Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Legislação > Acervo normativo > Resoluções > 2012 > Resolução nº 215 de 30/01/2012
conteúdo
publicado 09/03/2016 19h35, última modificação 25/05/2023 18h05
SEI/ANAC - 8658347 - Anexo

RESOLUÇÃO Nº 215, DE 30 DE JANEIRO DE 2012.

  Estabelece, para os anos de 2012 e 2013, a metodologia de cálculo do Fator X e o valor a ser aplicado no reajuste das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência e dos preços unificado e de permanência referente aos aeroportos enquadrados na Resolução nº 180, de 25 de janeiro de 2011.

A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício das competências que lhe conferem o art. 8º, inciso XXV, da Lei nº 11.182, de 27 de setembro de 2005, e o art. 2º, parágrafo único, alínea “a”, da Lei nº 6.009, de 26 de dezembro de 1973, bem como o art. 4º, inciso XXVI, e o art. 11, inciso III, do Anexo I do Decreto nº 5.731, de 20 de março de 2006,

 

Considerando o estabelecido no art. 17 da Resolução nº 180, de 25 de janeiro de 2011, e

 

Considerando a decisão prolatada na Reunião Deliberativa da Diretoria realizada em 30 de janeiro de 2012,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Estabelecer, nos termos definidos no Anexo desta Resolução, a metodologia de cálculo do Fator X para o reajuste das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência e dos preços unificado e de permanência, domésticos e internacionais, para os aeroportos públicos que não estejam sob condições tarifárias específicas definidas em ato de autorização ou em contrato de concessão.

 

Parágrafo único. O Anexo desta Resolução encontra-se publicado no Boletim de Pessoal e Serviço - BPS desta Agência (endereço eletrônico www.anac.gov.br/transparencia/bps.asp) e igualmente disponível em sua página “Legislação” (endereço eletrônico www.anac.gov.br/legislacao), na rede mundial de computadores.

 

Art. 2º Determinar, nos termos desta Resolução e seu Anexo, a aplicação do Fator X no valor de 1,95% ao reajuste das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência e dos preços unificado e de permanência, domésticos e internacionais, para os aeroportos públicos que não estejam sob condições tarifárias específicas definidas em ato de autorização ou em contrato de concessão.

 

Art. 3º Esta Resolução não se aplica às tarifas de armazenagem e capatazia, que são regulamentadas pela Portaria nº 219/GC-5, de 27 de março de 2001.

 

Art. 4º Este valor deve ser aplicado somente para os reajustes tarifários referentes aos anos de 2012 e 2013.

 

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

MARCELO PACHECO DOS GUARANYS

Diretor-Presidente

 

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 215, DE 30 DE JANEIRO DE 2012

 

METODOLOGIA DE CÁLCULO DO FATOR X

 

Prefácio

 

É notório que os mercados competitivos promovem o menor preço a ser pago pelos consumidores, pois o preço de equilíbrio alcançado nestes mercados é apenas o suficiente para gerar os lucros contábeis que remuneram o custo de capital (lucro econômico zero). É bem conhecido, também, o fato de que a diferença entre o lucro contábil e o custo de capital aumenta na medida em que o poder de mercado dos agentes aumenta (lucro econômico positivo).

 

O setor de aeroportos no Brasil é caracterizado pela baixa concorrência e pela baixa elasticidade preço-demanda, uma combinação que confere grande poder de mercado para os operadores. Neste contexto, cabe ao regulador promover a modicidade tarifária e produzir incentivos para aumentar a produtividade, replicando no setor as forças de mercado que atuam sobre as empresas que operam em um ambiente competitivo.

 

Partindo de uma situação de equilíbrio, o aumento de produtividade faz com que, tudo mais constante, o lucro auferido pelas empresas seja maior do que o custo de capital. Em mercados competitivos esta situação é temporária, pois a concorrência faz com que os preços sejam reduzidos na proporção dos ganhos de produtividade. O papel do Fator X é o de replicar o efeito dos ganhos de produtividade sobre os preços, exatamente como ocorreria caso o agente regulado operasse em um mercado competitivo.

 

Nesta esteira, a Resolução nº 180, de 25 de janeiro de 2011, apresenta a seguinte definição para o fator X:

“Fator X é o componente que incidirá na fórmula do reajuste anual, com objetivo de repassar aos consumidores ganhos esperados de produtividade”

 

A fim de facilitar a compreensão do tema, a metodologia de cálculo do Fator X está dividida em duas etapas. A primeira etapa, constante no Capítulo I deste Anexo, demonstra a metodologia de cálculo dos ganhos de produtividade. Já a segunda etapa, presente no Capítulo II deste Anexo, traz considerações acerca do cálculo do Fator X e determina o valor a ser aplicado nos reajustes tarifários de 2012 e 2013.

 

CAPÍTULO I

DA METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS GANHOS DE PRODUTIVIDADE

 

Para definir os ganhos de produtividade dos anos de 2008, 2009 e 2010, calcula-se a variação anual da Produtividade Total dos Fatores (PTF) para um grupo de aeroportos (cujo objetivo é representar a indústria aeroportuária submetida à Resolução nº 180) utilizando-se o índice de Tornqvist, índice comumente utilizado para medir produtividade.[1]

 

De maneira geral, este índice é calculado pela seguinte fórmula:

Ou, em termos de ln:

Onde:

Yi,t  é a quantidade de produto i no período t;

Xj,t é a quantidade de insumo j no período t;

Si,t é a participação da receita do produto i no total da receita do período t; e

Ej,t é a participação do custo do insumo j no total dos custo no período t.

 

Nos casos em que não é possível a segregação dos insumos em quantidades físicas, usa-se o custo total em substituição. Assim, a equação acima pode ser reduzida para:

Onde:

Ct é o custo total no período t.

 

O cálculo do índice necessita apenas de dados relativos ao número de movimento de passageiros, movimento de aeronaves, de receita e de custos.

 

Para representar os produtos utilizam-se os dados de movimento de passageiros domésticos e internacionais e o número total de pousos e decolagens, domésticas e internacionais, dos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010 dos aeroportos administrados pela INFRAERO. As informações de produto, receita e custo foram obtidas no site da Infraero ou enviadas pela Superintendência de Controladoria da referida empresa.

 

São consideradas apenas as receitas e os custos das atividades aeroportuárias de embarque, pouso e permanência, ou seja, desconsideram-se as receitas e os custos de armazenagem, capatazia, navegação aérea e das atividades comerciais. Ressalta-se ainda que os valores de custo de 2007, 2008 e 2009 foram levados a preços de 2010, de acordo com o IPCA médio anual.[2]

 

Como dito anteriormente, a Resolução nº 180 define o Fator X como o componente que incidirá na fórmula do reajuste anual com o objetivo de repassar aos consumidores ganhos esperados de produtividade. Esse conceito se confunde com a idéia de repassar para os consumidores os ganhos já atingidos de produtividade, tendo em vista que a previsão da trajetória futura de uma determinada variável envolve a observação do seu passado recente. Contudo, é fundamental que toda análise de séries temporais seja acompanhada de uma crítica histórica dos dados.

