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publicado 20/09/2022 18h33, última modificação 20/09/2022 18h33

 

SEI/ANAC - 7708184 - Anexo

 

PORTARIA Nº 9.128/SAS, DE 12 DE SETEMBRO DE 2022.

  

Altera a Portaria nº 764/SAS, de 11 de março de 2019.

O SUPERINTENDENTE DE ACOMPANHAMENTO DE SERVIÇOS AÉREOS, no uso da atribuição que lhe confere o art. 32, incisos II, V, VII e XVII, do Regimento Interno, aprovado pela Resolução nº 381, de 14 de junho de 2016, tendo em vista o disposto nos arts. 39 da Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, e 1º, § 3º, da Instrução Normativa nº 121, de 4 de maio de 2018, e na Portaria nº 697, de 28 de fevereiro de 2019, e considerando o que consta do processo nº 00058.008426/2019-64,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º A Portaria nº 764/SAS, de 11 de março de 2019, publicada no Diário Oficial da União de 14 de março 2019, Seção 1, página 39, que dispõe sobre o uso do sistema de solução alternativa de conflitos Consumidor.gov.br pelos transportadores sujeitos à Resolução nº 280, de 11 de julho de 2013, e à Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, passa a vigorar com as seguintes alterações:

 

"Art. 3º O transportador deverá informar código classificador, conforme as especificações elencadas e exemplificadas nos anexos desta Portaria, para as manifestações registradas no Consumidor.gov.br, dentro do prazo para sua resposta final ao consumidor.

.....................................

§ 2º A informação dos dados ou a sua retificação deverá ser feita obrigatoriamente por meio do sistema Portal de Classificação das Reclamações dos Consumidores.

§ 3º O descumprimento pelo transportador do disposto neste artigo configurará as infrações previstas nos itens FDI-VI e RFL-V da Tabela CBA art. 299 do Anexo II da Resolução nº 472, de 6 de junho de 2018." (NR)

"Art. 4º O cadastramento de profissionais com permissão de acesso de usuário administrador ao sistema de que trata o art. 3º, § 2º, desta Portaria deverá ser solicitado por meio de documento devidamente assinado pelo representante legal da empresa, destinado à GCON, contemplando as seguintes informações de cada usuário:

I - nome completo;

II - conta no sistema;

III - telefone para contato;

IV - endereço de correio eletrônico; e

V - empresa aérea à qual o usuário informará os dados.

§ 1º O transportador que seja ativado no Consumidor.gov.br após a entrada em vigor desta Portaria terá 2 (dois) dias úteis, contados da data de sua ativação, para designar seus interlocutores com permissão de acesso de usuário administrador.

§ 2º Alterações das permissões de acessos de usuários administradores deverão observar os mesmos procedimentos definidos neste artigo.

§ 3º Os usuários administradores são responsáveis pelas inclusões, alterações e exclusões dos demais usuários com perfil de acesso comum de cada empresa aérea.

§ 4º O descumprimento pelo transportador do disposto neste artigo configurará as infrações previstas nos itens FDI-VI e RFL-V da Tabela CBA art. 299 do Anexo II da Resolução nº 472, de 2018." (NR)

 

Parágrafo único. Ficam incluídos os Anexos I, II, e III na Portaria nº 764/SAS, de 2019, na forma dos Anexos desta Portaria.

 

Art. 2º Ficam revogados:

 

I - o § 5º do art. 4º da Portaria nº 764/SAS, de 11 de março de 2019, publicada no Diário Oficial da União de 14 de março 2019, Seção 1, página 39; e

 

II - a Portaria nº 867/SAS, de 21 de março de 2019, publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2019, Seção1, página 27.

 

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor em 1º de outubro de 2022.

 

RAFAEL JOSÉ BOTELHO FARIA

 

ANEXO I À PORTARIA Nº 9.128/SAS, DE 12 DE SETEMBRO DE 2022.

 

ANEXO I À PORTARIA Nº 764/SAS, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

 

ESPECIFICAÇÕES DO CÓDIGO CLASSIFICADOR

Sequencial

Descrição

Instruções de preenchimento

1

Abertura

Preencher com ###.

2

Atendimento

Preencher com S, caso haja reclamação sobre o atendimento* da empresa aérea; N, caso não haja.

