Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Legislação > Acervo normativo > Portarias > 2023 > PORTARIA Nº 11469, 29/05/2023
conteúdo
publicado 30/05/2023 12h36, última modificação 30/05/2023 12h36

 

SEI/ANAC - 8666473 - Portaria

  

Timbre

  

Portaria nº 11.469, DE 29 de maio de 2023.

  

Homologa os resultados das metas setoriais do Programa de Gestão por Desempenho - ANAC+ 2022.

O DIRETOR-PRESIDENTE SUBSTITUTO DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no uso das atribuições que lhe conferem os arts. 16 da Lei nº 11.182, de 27 de setembro de 2005, e 35, inciso II, do Anexo I do Decreto nº 5.731, de 20 de março de 2006, tendo em vista o disposto na Lei nº 10.871, de 20 de maio de 2004, na Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006, e no Decreto nº 7.133, de 19 de março de 2010, e considerando o que consta do processo nº 00058.051343/2020-29, deliberado e aprovado na 15ª Reunião Administrativa Eletrônica da Diretoria Colegiada, realizada nos dias 22 a 26 de maio de 2023,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Homologar, nos termos do Anexo desta Portaria, os resultados das metas setoriais do primeiro ciclo do Programa de Gestão por Desempenho - ANAC +.

 

Art. 2º Compete à Superintendência de Planejamento Institucional - SPI promover a publicização dos resultados aferidos, após a homologação, nos termos da Portaria nº 8.472/SGP/SPI, de 4 de julho de 2022.

 

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

TIAGO SOUSA PEREIRA

 

ANEXO À Portaria nº 11.469, DE 29 de maio de 2023.

RESULTADOS DAS METAS SETORIAIS - ANAC+ 2022

 

