircraft Electrical Wiring Systems).

Critérios a serem seguidos para instalação do equipamento:

O PED não pode substituir qualquer sistema ou equipamento requerido por regulamentação.

Informação fornecida pelo PED não pode ser confundida com informação primária, e nem pode contradizer informações primárias.

O instalador deve classificar a instalação conforme a IS 20-001, não devendo ter impactos apreciáveis a aeronavegabilidade da aeronave. 

Se o PED acoplado ao suporte pode ser conectado, por fio ou sem fio, a outros sistemas da aeronave, ele deve apenas receber dados de equipamentos instalados. Caso o PED transmita dados, esta alteração deixa de ser classificada como pequena.

A instalação deve ser realizada de acordo com a revisão atual da AC 43.13-1 e AC 43.13-2, além de cumprir com os critérios previstos pelo Manual de Instalação do fabricante do equipamento. Os hardwares elétricos e mecânicos, como cablagens, disjuntores, fixações, etc. devem estar de acordo com as AC acima descritas ou serem fornecidas pelo fabricante do equipamento instalado.

A cablagem deve estar protegida por disjuntor (circuit breaker - CB) ou fusível adequado, de especificação aeronáutica considerando as AC acima e recomendações do fabricante. Do mesmo modo, ressalta-se que os cabos elétricos devem ser de uso aeronáutico adequados às características da instalação.

No circuito elétrico associado à instalação deverá ser incluída uma chave liga/desliga (chave de acionamento do piloto), de uso aeronáutico, com sua respectiva identificação, que permita energizar/desenergizar todo o sistema, localizada na cabine de pilotagem, em local de fácil acesso por parte do piloto.

Quando o sistema elétrico da aeronave possuir barra principal e de emergência, os equipamentos a serem instalados não poderão estar alimentados pela barra de emergência.

O suporte quando instalado no painel da aeronave não pode:

Restringir o acesso, a visualização e o movimento de qualquer controle, indicador ou instrumento de voo;

Interferir ou bloquear a visualização externa do piloto;

Restringir a movimentação do piloto e sua capacidade de entrar e sair da cabine de comando.

 A tripulação deve ser capaz de facilmente arranjar a cablagem temporária de forma que ela não comprometa a realização de tarefas e a segurança.

Instruções e testes definidos pelo fabricante do equipamento devem ser realizados. Todos os critérios de aceitação da instalação devem ser atendidos.

O Ensaio de Verificação de Atendimento (item 5.8.4 da IS 21-021B ou dispositivo equivalente de revisão posterior aprovada) deve verificar ao menos o funcionamento do equipamento instalado, a proteção elétrica, o funcionamento do meio para desacoplar o sistema do barramento elétrico da aeronave, e possível interferência com os demais equipamentos da aeronave.

Limitações

Devem ser atendidas todas as limitações definidas pelo fabricante do equipamento.

O PED não pode ser utilizado para estender o crédito operacional da aeronave.

A instalação de suporte para uso de PED não autoriza o uso de PED. O RBAC 91.21 regulamenta o uso de PED em voo por instrumentos (Instrument Flight Rules - IFR). Dúvidas quanto à forma aceitável pela ANAC para determinar a possibilidade do uso de PED podem ser sanadas pela SPO - Superintendência de Padrões Operacionais.

Deve ser incluído placar informando a função pretendida do PED e possíveis limitações. Caso o suporte apresente estas informações de forma clara, mesmo que no idioma inglês, fica dispensada a necessidade de placar

Manuais / Placares

Exemplos de Placares a serem fixados: "Suporte para câmera GoPro"; "Suporte para GPSMAP"; "Apenas para uso em operação VFR"; "O PED não pode ser utilizado como fonte de informação primária ou como um sistema essencial ou requerido".

O dispositivo de proteção elétrica (i.e. disjuntor ou fusível) deve possuir identificação do equipamento e da capacidade elétrica da proteção.

A chave de acionamento do sistema deve possuir identificação do equipamento e as respectivas posições (Exemplo: "ON/OFF").

Profissionais envolvidos

Pessoas autorizadas a executar alteração são informadas na seção 43.3 do RBAC 43.

Pessoas autorizadas a aprovar a aeronave para retorno ao serviço são informadas na seção 43.7 do RBAC 43.

Envolvimento de PCP ou Organização de Projeto Certificada

Não há necessidade de envolvimento.

Elaboração, Envio e Registro do pacote de dados

Não há necessidade do envio de dados à ANAC.

Retorno ao Serviço

Para retorno ao serviço, anotar a incorporação da alteração no registro de manutenção da aeronave conforme requerido na seção 43.9 do RBAC 43. Referenciar na descrição este documento e a IS 20-001.

Após iniciada a alteração física da aeronave, ela permanecerá em condição não aeronavegável até sua aprovação para retorno ao serviço conforme acima.

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 Publicado no Diário Oficial da União de 25 de agosto de 2023, Seção 1, páginas 133 e 134