3

Avaliação

Na avaliação da empresa aérea, preencher com P, caso a reclamação seja procedente; I, caso seja improcedente; M, caso seja parcialmente procedente; N, caso a empresa aérea opte por não informar a sua avaliação.

4

Local 1

Designador IATA de 3 caracteres do aeroporto em que ocorreu o problema reclamado. Se o problema não ocorreu em um aeroporto, preencher W para ocorrências no website da empresa aérea; A, no aplicativo mobile; T, no atendimento telefônico; L, em loja própria fora do aeroporto; G, em agência de turismo; O, em outro local.

5

Operação 1

Preencher D, caso a operação seja doméstica; I, caso internacional; N, caso não conhecida/não aplicável.

6

Operador 1

Preencher P tratando-se de voo operado pela própria empresa aérea; tratando-se de voo operado por empresa aérea terceira, preencher o respectivo designador IATA de 2 caracteres; N, caso não conhecido/não aplicável.

7

Assuntos 1

Código(s) correspondente(s) aos assuntos relacionados ao Local 1, à Operação 1 e ao Operador 1.

8

...

Repetição do grupo sequencial Local, Operação, Operador e Assuntos, caso necessário, até o limite de cinco grupos (Local 5, Operação 5, Operador 5 e Assuntos 5).

9

Encerramento

Preencher com ###.

Separadores

;

Entre cada sequencial, exceto após a abertura e antes do encerramento, preencher com ";".

/

Entre cada código de assunto, preencher com "/".

*Isto é, em relação ao atendimento eventualmente prestado pela empresa aérea antes do registro da reclamação no Consumidor.gov.br, se houve reclamação do consumidor de que não conseguiu atendimento, de que o atendimento foi demoradodescortês, ou nele foram repassadas informações incompletas ou erradas.

 

ANEXO II À PORTARIA Nº 9.128/SAS, DE 12 DE SETEMBRO DE 2022.

 

ANEXO II À PORTARIA Nº 764/SAS, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

 

CÓDIGOS DOS ASSUNTOS

Tema

Subtema

Assunto

Código

Oferta e compra

Informações durante a compra da passagem

Apresentação do valor da passagem

0105

Regras e multas para no-show, cancelamento, remarcação e reembolso

0110

Tempo de conexão e eventual troca de aeroportos

0115

Procedimentos e horário de embarque

0120

Prazo de validade da passagem

0125

Outras informações durante a compra da passagem

0199

Informações durante a compra de bagagens

Apresentação do valor da bagagem de mão

0205

Regras e multas da bagagem de mão

0210

Apresentação do valor da bagagem despachada

0215

Regras e multas da bagagem despachada

0220

Regras de itens frágeis

0225

Apresentação do valor da bagagem especial

0230

Regras e multas da bagagem especial

0235

Itens proibidos

0240

Declaração especial de valor

0245

Outras informações durante a compra de bagagens

0299

Informações durante a compra de itens opcionais

Apresentação do valor da marcação de assentos

0305

Regras e multas da marcação de assentos

0310

Regras de alocação de criança e responsável em assentos

0315

Apresentação do valor do serviço de acompanhamento de menor

0320

Regras e multas no serviço de acompanhamento de menor

0325

Apresentação do valor de seguro viagem

0330

Regras e multas do seguro viagem

0335

Apresentação do valor de alimentação a bordo

0340

Regras e multas da alimentação a bordo

0345

Apresentação do valor da Internet/Wi-Fi a bordo

0350

Regras e multas da Internet/Wi-Fi a bordo

0355

Apresentação do valor do entretenimento a bordo

0360

Regras e multas do entretenimento a bordo

0365

Apresentação do valor do transporte de animais

0370

Regras e multas do transporte de animais

0375

Apresentação do valor do transporte de cargas

0380

Regras e multas do transporte de cargas

0385

Apresentação do valor de outros itens opcionais

0398

Regras e multas de outros itens opcionais

0399

Preços praticados

Passagem

0405

Bagagem de mão

0410

Bagagem despachada

0415

Bagagem especial

0420

Declaração especial de valor

0425

Marcação de assentos

0430

Serviço de acompanhamento de menor

0435

Seguro viagem

0440

Alimentação a bordo

0445

Internet/Wi-Fi a bordo

0450

Entretenimento a bordo

0455

Transporte de animais

0460

Transporte de cargas

0465

Outros itens opcionais

0499

Comprovante de passagem

Não recebimento do comprovante

0505

2ª via do comprovante

0510

Informações apresentadas no comprovante

0515

Outros problemas com o comprovante

0599

Cancelamento da compra da passagem pela empresa aérea

 