 

O Aeroporto Santos Dumont, localizado no município do Rio de Janeiro/RJ, passou por um processo de desregulamentação de oferta nos últimos anos com impactos significativos sobre sua produtividade, uma vez que o movimento de passageiros e de aeronaves são variáveis de entrada do cálculo da produtividade. Por sua vez, o Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado no município de Campinas/SP, também experimentou taxas de crescimento de demanda extraordinárias nos últimos anos, tendendo a se estabilizar no futuro próximo. Desta forma, não é razoável supor que esses aeroportos continuem apresentando as mesmas taxas de crescimento de demanda e, consequentemente, as mesmas taxas de produtividade encontradas no período analisado. Em face de tais eventos peculiares, os dois aeroportos foram excluídos da amostra utilizada para o cálculo dos ganhos de produtividade.

 

Foi também retirado da amostra o Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (SBJC), localizado em Belém (PA), por apresentar dados aparentemente inconsistentes.

 

CAPÍTULO II

DO CÁLCULO DO FATOR X

 

Como explicitado no Capítulo I deste Anexo, os ganhos esperados de produtividade podem ser encontrados considerando uma amostra de empresas similares ou utilizando dados somente da empresa para a qual se pretende calcular o Fator X.

 

O Fator X a ser aplicado no primeiro reajuste das tarifas do futuro Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, localizado no Rio Grande do Norte, primeiro aeroporto concedido por esta Agência, se enquadra na primeira alternativa, pois foi encontrado com base em uma amostra de aeroportos semelhantes ao Aeroporto Internacional de Augusto Severo, situado no mesmo estado. Contudo, o caso em tela se aproxima da segunda alternativa, dado que a amostra de aeroportos é composta somente por aeroportos administrados pela INFRAERO, e que todos os aeroportos operados por esta empresa sofrerão o impacto do Fator X.

 

A alternativa escolhida pode gerar problemas de incentivo caso o regulado acredite que essa abordagem será adotada novamente quando das futuras revisões tarifárias previstas na Resolução n° 180. Neste caso, a empresa que opera os aeroportos que compõem a amostra, acreditando que o aumento de sua produtividade gerará menor tarifa no futuro, poderá decidir por se esforçar menos do que estaria disposta caso o Fator X fosse determinado com base em uma amostra de aeroportos de operadores diferentes.

 

Esse problema pode ser mitigado pela introdução de um fator que busque repartir os ganhos esperados de produtividade entre o aeroporto e seus usuários. Na ausência de critérios objetivos para a determinação deste fator e de motivação para diferenciar a proporção dos ganhos a serem apropriados pelos usuários e pelo aeroporto, optou-se por um fator igual a 0,5.

 

Este não seria o procedimento adequado caso fosse possível estimar os ganhos esperados de produtividade por meio de uma amostra de empresas similares, pois, como dito anteriormente, o papel do Fator X é o de simular o efeito dos ganhos de produtividade sobre os preços, exatamente como ocorreria caso o agente regulado operasse em um mercado competitivo.

 

Espera-se que a configuração atual do setor aeroportuário no Brasil seja alterada significativamente nos próximos anos com a entrada de operadores privados. Essa alteração da estrutura atual possibilitará, entre outras coisas, a inferência do custo operacional eficiente por meio de uma análise de benchmarking e, consequentemente, permitirá que o Fator X seja calculado por uma abordagem que não apresente o problema de incentivo perverso acima mencionado. Além disso, o cálculo do Fator X a ser estabelecido na próxima revisão tarifária poderá contemplar dados oriundos de aeroportos de outros países. A conjunção dessas novas fontes de informação permitirá que os ganhos de produtividade estimados pela ANAC não dependam significativamente de uma única empresa.

 

No tocante ao caso em tela, para calcular o Fator X, primeiramente, aplicou-se a equação reduzida do índice de Tornqvist, mencionada no Capítulo I deste Anexo de Resolução, para encontrar a variação anual de produtividade dos anos de 2008, 2009 e 2010 dos aeroportos de categoria 1 a 4 (representados por uma empresa fictícia cujos produtos, receitas e custos são iguais à soma dos produtos, receitas e custos dos aeroportos incluídos na amostra). Os ganhos de produtividade de 2008, 2009 e 2010 encontrados são -1,246%, 4,858% e 8,292%, respectivamente.

 

Posteriormente, calculou-se a média geométrica das taxas de variação anual da PTF dos três anos considerados, sendo encontrado o valor 3,89%.

 

Para evitar arbitrariedades associadas à previsão dos ganhos de produtividade nos próximos dois anos, adota-se a hipótese de que os ganhos esperados de produtividade em 2011 e 2012 são iguais a 3,89%, ou seja, que a média observada nos anos de 2008, 2009 e 2010 se manterá nos dois anos seguintes.

 

O ganho de produtividade médio de 3,89% é explicado pela combinação entre altas taxas de crescimento e baixo incremento de custo. No período compreendido entre os anos de 2007 e 2010, os aeroportos que compõem a amostra não eram submetidos à regulamentação de nível de serviço. Sendo assim, é razoável supor que, tudo mais constante, o aumento de custo será maior depois que a ANAC estabelecer a metodologia de avaliação da qualidade de serviço.

 

Além disso, como dito anteriormente, com vistas a mitigar os eventuais problemas de incentivos perversos, o valor do Fator X corresponderá a 50% do valor dos ganhos de produtividades esperados, ou seja, 1,95%.

 

Desta forma, conclui-se que, para os anos de 2012 e 2013, deve ser adotado o valor de 1,95% para o Fator X a ser aplicado no reajuste das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência e dos preços unificado e de permanência referente aos aeroportos enquadrados na Resolução nº 180, de 25 de janeiro de 2011.

 

APÊNDICE 1 AO ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 215, DE 30 DE JANEIRO DE 2012

 