UDVD

 Descrição da Meta

Desempenho

ASCOM Aprimorar a comunicação com o regulado por meio da adoção de novos canais digitais 100
ASCOM Melhorar a compilação de dados e a mensuração de resultados em comunicação 50
ASCOM Elaborar, instituir e executar Plano Específico de Comunicação Interna que contemple ações voltadas ao aprimoramento da comunicação institucional com seus diversos públicos internos a partir de ações estruturadas de forma estratégica e planejada 100
ASCOM Aprimorar o Núcleo de inteligência de Imagem da ANAC com a adesão ao processo de tratamento de demandas estratégicas do Gabinete, bem como apresentação de reportes trimestrais e reportes tempestivos que sirvam como insumo às ações estruturantes destinadas à melhoria da imagem da Agência 100
ASCOM Obter dados comparativos para medir resultados de ações de comunicação e propor novas soluções por meio da aplicação da 2ª Pesquisa de Opinião Pública para melhoria da percepção de imagem da ANAC 100
ASCOM Implementar melhorias na arquitetura da informação e na linguagem do Portal da ANAC para aprimorar a experiência do usuário 100
ASINT Coordenar o processo de seleção do Assessor de Transporte Aéreo da ANAC na Delegação Permanente do Brasil junto ao Conselho da OACI. 100
ASINT Revisar o modelo de atuação internacional da Agência de modo a garantir o acompanhamento dos posicionamentos dos representantes nos principais fóruns internacionais de aviação civil. 90
ASINT Revisar e propor um novo modelo de governança da atuação ambiental da Agência. 90
ASINT Coordenar a elaboração do Plano de Ação para redução das emissões de CO2 da aviação civil brasileira. 100
ASINT Analisar e entregar os resultados do Projeto Empresas Aéreas Sustentáveis - SustentAr, edição 2021. 100
ASINT Definir e coordenar o posicionamento brasileiro para o processo de negociação para a revisão do CORSIA e eventual adoção de objetivo ambiental de longo prazo (LTAG) no âmbito da Organização de Aviação Civil Internacional - OACI.  100
ASINT Analisar e entregar os resultados do Projeto Aeroportos Sustentáveis, edição 2021.  100
ASINT Acompanhar junto aos demais órgãos do Governo as discussões sobre a definição e implementação de uma política de promoção de combustíveis sustentáveis da aviação, de modo a garantir a eficiência das iniciativas propostas e o alinhamento aos requisitos estabelecidos no âmbito da OACI. 100
ASINT Coordenar a participação e consolidar o posicionamento da Delegação brasileira para a 41a Assembleia da OACI 100
ASJIN (CJIN): reduzir no ano de 2022 10% do tempo de resposta da ASJIN para o regulado e para a sociedade nos processos sancionadores nos atos de análise e decisão de recursos interpostos. 100
ASJIN (CGQP): reduzir no ano de 2022 8% do tempo de fornecimento de subsídios para demandas judiciais e propostas de atos normativos e de súmulas administrativas relacionadas aos processos sancionadores. 100
ASJIN (CCPS): reduzir no ano de 2022 11% do tempo de resposta da ASJIN para o regulado e para a sociedade nos processos sancionadores nos atos de notificação e de impulso processual. 100
ASPAR Elaborar o informativo Panorama da Semana, contendo as principais notícias ocorridas durante a semana que sejam relacionadas e/ou pertinentes à atuação da ANAC e ao setor de aviação civil, bem como outras informações de interesse geral do servidor público no âmbito da Administração Pública, e correlatas à atuação do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados, Senado Federal) e Poder Executivo, para divulgação à Diretoria Colegiada e demais servidores cujo e-mail consta na lista de distribuição do informativo. 100
ASPAR Elaborar o informativo Rota do Congresso semanalmente com as proposições apresentadas pelos parlamentares (projetos de leis, requerimentos de informação, medidas provisórias e demais atos normativos), bem como as pautas das Comissões e Plenários de ambas as Casas para divulgação à Diretoria Colegiada e demais servidores cujo e-mail consta na lista de distribuição do informativo. 100
ASPAR Acompanhamento e assessoramento da Diretoria Colegiada e de representantes da Agência em Audiências no Congresso Nacional e na ANAC. 100