0600

Funcionamento dos canais de comercialização

Dificuldade em acessar o canal

0705

Dificuldade em concluir a compra

0710

Outros problemas durante a compra

Reserva não localizada

0905

Promoções

0910

Compra não reconhecida pelo consumidor

0915

Cobrança em duplicidade

0920

Divergência do valor cobrado

0925

Divergência no parcelamento

0930

Estorno

0935

Nota fiscal

0940

Outros

0999

Alteração pelo passageiro 

Desistência da compra em 24 horas (art. 11, Resolução ANAC nº 400)

 

1100

Desistência da compra em 7 dias (art. 49, Código de Defesa do Consumidor)

 

1200

Cancelamento automático do retorno (não comparecimento na ida)

 

1300

Multas contratuais

 

1400

Diferença tarifária

Diferença da tarifa aérea

1505

Diferença da tarifa aeroportuária

1510

Correção de nome na passagem

 

1600

Troca de titularidade da passagem

 

1700

Funcionamento dos canais para alterações contratuais

Dificuldade em acessar o canal

1805

Dificuldade em alterar ou corrigir dados (exceto o nome do passageiro)

1810

Dificuldade em remarcar o voo

1815

Dificuldade em solicitar o reembolso

1820

Outros problemas nos canais para alterações contratuais

1899

Alteração pela empresa aérea

Aviso de alterações ou cancelamentos programados

Não houve aviso

2105

Aviso com menos de 72 horas de antecedência da data do voo

2110

Alternativas em alterações ou cancelamentos programados (reacomodação, reembolso integral ou outra modalidade de transporte)

Não foi ofertada reacomodação

2205

Não foi ofertado reembolso integral

2210

Não foi ofertada execução por outra modalidade de transporte

2215

Não foi ofertada nenhuma das alternativas anteriores

2220

Discorda das alternativas de reacomodação

2225

Retorno ao aeroporto de origem

2230

Falha na execução por outra modalidade de transporte

2235

Assistência material (comunicação, alimentação, hospedagem e traslado)

Comunicação

2305

Alimentação

2310

Hospedagem

2315

Hospedagem PNAE

2320

Traslado

2325

Traslado PNAE

2330

Não foi ofertada nenhuma das assistências anteriores

2335

Outros problemas na alteração pela empresa aérea

Pedido de indenização por danos

2905

Outros

2999

Execução do voo

Problemas com check-in e embarque

Dificuldade em realizar o check-in

3105

Documentação não aceita para embarque

3110

Embarque negado por atraso do passageiro

3115

Embarque negado pelas condições de saúde do passageiro

3120

Lista de espera

3125

2ª via do cartão de embarque

3130

Raios-x e imigração

3135

Mudança de portão

3140

Chamada para embarque

3145

Qualidade dos avisos de som

3150

Problemas com a infraestrutura do aeroporto

3155

Outros problemas durante o check-in e embarque

3199

Comunicação no aeroporto aos passageiros sobre atrasos, cancelamentos, interrupção do serviço ou preterição

Ausência, demora ou insuficiência das informações

3205

Atualização das informações

3210

Informação por escrito

3215

Alternativas em atrasos, cancelamentos, interrupção do serviço ou preterição (reacomodação, reembolso integral ou outra modalidade de transporte)

Não foi ofertada reacomodação

3305

Não foi ofertado reembolso integral

3310

Não foi ofertada execução por outra modalidade de transporte

3315

Não foi ofertada nenhuma das alternativas anteriores

3320

Discorda das alternativas de reacomodação

3325

Retorno ao aeroporto de origem

3330

Falha na execução por outra modalidade de transporte

3335

Assistência material (comunicação, alimentação, hospedagem e traslado)

Comunicação

3405

Alimentação

3410

Hospedagem

3415

Hospedagem PNAE

3420

Traslado

3425

Traslado PNAE

3430

Não foi ofertada nenhuma das assistências anteriores

3435

Compensação negociada ou por preterição (negativa de embarque)