Tabela 1 – Movimento de passageiros e aeronaves em 2007

Aeroportos

Passageiros

Aeronaves

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Aeroporto de Aracaju

691.636

4

18.946

22

Aeroporto de Belém

2.057.958

61.594

37.112

3.012

Aeroporto de Bagé

3.134

787

1.168

145

Aeroporto da Pampulha

758.316

1.508

52.478

334

Aeroporto de Bacacheri

44.712

58

23.063

52

Aeroporto de Brasília

11.047.041

72.831

125.706

1.147

Aeroporto de Boa Vista

207.048

4.271

7.040

661

Aeroporto de Confins

4.306.972

33.157

53.125

2.366

Aeroporto de Campo Grande

743.599

11.808

21.509

1.455

Aeroporto de Carajás

24.063

16

3.327

8

Aeroporto de Forquilhinha

13.714

-

1.660

-

Aeroporto de Campos

7.075

-

3.517

-

Aeroporto de Corumbá

37.494

518

1.978

160

Aeroporto de Curitiba

3.841.486

65.789

58.861

3.702

Aeroporto de Cuiabá

1.253.860

965

39.255

188

Aeroporto de C. do Sul

82.426

186

4.246

67

Aeroporto de Manaus

1.966.837

97.035

38.090

6.213

Aeroporto de Foz de Iguaçu

717.427

3.958

9.642

768

Aeroporto de Florianópolis

1.790.209

157.801

33.968

2.483

Aeroporto de Fortaleza

3.346.558

267.881

43.859

3.367

Aeroporto do Galeão

8.174.469

2.178.147

93.600

26.292

Aeroporto de Goiânia

1.545.811

665

43.003

133

Aeroporto de Guarulhos

10.346.742

8.448.854

113.910

74.050

Aeroporto de Altamira

64.772

-

7.410

-

Aeroporto de Ilhéus

396.860

271

8.678

63

Aeroporto de Imperatriz

183.647

-

7.816

-

Aeroporto de João Pessoa

500.547

-

7.948

28

Aeroporto de Jacarepaguá

80.823

210

51.799

150

Aeroporto de J. do Norte

152.398

-

3.708

4

Aeroporto de Joinville

234.094

8

7.037

20

Aeroporto de Campina Grande

66.676

14

2.819

2

Aeroporto de Londrina

509.544

-

20.933

74

Aeroporto de Marabá

188.261

10

8.874

25

Aeroporto de Macaé

408.095

-

60.938

-

Aeroporto de Montes Claros

81.539

-

6.257

-

Aeroporto de Maceió

917.170

20.135

17.810

178

Aeroporto de Macapa

519.758

6.812

11.976

845

Aeroporto Campo de Marte

230.237

39

93.020

432

Aeroporto de Navegantes

419.067

46

8.748

58

Aeroporto de Natal

1.359.340

218.825

19.048

1.724

Aeroporto de Porto Alegre

4.077.031

367.717

58.436

10.391

Aeroporto de Parnaíba

2.642 930

3.572

1.235

18

Aeroporto de Palmas

232.830

55

10.119

73

Aeroporto de Pelotas

3.724

144

3.099

79

Aeroporto de Petrolina

171.720

71

4.752

102

Aeroporto de Ponta Porã

2.482

536

1.144

362

Aeroporto Carlos Prates

-

-

-

-

Aeroporto de Porto Velho

391.179

-

10.925

2

Aeroporto de Rio Branco

313.958

29

11.348

92

Aeroporto de Recife

4.010.932

177.149

57.243

2.538

Aeroporto de S. J. dos Campos

55.029

536

12.875

292

Aeroporto de São Luís

899.299

1.058

19.935

59

Aeroporto de Santarém

364.147

34

21.123

36

Aeroporto de Congonhas

15.265.433

-

204.943

621

Aeroporto de Salvador

5.519.541

412.920

86.317

4.672

Aeroporto de Teresina

484.492

-

11.735

6

Aeroporto de Tefé

15.390

-

3.168

16

Aeroporto de Tabatinga

33.822

19

1.769

54

Aeroporto Paulo Afonso

15.417

26

2.671

4

Aeroporto de Uruguaiana

3.700

6

1.234

20

Aeroporto de Uberlândia

493.738

182

19.331

37

Aeroporto de Uberaba

85.875

84

8.753

16

Aeroporto de Vitória

1.894.540

-

39.355

423

 

Tabela 2 – Movimento de passageiros e aeronaves em 2008

Aeroportos

Passageiros

Aeronaves

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Aeroporto de Aracaju

669.777

-

17.615

16

Aeroporto de Belém

2.096.309

57.199

37.472

2.448

Aeroporto de Bagé

1.719

401

465

85

Aeroporto da Pampulha

559.553

1.636

57.383

393

Aeroporto de Bacacheri

34.230

89

23.128

94

Aeroporto de Brasília

10.273.997

169.396

138.669

2.808

Aeroporto de Boa Vista

200.817

4.363

8.360

782

Aeroporto de Confins

5.029.468

160.060

55.990

3.554

Aeroporto de Campo Grande

823.675

11.359

23.821

1.254

Aeroporto de Carajás

32.695

86

3.742

16

Aeroporto de Forquilhinha

8.973

109

2.307

70

Aeroporto de Campos

5.908

-

4.316

-

Aeroporto de Corumbá

28.943

465

2.429

184

Aeroporto de Curitiba

4.202.078

79.276

65.694

3.382

Aeroporto de Cuiabá

1.394.848

1.316

42.649

293

Aeroporto de C. do Sul

88.412

48

4.945

18

Aeroporto de Manaus

1.896.501

125.167

38.442

6.381

Aeroporto de Foz de Iguaçu

761.392

5.052

9.952

926

Aeroporto de Florianópolis

1.922.773

157.569

36.882

2.582

Aeroporto de Fortaleza

3.222.883

242.908

44.600

3.103

Aeroporto do Galeão

8.532.489

2.222.200

105.104

25.493

Aeroporto de Goiânia

1.552.675

1.325

46.299

265

Aeroporto de Guarulhos

11.554.548

8.845.756

119.928

74.256

Aeroporto de Altamira

69.501

12

7.463

14

Aeroporto de Ilhéus

394.264

171

9.084

53

Aeroporto de Imperatriz

170.206

-

8.063

-

Aeroporto de João Pessoa

448.440

4

7.259

18

Aeroporto de Jacarepaguá

80.358

245

48.858

176

Aeroporto de J. do Norte

170.853

-

4.509

8

Aeroporto de Joinville

244.733

24

6.613

42

Aeroporto de Campina Grande

66.289

4

2.821

2

Aeroporto de Londrina

507.876

-

21.506

105

Aeroporto de Marabá

251.029

42

10.497

74

Aeroporto de Macaé

385.651

-

61.547

11

Aeroporto de Montes Claros

84.727

-

6.037

-

Aeroporto de Maceió

934.951

22.793

16.431

237

Aeroporto de Macapa

489.208

4.791

12.715

898

Aeroporto Campo de Marte

269.479

19

101.368

720

Aeroporto de Navegantes

395.674

69

11.638

67

Aeroporto de Natal

1.479.256

164.113

18.886

1.360

Aeroporto de Porto Alegre

4.533.258

398.206

61.423

11.022

Aeroporto de Parnaíba

1.668

-

1.336

4

Aeroporto de Palmas

259.223

139

11.948

156

Aeroporto de Pelotas

6.352

82

3.010

59

Aeroporto de Petrolina

157.578

69

4.378

200

Aeroporto de Ponta Porã

2.919

702

1.407

509

Aeroporto Carlos Prates

13.172

-

16.124

-

Aeroporto de Porto Velho

425.960

510

11.202

28

Aeroporto de Rio Branco

302.488

63

12.226

100

Aeroporto de Recife

4.460.031

219.426

61.217

3.408

Aeroporto de S. J. dos Campos

48.169

300

13.799

280

Aeroporto de São Luís

870.421

363

18.933

377

Aeroporto de Santarém

386.118

42

23.129

40

Aeroporto de Congonhas

13.672.301

-

185.248

1.446

Aeroporto de Salvador

5.656.705

385.602

91.255

4.549

Aeroporto de Teresina

466.034

-

11.796

24

Aeroporto de Tefé

21.159

1

5.760

8

Aeroporto de Tabatinga

33.374

-

1.884

45

Aeroporto Paulo Afonso

3.800

-

2.832

-

Aeroporto de Uruguaiana

3.003

12

1.359

50

Aeroporto de Uberlândia

500.185

467

20.561

99

Aeroporto de Uberaba

86.036

154

9.084

55

Aeroporto de Vitória

1.988.447

-

41.555

381

 