ASPAR Receber e tratar 100% de demandas de Parlamentares, Governadores, Prefeitos e Secretários no que tange assuntos afetos à aviação civil em no máximo 30 dias. 100
ASPAR Solicitar manifestação das áreas técnicas sobre proposições apresentadas no Congresso Nacional a partir de sua distribuição pela Presidência da Casa no caso de projetos de lei, e a partir da sua apresentação quando se tratar de Requerimentos de Informação.  100
ASSOP Monitorar o desempenho da ANAC em relação aos requisitos estabelecidos pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), dentro do Programa de Prontidão e do PSSO (Plano de Supervisão da Segurança Operacional), com a realização de 6 autoavaliações do programa de auditoria USOAP-CMA. 100
ASSOP Propor documento de integração dos processos do PSOE-ANAC, em alinhamento com as entregas do Programa de Implementação do PSOE-ANAC, até 31/12/2022 60
ASSOP Gerir o desenvolvimento de 10 eventos de Promoção de Segurança Operacional (presenciais ou on-line) e divulgar 52 materiais de Promoção de Segurança Operacional. 100
ASSOP Elaborar e aprovar a nova edição do Plano de Supervisão da Segurança Operacional (PSSO) até 31/12/2022. 90
ASTEC Garantir a tempestividade e a eficiência da publicação e divulgação dos atos publicáveis de competência da ANAC, viabilizando a publicação de 85% dos atos, no Diário Oficial da União - DOU, em até 2 (dois) dias úteis após o recebimento, e no Boletim de Pessoal e Serviço - BPS, em 1 (um) dia útil após o recebimento. 100
ASTEC Modernizar a divulgação dos atos publicáveis, com vista a utilização do padrão de linguagem de marcação de hipertexto, e estruturar e definir as diretrizes para aprimoramento da página de legislação do Portal da ANAC. 100
ASTEC Aprimorar o sistema de acompanhamento online de processos em tramitação na Diretoria Colegiada (SISDIR), para incluir rotinas relacionadas à distribuição de processos e organização das reuniões de Diretoria Colegiada. 100
ASTEC Promover, no mínimo, 90% dos procedimentos das reuniões da Diretoria Colegiada e da gestão dos processos deliberados dentro dos prazos considerados ideais. 100
ASTEC Proposição de solução de banco de dados dos atos publicáveis e de respectivo sistema gerenciador. 100
AUD Oferecer apoio à governança e o suporte à tomada de decisão, reportando à Diretoria, no máximo, semestralmente, os principais temas decorrentes de demandas do TCU e da CGU. 100
AUD Aumentar e proteger o valor organizacional, fornecendo avaliação, assessoria e aconselhamento objetivos baseados em riscos, realizando, no mínimo, 6 (seis) serviços de auditoria (avaliação/consultoria) no ano-exercício de 2022. 75
AUD Aumentar e proteger o valor organizacional, por meio de avaliação trimestral, junto às Unidades Auditadas, da manutenção da oportunidade das recomendações de auditoria emitidas em trabalhos anteriores e ainda não implementadas, assim como de eventuais impedimentos à execução dos respectivos planos de ação. 100
AUD Promover uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes e processos que proporcionam a entrega de produtos de alto valor agregado, atendendo às expectativas das partes interessadas, desenvolvendo em 2022, no mínimo, 4 (quatro) projetos no âmbito do Programa de Garantia da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna – PGQM. 90
AUD Manter as atividades de auditoria interna adequadas aos recursos disponíveis e ao cenário interno e externo da ANAC, apresentando, trimestralmente, a revisão atualizada dos fatores de risco, premissas e oportunidade dos trabalhos à alta administração.  100
CRG Reduzir em pelo menos 60%, até 31/12/2022, o número de procedimentos administrativos disciplinares em andamento e instaurados até 31/12/2019. 100
CRG Relatar, até 31/12/2022, pelo menos 40% dos procedimentos administrativos disciplinares instaurados entre 01/01/2020 e 31/12/2021. 100
CRG Dar encaminhamento às notícias de irregularidades recebidas no tempo médio de até 05 (cinco) dias úteis, a contar do conhecimento do fato pela Corregedoria.  100