Discorda da preterição

3505

Discorda do valor da compensação

3510

Discorda da forma de pagamento da compensação

3515

Ausência ou demora no pagamento da compensação

3520

Outros problemas na execução do voo

Alocação de criança e responsável em assentos

3905

Decolagem

3910

Voo

3915

Pouso

3920

Estado de conservação da aeronave

3925

Demora para desembarque

3930

Tempo de conexão

3935

Transporte entre aeroportos

3940

Pedido de indenização por danos

3945

Outros

3999

Transporte de bagagem

Extravio da bagagem despachada

Dificuldade em registrar o extravio

4105

Demora na devolução da bagagem extraviada

4110

Ressarcimento de despesas ao passageiro que estiver fora do seu domicílio

4115

Indenização da bagagem não localizada

4120

Restituição do valor pago pelo transporte da bagagem não localizada

4125

Avaria da bagagem despachada

Dificuldade em registrar a avaria

4205

Reparo ou substituição da bagagem avariada

4210

Indenização da bagagem avariada

4215

Violação da bagagem despachada

Dificuldade em registrar a violação

4305

Indenização da bagagem violada

4310

Outros problemas com a bagagem despachada

Dificuldade em utilizar a franquia contratada

4405

Bagagem fora dos padrões (nº de volumes, dimensão, peso)

4410

Dificuldade ou negativa de realizar declaração especial de valor

4415

Negativa de transporte da bagagem por seu conteúdo ou características especiais

4420

Demora no despacho

4425

Demora na restituição da bagagem no desembarque

4430

Outros

4499

Problemas com a bagagem de mão

Dificuldade em utilizar a franquia contratada

4505

Bagagem fora dos padrões (nº de volumes, dimensão, peso)

4510

Necessidade de despacho da bagagem de mão durante o embarque

4515

Acomodação a bordo

4520

Outros

4599

Reembolso

Valor do reembolso

Reembolso decorrente de alteração da passagem pelo passageiro

5105

Reembolso decorrente de alteração ou cancelamento programados pela empresa aérea

5110

Reembolso decorrente de atrasos, cancelamentos, interrupção do serviço ou preterição

5115

Devolução da tarifa de embarque

 

5200

Prazo de reembolso

 

5300

Reembolso em créditos (informações, validade, utilização)

Informações sobre regras e validade dos créditos

5405

Não concorda com o reembolso em créditos

5410

Dificuldade em utilizar os créditos

5415

Assistência ao PNAE

Procedimentos prévios à viagem

Atendimento prioritário

6105

Questionamento ao PNAE sobre assistências especiais necessárias

6110

MEDIF/documento médico 

6115

FREMEC

6120

Desconto na cobrança de assento adicional necessário ao PNAE

6125

Desconto na cobrança de excesso de bagagem para ajuda técnica ou equipamento médico

6130

Outros problemas relacionados a procedimentos prévios à viagem

6199

Assistência durante a viagem

Atendimento prioritário

6205

Assistência no check-in e despacho de bagagem

6210

Assistência no deslocamento do balcão de check-in até a aeronave

6215

Assistência no embarque

6220

Assistência na acomodação no assento na aeronave

6225

Assistência na acomodação da bagagem de mão na aeronave

6230

Assistência no desembarque

6235

Assistência no deslocamento até a área de restituição de bagagem

6240

Assistência no recolhimento da bagagem despachada

6245

Assistência nos controles de fronteira e de segurança

6250

Assistência na saída da área de desembarque e acesso à área pública

6255

Assistência na transferência ou conexão entre voos

6260

Condução às instalações sanitárias

6265

Outros problemas na assistência durante a viagem

6299

Ajudas técnicas e equipamentos médicos

Transporte gratuito de ajuda técnica

6305

Extravio ou avaria de ajuda técnica ou de equipamento médico

6310

Outros problemas com ajudas técnicas e equipamentos médicos

6399

Acompanhante

 

6400

Cão-guia

 

6500

Designação de assentos e mecanismos de contenção

Disponibilidade de sistema de contenção para criança de colo

6605

Disponibilidade de assento especial na aeronave

6610

Disponibilidade de mecanismo de retenção adicional

6615

Outros problemas com designação de assentos e mecanismos de contenção

6699

Outros problemas enfrentados pelo PNAE

 