Tabela 3 – Movimento de passageiros e aeronaves em 2009

Aeroportos

Passageiros

Aeronaves

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Aeroporto de Aracaju

727.679

-

14.901

14

Aeroporto de Belém

2.167.981

35.672

38.715

1.109

Aeroporto de Bagé

1.558

279

333

59

Aeroporto da Pampulha

596.579

1.781

57.899

389

Aeroporto de Bacacheri

30.897

-

22.721

70

Aeroporto de Brasília

12.056.606

157.219

159.016

3.333

Aeroporto de Boa Vista

187.080

3.389

10.212

921

Aeroporto de Confins

5.371.633

245.538

64.962

5.160

Aeroporto de Campo Grande

1.017.371

11.272

26.913

1.239

Aeroporto de Carajás

39.609

-

3.982

6

Aeroporto de Forquilhinha

9.780

93

2.552

22

Aeroporto de Campos

7.446

-

4.456

6

Aeroporto de Corumbá

27.594

379

2.463

158

Aeroporto de Curitiba

4.764.800

88.933

76.594

3.423

Aeroporto de Cuiabá

1.670.744

960

44.805

240

Aeroporto de C. do Sul

95.942

836

5.127

59

Aeroporto de Manaus

2.149.657

150.365

39.747

6.105

Aeroporto de Foz de Iguaçu

803.140

4.400

11.056

862

Aeroporto de Florianópolis

1.995.911

112.472

37.070

2.720

Aeroporto de Fortaleza

3.987.752

223.899

49.962

1.899

Aeroporto do Galeão

9.215.475

2.613.181

93.191

26.096

Aeroporto de Goiânia

1.771.284

1.140

52.337

247

Aeroporto de Guarulhos

13.268.119

8.459.530

135.970

73.666

Aeroporto de Altamira

70.175

-

6.792

4

Aeroporto de Ilhéus

361.365

13

9.735

75

Aeroporto de Imperatriz

195.181

-

8.930

3

Aeroporto de João Pessoa

598.003

12

7.793

38

Aeroporto de Jacarepaguá

113.816

277

63.389

199

Aeroporto de J. do Norte

247.775

-

5.337

4

Aeroporto de Joinville

208.492

-

5.800

31

Aeroporto de Campina Grande

82.225

15

3.240

6

Aeroporto de Londrina

572.717

-

21.487

107

Aeroporto de Marabá

243.092

2

9.526

66

Aeroporto de Macaé

374.379

-

57.395

15

Aeroporto de Montes Claros

84.998

1

6.543

14

Aeroporto de Maceió

1.102.804

14.446

14.817

221

Aeroporto de Macapa

468.382

1.454

11.403

656

Aeroporto Campo de Marte

312.451

9

103.733

769

Aeroporto de Navegantes

593.845

55

12.068

56

Aeroporto de Natal

1.766.387

127.726

21.978

1.037

Aeroporto de Porto Alegre

5.256.133

351.570

69.322

9.782

Aeroporto de Parnaíba

2.046

-

1.374

4

Aeroporto de Palmas

298.479

5

11.459

144

Aeroporto de Pelotas

6.172

23

3.190

53

Aeroporto de Petrolina

207.200

71

5.332

112

Aeroporto de Ponta Porã

2.969

526

1.356

292

Aeroporto Carlos Prates

16.924

-

19.110

-

Aeroporto de Porto Velho

561.180

151

14.052

46

Aeroporto de Rio Branco

323.114

-

13.357

35

Aeroporto de Recife

5.042.301

208.264

62.995

3.420

Aeroporto de S. J. dos Campos

43.154

666

13.588

332

Aeroporto de São Luís

984.645

111

19.224

60

Aeroporto de Santarém

364.615

-

18.508

28

Aeroporto de Congonhas

13.699.657

-

191.922

1.386

Aeroporto de Salvador

6.738.661

314.059

98.147

4.064

Aeroporto de Teresina

557.798

-

11.279

35

Aeroporto de Tefé

20.462

-

6.187

6

Aeroporto de Tabatinga

35.798

8

1.864

19

Aeroporto Paulo Afonso

3.837

-

2.776

-

Aeroporto de Uruguaiana

2.770

16

1.276

25

Aeroporto de Uberlândia

570.645

255

23.841

57

Aeroporto de Uberaba

73.789

62

9.481

16

Aeroporto de Vitória

2.342.283

-

49.515

292

 

Tabela 4 – Movimento de passageiros e aeronaves em 2010

Aeroportos

Passageiros

Aeronaves

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Aeroporto de Aracaju

940.389

-

18.805

45

Aeroporto de Belém

2.562.783

42.684

44.089

1.213

Aeroporto de Bagé

2.034

325

431

125

Aeroporto da Pampulha

754.846

2.839

66.007

643

Aeroporto de Bacacheri

60.678

-

25.204

117

Aeroporto de Brasília

14.145.377

201.684

173.787

2.539

Aeroporto de Boa Vista

239.120

3.289

12.357

885

Aeroporto de Confins

6.959.577

301.487

79.431

5.420

Aeroporto de Campo Grande

1.193.343

15.422

30.038

1.344

Aeroporto de Carajás

68.618

-

5.302

18

Aeroporto de Forquilhinha

23.203

10

3.645

4

Aeroporto de Campos

9.997

7

5.135

28

Aeroporto de Corumbá

27.715

355

2.028

104

Aeroporto de Curitiba

5.671.273

103.342

84.947

3.270

Aeroporto de Cuiabá

2.132.983

1.284

53.484

321

Aeroporto de C. do Sul

124.822

151

6.599

42

Aeroporto de Manaus

2.528.999

159.624

45.577

6.928

Aeroporto de Foz de Iguaçu

1.138.572

17.043

14.609

1.277

Aeroporto de Florianópolis

2.478.905

193.345

39.796

3.603

Aeroporto de Fortaleza

4.843.258

229.463

60.695

1.875

Aeroporto do Galeão

9.210.885

3.127.059

94.197

28.748

Aeroporto de Goiânia

2.346.564

2.084

64.287

391

Aeroporto de Guarulhos

16.468.645

10.380.540

171.558

78.935

Aeroporto de Altamira

81.565

-

6.894

14

Aeroporto de Ilhéus

412.554

18

9.648

60

Aeroporto de Imperatriz

234.295

-

9.037

16

Aeroporto de João Pessoa

926.015

28

10.717

26

Aeroporto de Jacarepaguá

135.233

44

70.983

-

Aeroporto de J. do Norte

244.776

4

5.818

29

Aeroporto de Joinville

289.129

32

8.285

30

Aeroporto de Campina Grande

114.246

12

3.889

2

Aeroporto de Londrina

732.433

-

25.618

346

Aeroporto de Marabá

242.411

4

11.605

103

Aeroporto de Macaé

410.145

-

65.135

14

Aeroporto de Montes Claros

121.135

5

8.161

82

Aeroporto de Maceió

1.411.561

20.220

22.360

234

Aeroporto de Macapa

541.461

592

12.948

705

Aeroporto Campo de Marte

361.971

13

122.304

705

Aeroporto de Navegantes

852.311

176

15.952

142

Aeroporto de Natal

2.297.778

118.055

27.755

868

Aeroporto de Porto Alegre

6.227.568

448.648

80.663

9.962

Aeroporto de Parnaíba

2.617

2

1.549

15

Aeroporto de Palmas

389.130

87

16.932

229

Aeroporto de Pelotas

8.008

155

3.269

86

Aeroporto de Petrolina

254.065

96

6.490

144

Aeroporto de Ponta Porã

3.769

710

1.826

472

Aeroporto Carlos Prates

22.431

-

25.653

-

Aeroporto de Porto Velho

716.783

122

17.767

42

Aeroporto de Rio Branco

355.377

539

15.940

79

Aeroporto de Recife

5.750.799

208.183

73.923

3.399

Aeroporto de S. J. dos Campos

83.048

1.128

14.858

438

Aeroporto de São Luís

1.378.061

1.085

23.555

88

Aeroporto de Santarém

405.114

8

16.473

49

Aeroporto de Congonhas

15.499.462

-

203.001

1.942

Aeroporto de Salvador

7.350.486

345.821

110.673

4.273

Aeroporto de Teresina

797.979

-

14.296

45

Aeroporto de Tefé

32.209

-

7.717

-

Aeroporto de Tabatinga

43.786

98

2.434

45

Aeroporto Paulo Afonso

3.718

-

3.306

4

Aeroporto de Uruguaiana

3.121

23

1.262

30

Aeroporto de Uberlândia

765.179

216

26.849

60

Aeroporto de Uberaba

75.259

130

8.537

73

Aeroporto de Vitória

2.644.729

-

52.951

409

 