CRG Adotar as providências administrativas pertinentes à instauração dos procedimentos administrativos disciplinares no tempo médio de até 05 (cinco) dias úteis, a contar da data do Despacho Decisório do Corregedor.  100
CRG Atingir o tempo médio de tramitação de até 160 (cento e sessenta) dias para os procedimentos preliminares concluídos no período.  100
GAB Atender, no mínimo, 80% das demandas institucionais sem prazo imposto em até 15 dias úteis. 84
GAB Atender, no mínimo, 70% das demandas institucionais no prazo legal imposto pelo órgão/ente governamental demandante. 99
GAB Elaborar e manter relatório gerencial de demandas institucionais que forneça controle institucional sobre a tempestividade de atendimento de demandas, bem como possibilite o controle de desempenho pelas demais Unidades Diretamente Vinculadas à Diretoria (UDVD). 100
GAB Monitorar as demandas descentralizadas com intuito de atingir média agregada de atendimento de prazo de pelo menos 70% nas Unidades Diretamente Vinculadas à Diretoria (UDVD). 99
GAB Elaborar e disponibilizar relatório de mapeamento de demandas externas sensíveis para ciência e acompanhamento da Diretoria e de seus respectivos assessores. 100
GAB Avaliar a regularidade da instrução de 80% dos pedidos de afastamento do País em até 2 dias úteis e 100% em até 5 dias úteis. 84
GAB Elaborar e manter relatório de afastamentos que forneça análise dos critérios para realização de missões internacionais, bem como mantenha controle quantitativo e qualitativo das solicitações de missões da ANAC no exterior. 100
GAB Implementar 100% das ações previstas para 2022 constantes no plano ação de mitigação de riscos da Variante de Processo de Negócio “Fornecer Informações a Entidades Governamentais e Não Governamentais” 100
GAB Elaborar e manter relatório de representações institucionais segregadas por UDVD possibilitando obter informações sobre a necessidade de formações de porta-vozes, bem como obter controle sobre os servidores autorizados a falar em nome da ANAC e sobre os temas mais demandados da Agência. 100
OUV Redefinir o fluxo de tratamento de denúncias contra regulados, permitindo o aproveitamento de dados em atividades de análise de riscos e planejamento da fiscalização, até 31 de dezembro de 2022. 100
OUV Implementar um canal de denúncias no âmbito da ANAC, até 31 de dezembro de 2022. 90
OUV Criar painel de gestão com as avaliações dos usuários na Plataforma Fala.BR, estabelecendo sistemática de análise de dados e proposição de melhorias, até 31 de dezembro de 2022. 100
OUV Atuar para a manutenção do índice de cumprimento dos itens de transparência ativa pela ANAC acima de 90%, em todo período. 100
SAF Manter 95% dos contratos de natureza continuada. 100
SAF Executar 80% das etapas de mapeamento de riscos dos processos organizacionais estabelecidos para o período. 100
SAF Promover a adequação do SIGEC a fim de atender à Medida provisória nº 1.089 de 29 de dezembro de 2021, com relação à nova tabela de TFAC. 100
SAF Realizar 95% da execução do orçamento sobre o valor planejado. 100
SAR META SAR 08.0 - Conferir melhoria de desempenho, em pelo menos, 10 serviços disponíveis à sociedade, aprimorando a experiência do usuário de serviços da Superintendência de Aeronavegabilidade 100
SAR META SAR 09.0 - Remodelar o conteúdo do Portfólio de Serviços, com foco no aprimoramento da experiência do usuário, seguindo o cronograma do projeto setorial correspondente. 100
SAR META SAR 10.0 - Atender tempestivamente usuários de serviços da Superintendência de Aeronavegabilidade, sendo, pelo menos, 90% dentro do prazo previsto na carta de serviços. 100
SAR META SAR 07.0 - Desenvolver os objetivos e ações esperadas por macrotema de atuação internacional da SAR, atendendo o cronograma proposto pela ASINT. 100
SAR META SAR 06.0 - Modernizar/atualizar processos internos, com a execução de 100% das etapas dos projetos setoriais previstas para o ciclo, conforme programa de entregas estabelecidos no processo 00058.034010/2020-35 e seus processos relacionados. 94