6900

Utilização de itens opcionais

Marcação de assentos

 

7100

Serviço de acompanhamento de menor

 

7200

Seguro viagem

 

7300

Alimentação a bordo

 

7400

Internet/Wi-Fi a bordo

 

7500

Entretenimento a bordo

 

7600

Transporte de animais

 

7700

Transporte de cargas

 

7800

Outros itens opcionais

 

7900

Programas de fidelidade

 

 

8000

Outros

Passageiro indisciplinado

 

9100

Declaração de embarque

 

9200

Outros

 

9900

 

ANEXO III À PORTARIA Nº 9.128/SAS, DE 12 DE SETEMBRO DE 2022.

 

ANEXO III À PORTARIA Nº 764/SAS, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

 

EXEMPLOS

Exemplo 1

Texto fictício de reclamação

Compra de promoção de 3.000 (três mil) pontos a serem cobrados em cartão de crédito em parcelas de R$ 99,00 (noventa e nove reais), sendo descontado desde dezembro de 2018. Até a presente data, nada foi creditado em minha conta. Após inúmeros telefonemas, só obtenho como resposta que o meu caso está "sendo analisado para tratativa". Na data de hoje, mais uma vez, fiz contato e a resposta é a mesma, enquanto continuam sendo cobradas as parcelas no cartão. Quero a devolução dos valores descontados em minha fatura do cartão de crédito desde janeiro de 2019.

Abertura

###

Atendimento

Sim, há reclamação sobre o atendimento - S

Avaliação

Improcedente - I

Local 1

Atendimento telefônico - T

Operação 1

Não conhecida/não aplicável - N

Operador 1

Não conhecido/não aplicável - N

Assuntos 1

Tema: Programas de fidelidade - 8000

Encerramento

###

Código classificador

###S;I;T;N;N;8000###

Exemplo 2

Texto fictício de reclamação

Bom dia! Lá em Congonhas, vocês se prontificaram a realizar o reembolso do voo que cancelaram e até hoje não é possível visualizar na fatura de meu cartão de crédito o pagamento. Aguardo o ressarcimento e gostaria de saber se foi realmente realizado.

Abertura

###

Atendimento

Não há reclamação sobre o atendimento - N

Avaliação

Parcialmente procedente - M

Local 1

Aeroporto - CGH

Operação 1

Doméstica - D

Operador 1

Própria empresa aérea - P

Assuntos 1

Tema: Reembolso

Subtema: Prazo de reembolso - 5300

Encerramento

###

Código classificador

###N;M;CGH;D;P;5300###

Exemplo 3

Texto fictício de reclamação

Meu voo de Guarulhos para Nova York atrasou por mais de cinco horas e não deram nada pra gente comer enquanto esperávamos, nem ofereceram pra voar outro dia. Não bastasse isso, quando chegamos a Nova York e fomos pegar nossas malas, elas estavam totalmente destruídas e não tinha ninguém para fazer o registro do problema. Como isso fica, vão consertar as malas?

Abertura

###

Atendimento

Sim, há reclamação sobre o atendimento - S

Avaliação

A empresa aérea optou por não informar a sua avaliação - N

Local 1

Aeroporto - GRU

Operação 1

Internacional - I

Operador 1

Própria empresa aérea - P

Assuntos 1

Tema: Execução do voo

Subtema: Assistência material (comunicação, alimentação, hospedagem e traslado)

Assunto: Alimentação - 3410

 

Tema: Execução do voo

Subtema: Alternativas em atrasos, cancelamentos, interrupção do serviço ou preterição (reacomodação, reembolso integral ou outra modalidade de transporte)

Assunto: Não foi ofertada reacomodação - 3305

Local 2

Aeroporto - JFK

Operação 2

Internacional - I

Operador 2

Empresa aérea terceira - XX

Assuntos 2

Tema: Transporte de bagagem

Subtema: Avaria da bagagem despachada

Assunto: Dificuldade em registrar a avaria - 4205

Encerramento

###

Código classificador

###S;N;GRU;I;P;3410/3305;JFK;I;XX;4205###

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Publicado no Diário Oficial da União de 20 de setembro de 2022, Seção 1, página 48.