Tabela 5 – Receitas de Embarque, Pouso e Permanência de 2007

Aeroporto

Embarque

Pouso e Permanência

Custos

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Preços Correntes

Preços de 2010

Aeroporto de Aracaju

3.047.027

118

461.026

8.197

9.285.634

10.811.202

Aeroporto de Belém

11.107.224

633.182

1.544.458

862.609

44.641.197

51.975.450

Aeroporto de Bagé

5.247

-

10.248

8.143

3.289.413

3.829.842

Aeroporto da Pampulha

2.784.349

-

694.159

43.870

17.237.435

20.069.431

Aeroporto de Bacacheri

-

-

67.939

1.919

2.376.241

2.766.641

Aeroporto de Brasília

34.707.712

805.592

6.052.398

898.499

81.433.757

94.812.783

Aeroporto de Boa Vista

975.148

33.455

146.461

49.014

9.289.877

10.816.142

Aeroporto de Confins

22.699.071

401.424

2.275.864

913.370

52.013.164

60.558.582

Aeroporto de Campo Grande

3.172.426

101.991

580.196

399.705

10.677.822

12.432.118

Aeroporto de Carajás

81.146

-

35.249

8.921

1.526.235

1.776.986

Aeroporto de Forquilhinha

13.688

-

12.564

81

788.034

917.503

Aeroporto de Campos

13.527

-

20.691

181

3.095.577

3.604.160

Aeroporto de Corumbá

155.855

-

31.498

11.238

7.202.985

8.386.388

Aeroporto de Curitiba

19.440.128

748.979

2.521.851

1.866.003

32.078.004

37.348.208

Aeroporto de Cuiabá

4.960.971

2.776

822.100

24.398

15.358.408

17.881.693

Aeroporto de C. do Sul

253.413

-

44.841

2.491

11.461.020

13.343.989

Aeroporto de Manaus

9.788.447

1.040.764

1.830.149

4.447.487

41.065.031

47.811.743

Aeroporto de Foz de Iguaçu

3.307.442

18.734

332.873

93.898

13.034.941

15.176.495

Aeroporto de Florianópolis

10.048.180

1.858.838

1.444.682

769.725

18.175.573

21.161.699

Aeroporto de Fortaleza

17.228.748

3.045.066

2.016.181

2.081.101

38.089.293

44.347.112

Aeroporto do Galeão

43.706.988

28.404.585

4.237.737

21.178.202

269.350.005

313.602.424

Aeroporto de Goiânia

6.499.979

-

1.041.227

12.805

12.156.374

14.153.585

Aeroporto de Guarulhos

50.090.431

77.920.583

6.498.417

63.493.027

244.655.912

284.851.256

Aeroporto de Altamira

199.992

-

44.517

-

2.846.577

3.314.250

Aeroporto de Ilhéus

1.797.398

-

286.057

34.603

5.740.734

6.683.898

Aeroporto de Imperatriz

812.595

-

152.808

924

2.929.792

3.411.137

Aeroporto de João Pessoa

2.366.705

-

289.400

3.630

7.291.589

8.489.549

Aeroporto de Jacarepaguá

-

-

215.143

14.601

6.116.152

7.120.995

Aeroporto de J. do Norte

591.673

-

69.174

385

1.613.309

1.878.365

Aeroporto de Joinville

1.078.607

-

157.283

4.010

4.518.281

5.260.605

Aeroporto de Campina Grande

303.352

-

48.460

248

2.952.083

3.437.090

Aeroporto de Londrina

2.215.496

-

384.138

8.069

9.531.205

11.097.119

Aeroporto de Marabá

836.755

-

143.864

1.549

4.498.501

5.237.575

Aeroporto de Macaé

116.665

-

726.981

1.197

4.603.844

5.360.225

Aeroporto de Montes Claros

361.737

-

75.504

351

3.660.477

4.261.869

Aeroporto de Maceió

5.302.757

230.853

613.462

162.913

20.457.908

23.819.006

Aeroporto de Macapa

2.345.185

53.738

245.120

168.930

9.355.574

10.892.633

Aeroporto Campo de Marte

210

-

248.092

20.260

8.697.937

10.126.951

Aeroporto de Navegantes

1.889.140

-

226.757

27.234

5.791.601

6.743.123

Aeroporto de Natal

7.975.079

2.524.525

776.216

1.368.786

24.784.412

28.856.326

Aeroporto de Porto Alegre

23.298.819

3.609.156

2.306.363

3.346.924

48.918.594

56.955.594

Aeroporto de Parnaíba

(974)

8.478

7.530

8.862

970.399

1.129.829

Aeroporto de Palmas

1.030.007

-

202.133

4.201

4.322.520

5.032.681

Aeroporto de Pelotas

8.035

54

12.483

7.842

3.980.443

4.634.403

Aeroporto de Petrolina

782.083

-

127.138

171.798

10.385.193

12.091.411

Aeroporto de Ponta Porã

-

-

4.748

8.659

3.468.275

4.038.090

Aeroporto Carlos Prates

-

-

19.111

472

4.865.768

5.665.182

Aeroporto de Porto Velho

1.796.241

-

339.769

1.606

24.214.289

28.192.536

Aeroporto de Rio Branco

1.349.096

-

263.985

7.132

5.676.439

6.609.040

Aeroporto de Recife

18.631.773

1.996.068

2.478.035

2.062.965

82.262.989

95.778.253

Aeroporto de S. J. dos Campos

93.394

-

460.153

81.457

3.902.858

4.544.071

Aeroporto de São Luís

5.018.749

12.102

736.132

33.535

13.762.387

16.023.456

Aeroporto de Santarém

1.601.544

-

382.248

13.176

6.629.260

7.718.404

Aeroporto de Congonhas

71.889.826

21

8.753.865

403.796

111.415.199

129.719.977

Aeroporto de Salvador

26.087.527

4.484.944

3.275.554

3.294.588

68.669.512

79.951.457

Aeroporto de Teresina

2.177.819

-

355.614

484

8.540.798

9.943.995

Aeroporto de Tefé

43.719

-

19.763

459

2.605.275

3.033.304

Aeroporto de Tabatinga

107.041

-

23.435

3.923

5.722.290

6.662.424

Aeroporto Paulo Afonso

43.530

-

27.988

689

2.593.740

3.019.874

Aeroporto de Uruguaiana

10.732

-

6.314

674

2.926.732

3.407.575

Aeroporto de Uberlândia

2.056.777

-

358.154

3.872

10.954.663

12.754.442

Aeroporto de Uberaba

252.458

-

119.746

1.115

3.892.997

4.532.590

Aeroporto de Vitória

8.360.911

59

1.090.404

249.745

14.717.719

17.135.742

 