SAR META SAR 04.0 - Aprimorar a experiência do usuário dos serviços do Registro Aeronáutico Brasileiro, com a preparação de 5 serviços do registro aeronáutico brasileiro para serem incluídos na plataforma RAB Digital, até o final do ano de 2022. 100
SAR META SAR 02.0 - Incentivar cumprimento de regulamentos de aviação, reduzindo a idade média dos Processos Administrativos Sancionadores, sob responsabilidade da Superintendência de Aeronavegabilidade, para 130 dias. 100
SAR META SAR 03.0 - Fortalecer a comunicação e a imagem institucional da ANAC com o atingimento de índice de satisfação de atendimento aos serviços sob responsabilidade da Superintendência de Aeronavegabilidade superior a 4,0. 96,9
SAS Promover o uso eficiente da infraestrutura aeroportuária em aeroportos coordenados. 100
SAS Revisar e implementar melhorias no processo de autorização para operar para empresas estrangeiras regulares e para empresas estrangeiras não regulares, com a publicação de norma de acesso ao mercado até o final de junho de 2022. 100
SAS Estudar o impacto que o projeto de remodelagem dos serviços aéreos teve nos processos relacionados ao envio dos dados estatísticos, e propor solução caso se observe necessidade. 100
SAS Acompanhar e publicar a malha aérea doméstica e internacional programada no Brasil. 100
SFI Tratar 95% das solicitações de AVANAC-N em até 24 horas. 100
SFI Atingir 90% dos prazos de análise das manifestações dos regulados decorrentes de medidas cautelares aplicadas.
TACA e PISTA NÃO HOMOLOGADA (ASA FIXA) em 2 dias (dias por iteração);
MACA em 3 em dias (dias por iteração); e
Demais processos de medida cautelar (exceto TACA, PISTA NÃO HOMOLOGADA (ASA FIXA) e MACA) em 4 dias (dias por iteração).
100
SFI Atender 95% das demandas de Produção de Conhecimento de Inteligência dentro do prazo pactuado entre o solicitante e a GINT, como suporte a decisão ao SISBIN, ANAC e demais órgãos da administração pública. 100
SFI Aprovar até 31/12/2022 o Programa de Implantação de Cultura de Responsividade (PICR) na SFI. 80
SGP Implantar gestão do absenteísmo. 100
SGP Ampliar benefícios aos servidores. 100
SGP Limpar o nome da ANAC no CADIN. 75
SGP Melhorar performance operacional da SGP. 100
SGP Aprimorar a Gestão da Informação sobre Pessoal. 65
SGP Incorporar práticas de employerbranding. 90
SGP Sanear passivo de perícias médicas pendentes. 86
SGP Implantar Gestão de Relacionamento com os Clientes. 100
SGP Aprimorar Programa de formação de lideranças. 75
SGP Ampliar o quadro de servidores da ANAC. 100
SGP Qualificar o Centro de Treinamento como Escola de Governo. 60
SGP Estabelecer novas parcerias para ampliar o conhecimento da sociedade sobre aviação civil. 33
SGP Instituir instrumentos de cooperação internacional em capacitação. 100
SGP Aprimorar Gestão dos talentos internos. 88
SGP Aprimorar o Programa de Gestão por Desempenho - ANAC+. 100
SIA Responder às expectativas de revisão normativa da sociedade, cumprindo 80% dos prazos de responsabilidade da SIA nos processos normativos da Agenda Regulatória da ANAC. 100
SIA Desenvolvimento de 13 ações/iniciativas que visem a melhoria na prestação dos serviços, proporcionando maior eficiência ao fluxo processual e satisfação do usuário. 100
SIA Consolidar o tema de Facilitação na Agência, por meio do desenvolvimento de 5 projetos e coordenação do assunto junto ao setor, visando a estabelecer no Brasil uma cultura que preze pelo fluxo simplificado e ágil de pessoas, animais e cargas no transporte aéreo, promovendo o bem-estar dos viajantes e colaboradores e o crescimento do setor. 100
SIA Promover a garantia da segurança da aviação civil, realizando ações de vigilância (presenciais ou remotas) em 75% dos aeródromos públicos constantes no cadastro de aeródromos. 100
SPI Implementar um Plano de Continuidade do Negócio na Agência até 31.12.2022. 100
SPI Aumentar o índice de Maturidade em Qualidade Regulatória para 82 pontos até 31.12.2022. 87
SPI Aderir ao Pacto Global até 31.12.2022. 100
SPI Aprovar o novo Plano de Integridade da ANAC até 31.12.2022 100
SPI Implementar um processo de gestão de riscos estratégicos até 31.12.2022 85
SPI Elaborar proposta de estrutura organizacional até 31.12.2022. 100