Tabela 6 – Receitas de Embarque, Pouso e Permanência de 2008

Aeroporto

Embarque

Pouso e Permanência

Custos

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Preços Correntes

Preços de 2010

Aeroporto de Aracaju

2.954.137

-

468.347

7.425

9.212.167

10.149.326

Aeroporto de Belém

10.968.928

441.707

1.641.007

574.427

41.745.089

45.991.840

Aeroporto de Bagé

588

-

7.880

10.229

3.575.796

3.939.564

Aeroporto da Pampulha

1.881.977

-

788.141

58.359

17.490.049

19.269.321

Aeroporto de Bacacheri

-

-

111.964

3.445

2.836.571

3.125.137

Aeroporto de Brasília

38.512.285

1.688.717

6.459.169

1.624.762

89.282.890

98.365.689

Aeroporto de Boa Vista

928.927

29.381

163.266

75.529

11.809.895

13.011.322

Aeroporto de Confins

25.603.413

1.316.383

2.802.665

1.749.978

57.954.471

63.850.213

Aeroporto de Campo Grande

3.598.079

92.286

704.445

332.365

12.687.098

13.977.763

Aeroporto de Carajás

97.875

-

63.691

7.619

1.774.092

1.954.571

Aeroporto de Forquilhinha

16.175

-

17.315

8.135

1.002.325

1.104.292

Aeroporto de Campos

4.596

-

28.726

1.930

3.408.856

3.755.640

Aeroporto de Corumbá

115.585

-

30.460

15.153

8.048.549

8.867.332

Aeroporto de Curitiba

21.397.039

789.908

2.878.752

1.767.532

34.627.746

38.150.446

Aeroporto de Cuiabá

5.445.122

1.542

983.348

40.742

15.732.503

17.332.980

Aeroporto de C. do Sul

271.886

-

52.665

472

12.576.241

13.855.629

Aeroporto de Manaus

10.540.740

1.050.141

2.157.162

3.648.769

43.813.508

48.270.681

Aeroporto de Foz de Iguaçu

3.535.273

26.744

367.200

116.723

12.149.042

13.384.971

Aeroporto de Florianópolis

10.900.350

1.538.608

1.585.865

759.792

19.646.253

21.644.877

Aeroporto de Fortaleza

16.956.757

2.420.262

2.146.472

1.843.775

42.351.766

46.660.236

Aeroporto do Galeão

46.199.448

25.788.274

5.368.230

20.028.141

263.721.044

290.549.535

Aeroporto de Goiânia

6.447.498

-

1.202.371

27.622

14.826.914

16.335.264

Aeroporto de Guarulhos

57.400.609

73.389.462

7.051.691

64.425.253

296.846.692

327.045.074

Aeroporto de Altamira

203.197

-

47.100

1.818

3.979.850

4.384.723

Aeroporto de Ilhéus

1.828.748

-

254.739

33.227

6.522.078

7.185.573

Aeroporto de Imperatriz

715.271

-

172.943

4.510

3.715.280

4.093.238

Aeroporto de João Pessoa

2.100.395

-

239.835

2.068

10.299.312

11.347.067

Aeroporto de Jacarepaguá

-

-

215.052

10.557

7.363.715

8.112.829

Aeroporto de J. do Norte

762.484

-

103.231

412

1.903.119

2.096.725

Aeroporto de Joinville

1.122.999

-

166.853

7.487

5.528.019

6.090.388

Aeroporto de Campina Grande

302.232

-

45.865

204

3.373.434

3.716.615

Aeroporto de Londrina

2.157.148

-

340.563

8.002

11.710.874

12.902.228

Aeroporto de Marabá

1.134.691

-

183.000

4.322

5.196.462

5.725.101

Aeroporto de Macaé

93.466

-

857.940

2.814

5.062.912

5.577.965

Aeroporto de Montes Claros

370.309

-

81.655

4.709

3.784.660

4.169.675

Aeroporto de Maceió

5.449.623

229.449

645.895

148.364

22.154.941

24.408.776

Aeroporto de Macapa

2.205.244

29.538

238.286

131.323

10.368.877

11.423.709

Aeroporto Campo de Marte

553

-

333.898

38.254

10.468.853

11.533.855

Aeroporto de Navegantes

1.733.500

-

239.000

8.898

6.057.693

6.673.946

Aeroporto de Natal

8.613.187

1.606.274

799.167

1.220.754

29.009.947

31.961.145

Aeroporto de Porto Alegre

25.900.757

3.332.244

2.539.178

3.410.362

51.709.431

56.969.861

Aeroporto de Parnaíba

1.090

-

7.353

1.233

1.305.879

1.438.727

Aeroporto de Palmas

1.127.999

-

256.460

13.390

5.948.305

6.553.429

Aeroporto de Pelotas

15.972

-

12.697

8.634

3.934.629

4.334.901

Aeroporto de Petrolina

738.109

-

148.754

310.805

11.064.424

12.190.014

Aeroporto de Ponta Porã

-

-

7.676

14.074

3.857.493

4.249.917

Aeroporto Carlos Prates

-

-

26.152

1.340

4.691.752

5.169.046

Aeroporto de Porto Velho

1.991.977

-

342.014

1.922

26.863.813

29.596.683

Aeroporto de Rio Branco

1.307.669

-

279.585

9.749

6.742.982

7.428.950

Aeroporto de Recife

20.490.278

1.918.764

2.682.919

2.401.848

91.920.605

101.271.740

Aeroporto de S. J. dos Campos

118.122

-

460.155

222.249

5.239.427

5.772.436

Aeroporto de São Luís

4.933.062

39

704.095

79.195

14.946.687

16.467.222

Aeroporto de Santarém

1.626.300

-

432.016

8.849

8.073.889

8.895.251

Aeroporto de Congonhas

70.719.248

20

43.104.608

591.164

126.846.894

139.751.100

Aeroporto de Salvador

26.494.903

3.557.726

3.804.174

3.003.513

74.514.393

82.094.784

Aeroporto de Teresina

2.071.124

-

382.146

2.317

9.521.388

10.490.004

Aeroporto de Tefé

55.381

-

47.385

158

5.697.534

6.277.148

Aeroporto de Tabatinga

100.718

-

24.933

5.991

6.461.867

7.119.236

Aeroporto Paulo Afonso

33

-

23.342

78

2.886.899

3.180.584

Aeroporto de Uruguaiana

9.296

-

6.960

1.375

3.119.777

3.437.153

Aeroporto de Uberlândia

2.184.881

-

394.151

12.811

11.699.334

12.889.514

Aeroporto de Uberaba

236.508

-

114.417

2.554

4.533.739

4.994.959

Aeroporto de Vitória

8.784.624

-

1.319.509

239.065

15.631.295

17.221.475

 

Tabela 7 – Receitas de Embarque, Pouso e Permanência de 2009

Aeroporto

Embarque

Pouso e Permanência

Custos

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Preços Correntes

Preços de 2010

Aeroporto de Aracaju

3.276.052

-

435.730

4.842

10.571.309

11.103.969

Aeroporto de Belém

11.452.457

389.893

1.589.986

352.193

44.273.778

46.504.612

Aeroporto de Bagé

-

-

8.360

6.899

3.637.996

3.821.304

Aeroporto da Pampulha

1.884.588

-

981.956

83.824

19.943.711

20.948.620

Aeroporto de Bacacheri

-

-

143.582

4.395

3.578.401

3.758.707

Aeroporto de Brasília

41.933.332

1.863.098

7.528.158

1.771.263

94.893.175

99.674.583

Aeroporto de Boa Vista

807.372

20.340

149.583

168.036

13.555.412

14.238.432

Aeroporto de Confins

27.998.904

2.394.968

3.326.762

2.687.479

69.270.788

72.761.154

Aeroporto de Campo Grande

4.519.096

102.772

877.671

390.872

13.557.789

14.240.929

Aeroporto de Carajás

90.096

-

83.998

3.603

2.184.222

2.294.279

Aeroporto de Forquilhinha

10.396

-

32.351

3.470

1.481.008

1.555.632

Aeroporto de Campos

11.391

-

29.572

506

5.005.256

5.257.457

Aeroporto de Corumbá

116.658

-

36.238

12.243

7.290.944

7.658.315

Aeroporto de Curitiba

24.473.212

1.041.973

3.437.596

1.829.860

38.635.000

40.581.712

Aeroporto de Cuiabá

6.381.194

-

1.207.015

32.507

20.764.257

21.810.512

Aeroporto de C. do Sul

280.937

5.193

46.518

6.056

14.378.298

15.102.781

Aeroporto de Manaus

11.420.524

1.742.260

2.454.865

3.934.028

44.252.680

46.482.451

Aeroporto de Foz de Iguaçu

3.717.340

28.320

432.791

119.091

15.707.919

16.499.399

Aeroporto de Florianópolis

11.023.318

1.274.253

1.644.646

958.914

25.079.459

26.343.145

Aeroporto de Fortaleza

20.546.489

2.551.220

2.465.985

1.681.842

41.094.014

43.164.629

Aeroporto do Galeão

45.290.586

30.524.612

5.205.233

22.645.609

290.385.165

305.016.880

Aeroporto de Goiânia

7.255.831

-

1.357.015

43.028

18.618.646

19.556.788

Aeroporto de Guarulhos

64.404.556

82.452.525

7.964.361

75.706.791

288.370.551

302.900.756

Aeroporto de Altamira

218.710

-

53.970

111

4.622.544

4.855.461

Aeroporto de Ilhéus

1.635.471

-

241.765

32.777

6.887.266

7.234.296

Aeroporto de Imperatriz

839.955

-

247.231

3.020

4.432.187

4.655.512

Aeroporto de João Pessoa

2.754.356

-

267.693

5.058

12.449.447

13.076.741

Aeroporto de Jacarepaguá

-

-

343.783

19.520

10.716.383

11.256.353

Aeroporto de J. do Norte

1.102.463

-

126.319

196

2.689.149

2.824.648

Aeroporto de Joinville

953.507

-

163.876

8.729

6.600.585

6.933.170

Aeroporto de Campina Grande

372.062

-

68.128

229

3.777.303

3.967.631

Aeroporto de Londrina

2.436.583

-

453.658

9.366

14.695.789

15.436.269

Aeroporto de Marabá

1.066.793

-

190.005

3.896

5.813.307

6.106.224

Aeroporto de Macaé

35.537

-

968.588

4.559

6.371.096

6.692.118

Aeroporto de Montes Claros

368.034

-

84.826

1.207

4.087.280

4.293.227

Aeroporto de Maceió

6.382.713

158.559

614.448

169.230

23.836.245

25.037.288

Aeroporto de Macapa

2.141.523

7.571

274.755

99.378

12.021.521

12.627.253

Aeroporto Campo de Marte

-

-

339.479

57.878

12.720.513

13.361.465

Aeroporto de Navegantes

2.697.939

-

363.583

15.513

8.435.309

8.860.341

Aeroporto de Natal

10.223.027

1.443.684

987.505

953.941

33.734.876

35.434.684

Aeroporto de Porto Alegre

30.246.821

3.567.600

2.983.593

3.667.607

57.691.499

60.598.416

Aeroporto de Parnaíba

-

-

9.197

151

1.993.867

2.094.332

Aeroporto de Palmas

1.306.988

-

302.721

15.555

8.969.951

9.421.922

Aeroporto de Pelotas

16.218

-

12.480

10.185

4.241.773

4.455.504

Aeroporto de Petrolina

944.869

-

173.771

189.870

11.962.810

12.565.584

Aeroporto de Ponta Porã

-

-

8.693

14.466

3.409.908

3.581.724

Aeroporto Carlos Prates

-

-

36.446

427

4.749.441

4.988.752

Aeroporto de Porto Velho

2.550.816

-

467.795

9.508

28.619.075

30.061.112

Aeroporto de Rio Branco

1.469.832

-

295.093

3.541

7.857.670

8.253.597

Aeroporto de Recife

24.076.198

2.468.110

2.874.316

2.562.978

81.752.957

85.872.265

Aeroporto de S. J. dos Campos

80.194

-

546.177

55.512

6.006.762

6.309.427

Aeroporto de São Luís

5.466.885

-

790.084

30.475

16.647.837

17.486.676

Aeroporto de Santarém

1.535.957

-

390.783

6.518

9.292.555

9.760.781

Aeroporto de Congonhas

63.521.343

-

37.063.674

831.282

129.605.534

136.136.003

Aeroporto de Salvador

29.191.556

3.611.286

4.435.848

3.033.160

78.180.377

82.119.672

Aeroporto de Teresina

2.455.276

-

401.073

38.842

8.279.337

8.696.510

Aeroporto de Tefé

47.930

-

57.140

938

6.598.663

6.931.152

Aeroporto de Tabatinga

111.593

-

23.557

4.979

6.783.724

7.125.537

Aeroporto Paulo Afonso

161

-

40.052

-

2.809.218

2.950.767

Aeroporto de Uruguaiana

8.316

-

10.345

1.998

3.515.576

3.692.716

Aeroporto de Uberlândia

2.464.091

-

477.952

7.796

14.285.678

15.005.495

Aeroporto de Uberaba

167.730

-

120.292

1.291

5.470.423

5.746.062

Aeroporto de Vitória

10.351.187

-

1.591.135

222.100

17.889.270

18.790.661

 