SPI Implementação de novos módulos no Sistema ANAC + até 31.12.2022. 90
SPI Substituir a Instrução Normativa nº 66/2012 até 31.12.2022. 70
SPL Manutenção do índice de Effective Implementation - Universal Safety Oversight Audit Programme (USOAP) igual ou superior à 95% 100
SPL Concluir os processos GCEP (Licenças, Habilitações e Certificados) constantes no portal de Serviços da ANAC com tempo médio de até 5 dias 100
SPL Emitir decisão nos Processos Administrativos Sancionatórios (PAS) com tempo médio de até 230 dias. 100
SPL Tempo médio de resposta do SEAM SPL menor ou igual a 3 dias. 90
SPL Índice de satisfação com as manifestações respondidas pela SPL igual ou superior a 4,0 90
SPO Atingir 3,8 no índice de satisfação de atendimento às manifestações externas respondidas pela SPO. 100
SPO Aprimorar a sistemática da fiscalização baseada em risco, no segmento das Organizações de Manutenção (RBAC 145), por meio de otimização da metodologia de planejamento baseada em critérios de desempenho e complexidade dos certificados. 100
SPO Implementar Programa de Transformação Digital dos Operadores Aéreos 100
SPO Desenvolver 06 soluções de comunicação para o público regulado da SPO, incluindo materiais de orientação e eventos que tratem de temas do interesse de operadores aéreos e organizações de manutenção. 100
SPO Promover a integração da ANAC ao programa de inspeções de operadores estrangeiros da EASA (SAFA) 100
SPO Simplificar e desburocratizar o serviço de obtenção de LOA para operadores do RBAC 91 98,7
SPO Desenvolver propostas de redução de barreiras à entrada de novos operadores do RBAC 135, por meio da adoção de critérios diferenciados para pequenos operadores e modernização do processo de certificação de empresas de pequeno porte. 75
SRA Atingir 100% de execução das etapas previstas para 2022 relativas ao Tema 15 da AR.  90
SRA Reduzir o prazo médio de análise dos pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro para, no máximo, 300 dias, contados da data em que os pedidos forem protocolados.   100
SRA Realizar cada etapa intermediária do processo de mediação dos conflitos relacionados à utilização de áreas e atividades operacionais (solicitação de esclarecimentos e informação das partes envolvidas) em prazo inferior a duas semanas, em pelo menos 80% dos processos.  100
SRA Executar 95% das ações de fiscalização nos aeroportos concedidos conforme o planejamento.   99
SRA Realizar, conforme cronograma previamente estabelecido, as etapas previstas para a SRA dos processos de:
- relicitação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante;
- relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos;
- 7ª rodada de concessões.
100
SRA Realizar 100% das etapas relacionadas ao processo de Revisão dos Parâmetros da Concessão (RPC) dos aeroportos da 4ª rodada de Concessões até 30 de junho de 2022 e da 2ª rodada de Concessões até 31 de dezembro de 2022.¿   100
SRA Reduzir em 75% o estoque de processos administrativos sancionadores (PAS) até 31/12/2022, conforme número apurado em 31/12/2021, mantendo sua idade média em até 2 anos. 100
SRA Executar 100% das etapas de mapeamento de riscos de pelo menos 4 processos de negócio.   100
STI Executar, em 2022, 65% dos projetos relacionados no PDTI 2022-2023. 100
STI Alcançar 0,80 no indicador "Índice de Gestão de TI - iGestTI" em 2022. 96
STI Implementar até o dia 31/12/2022, 80% das ações programadas para 2022 contidas no Plano de Dados Abertos. 100
STI Alcançar 7 bases de dados corporativas migradas e integradas até o dia 31/12/2022.  100
STI Entregar 90% da resolução da situação problema identificada pelo Fale com a ANAC em até 10 dias. 96
STI Concluir 60% do Plano de Dados Internos (PDI) até o dia 31/12/2022. 100
STI Manter os principais serviços críticos de Tecnologia da Informação contratados com resultados acima de 90% dos Níveis Mínimos de Serviço Exigido (NMSE) previamente estabelecidos. 100

_________________________________________________________________________________________

Publicado em 30 de maio de 2023 no Boletim de Pessoal e Serviço - BPS v.18, nº 22, de 29 de maio a 2 de junho de 2023.