Tabela 8 – Receitas de Embarque, Pouso e Permanência de 2010

Aeroporto

Embarque

Pouso e Permanência

Custos

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Preços de 2010

Aeroporto de Aracaju

4.157.956

-

508.992

13.119

13.580.469

Aeroporto de Belém

13.251.748

413.020

1.945.448

303.669

49.150.984

Aeroporto de Bagé

-

-

9.061

11.914

4.330.736

Aeroporto da Pampulha

2.093.036

-

1.192.323

117.729

19.697.691

Aeroporto de Bacacheri

-

-

151.727

9.718

3.589.438

Aeroporto de Brasília

47.506.511

2.311.513

8.317.501

2.172.805

103.594.498

Aeroporto de Boa Vista

1.028.841

18.291

207.195

94.460

15.891.339

Aeroporto de Confins

36.100.764

3.543.661

3.919.938

2.681.044

84.629.671

Aeroporto de Campo Grande

5.705.416

140.870

1.035.361

359.050

17.052.406

Aeroporto de Carajás

245.396

-

94.323

13.401

2.580.780

Aeroporto de Forquilhinha

53.793

-

41.746

746

1.496.864

Aeroporto de Campos

10.739

-

38.311

2.872

4.482.595

Aeroporto de Corumbá

122.945

-

27.717

14.466

7.858.499

Aeroporto de Curitiba

28.511.135

970.773

3.964.935

1.674.982

45.283.740

Aeroporto de Cuiabá

8.002.914

-

1.447.386

38.124

22.154.454

Aeroporto de C. do Sul

395.113

3.145

73.699

3.349

16.319.399

Aeroporto de Manaus

13.468.792

1.675.505

2.226.383

4.768.633

51.555.709

Aeroporto de Foz de Iguaçu

5.126.593

123.342

561.527

226.011

16.850.095

Aeroporto de Florianópolis

13.890.593

1.917.911

1.748.166

1.180.180

28.980.514

Aeroporto de Fortaleza

24.409.737

2.242.705

3.004.681

1.642.169

45.276.553

Aeroporto do Galeão

43.495.397

30.244.990

5.396.138

23.738.319

377.513.355

Aeroporto de Goiânia

9.771.834

-

1.636.812

53.345

18.892.146

Aeroporto de Guarulhos

82.063.771

87.824.216

9.140.283

74.383.334

313.271.344

Aeroporto de Altamira

309.168

-

68.282

4.462

6.113.099

Aeroporto de Ilhéus

1.872.602

-

272.942

36.624

6.615.876

Aeroporto de Imperatriz

1.065.323

-

280.029

5.468

5.840.835

Aeroporto de João Pessoa

4.261.163

-

400.801

5.654

12.661.678

Aeroporto de Jacarepaguá

-

-

381.790

17.160

12.754.775

Aeroporto de J. do Norte

1.093.527

-

137.524

4.570

3.623.434

Aeroporto de Joinville

1.308.061

-

212.846

19.398

8.598.882

Aeroporto de Campina Grande

514.029

-

87.994

246

4.836.924

Aeroporto de Londrina

3.211.847

-

580.005

36.999

15.914.679

Aeroporto de Marabá

1.202.729

-

230.380

6.006

6.767.000

Aeroporto de Macaé

16.546

-

1.439.467

11.569

8.281.163

Aeroporto de Montes Claros

537.732

-

105.780

8.987

4.394.892

Aeroporto de Maceió

8.265.104

198.646

832.114

162.603

25.060.965

Aeroporto de Macapa

2.450.920

193

337.654

67.897

15.869.238

Aeroporto Campo de Marte

-

-

413.801

48.395

13.245.740

Aeroporto de Navegantes

3.836.908

-

495.283

41.295

12.374.798

Aeroporto de Natal

13.212.890

1.147.395

1.276.792

784.025

37.525.905

Aeroporto de Porto Alegre

35.705.286

4.105.002

3.528.162

3.246.772

60.364.925

Aeroporto de Parnaíba

1.212

-

11.430

1.865

3.941.689

Aeroporto de Palmas

1.610.695

-

395.343

21.039

10.364.906

Aeroporto de Pelotas

17.899

-

18.010

10.041

4.390.304

Aeroporto de Petrolina

1.158.437

-

211.287

198.078

14.110.112

Aeroporto de Ponta Porã

-

-

12.872

16.769

2.662.895

Aeroporto Carlos Prates

-

-

42.996

3.644

4.662.715

Aeroporto de Porto Velho

3.369.427

1.196

533.280

11.435

32.136.827

Aeroporto de Rio Branco

1.548.121

14.847

334.642

15.345

10.560.298

Aeroporto de Recife

28.368.164

2.155.014

3.332.230

2.266.330

74.397.693

Aeroporto de S. J. dos Campos

214.193

-

364.515

189.500

6.929.523

Aeroporto de São Luís

7.375.481

7.420

989.385

34.720

21.393.647

Aeroporto de Santarém

1.803.536

-

394.799

13.435

9.188.527

Aeroporto de Congonhas

71.600.725

-

37.874.528

981.411

140.572.965

Aeroporto de Salvador

35.032.631

3.373.632

5.063.563

2.675.072

84.882.801

Aeroporto de Teresina

3.409.482

-

509.183

4.258

8.502.820

Aeroporto de Tefé

73.611

-

76.458

86

7.697.918

Aeroporto de Tabatinga

130.678

-

41.375

5.813

7.867.451

Aeroporto Paulo Afonso

897

-

44.738

120

2.941.581

Aeroporto de Uruguaiana

9.184

-

7.158

1.731

3.993.213

Aeroporto de Uberlândia

3.279.933

-

566.370

5.547

15.923.329

Aeroporto de Uberaba

181.200

-

137.119

11.811

5.699.522

Aeroporto de Vitória

11.582.030

-

1.777.024

184.339

17.969.759

 

APÊNDICE 2 AO ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 215, DE 30 DE JANEIRO DE 2012

 

Tabela 1 – Empresa fictícia cujos produtos, receitas e custos são iguais à soma dos produtos, receitas e custos dos aeroportos de categoria 1 a 4 incluídos na amostra

Ano

Custo total

(R$ de 2010)

Produto

Receita

Passageiros

Aeronaves

Passageiros

Aeronaves

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

2007

1.757.000.479

93.655.694

12.618.341

1.765.392

150.141

436.919.601

127.936.083

58.796.447

108.700.550

2008

1.829.789.397

95.235.559

13.284.205

1.856.953

155.028

461.478.390

119.247.468

99.166.533

109.098.579

2009

1.866.574.393

106.515.356

13.131.135

1.974.105

151.312

496.136.963

135.648.239

100.341.805

124.541.137

2010

2.015.668.583

126.154.303

15.928.291

2.269.041

163.135

589.044.393

142.433.285

110.509.606

124.663.957

 

Tabela 2 – Cálculo da Variação da Produtividade entre 2007 e 2008

Cálculo

Custo

Passageiros

Aeronaves

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Razões dos produtos 2008/2007

1,0414

1,0169

1,0528

1,0519

1,0325

Logaritmo natural das razões

0,0406

0,0167

0,0514

0,0506

0,0320

Ponderador

1

0,5907

0,1629

0,1030

0,1433

Variação da produtividade

-1,246%

 

Tabela 3 – Cálculo da Variação da Produtividade entre 2008 e 2009

Cálculo

Custo

Passageiros

Aeronaves

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Razões dos produtos 2009/2008

1,0201

1,1184

0,9885

1,0631

0,9760

Logaritmo natural das razões

0,0199

0,1119

-0,0116

0,0612

-0,0243

Ponderador

1

0,5820

0,1547

0,1214

0,1418

Variação da produtividade

4,858%

 

Tabela 4 – Cálculo da Variação da Produtividade entre 2009 e 2010

Cálculo

Custo

Passageiros

Aeronaves

Doméstico

Internacional

Doméstico

Internacional

Razões dos produtos 2010/2009

1,0799

1,1844

1,2130

1,1494

1,0781

Logaritmo natural das razões

0,0768

0,1692

0,1931

0,1392

0,0752

Ponderador

1

0,5943

0,1528

0,1157

0,1372

Variação da produtividade

8,292%

 

[1]Tornqvist. L.. “The bank of Finland`s consumption price index” Bank of Finland. Monthly Bulletin, 10, 1936.

[2] Os valores de receitas não precisam ser levados a preços de 2010, pois são utilizados apenas para o cálculo da participação da receita de cada produto no total da receita.

_______________________________________________________________________________

Publicada no Diário Oficial da União de 31 de janeiro de 2012, Seção 1, página 17 e

no Boletim de Pessoal e Serviço - BPS v.7, nº 4 S2 (Edição Suplementar), de 31 de janeiro de 2012