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Metadados do conjunto de dados: Slots Alocados

publicado 04/02/2021 15h06, última modificação 18/06/2020 22h04

Caracterização do conjunto de dados

Área temática:
Voos e operações aéreas
Conjunto de dados:
Slots Alocados
Nome da área de contato:
Gerência de Operações de Serviços Aéreos - Coord
E-mail de contato da área:
coord@anac.gov.br​
Periodicidade de atualização:
Diária
Descrição:

Base de dados dos Slots alocados às empresas aéreas em um determinado aeroporto para uma dada temporada.​

Visão geral:

O processo de coordenação e alocação de slots está disciplinado pela Resolução ANAC no 338, de 22 de julho de 2014. Por essa Resolução a ANAC é responsável por realizar a alocação da infraestrutura aeroportuária (slots) às empresas aéreas nos aeroportos declarados como coordenados. Os parâmetros de capacidade são configurados no sistema de forma que toda a alocação de slots seja realizada em conformidade com a capacidade aeroportuária disponível, sendo avaliados os componentes pista, pátio e terminal.

A base de dados de slots possui atualização diária no site da ANAC, e representa os horários de chegada ou partida para o movimento de uma aeronave numa data específica em um aeroporto coordenado, sendo que, para efeitos de planejamento, considera-se o horário em que a aeronave chega ou sai do terminal, caracterizado pelo calço e descalço, respectivamente.

O slot possui informações do número de voo, horário de chegada ou partida, aeroporto de origem ou destino, período de início e fim, frequência, equipamento, assento e tipo de serviço associado.​


Metadados

Campo Descrição
Aeroporto Aeroporto em que está alocado o slot (Código IATA).
Temporada Períodos de coordenação, alocação e operação dos slots, definidas em duas temporadas por ano, verão e inverno (referente às estações no hemisfério norte).
Voo de Chegada Empresa aérea (código IATA) + Número do Voo (quatro dígitos)
Voo de Partida Empresa aérea (código IATA) + Número do Voo (quatro dígitos)
Data de Início da Operação Dia (dois dígitos) + Mês (três letras - inglês)
Data de Fim da Operação Dia (dois dígitos) + Mês (três letras - inglês)
Frequência

Dias da semana:

1 – segunda-feira;

2 – terça-feira;

3 – quarta-feira;

4 – quinta-feira;

5 – sexta-feira;

6 – sábado;

7 – domingo.

Equipamento Aeronave utilizada (código IATA)
Assento Capacidade de passageiros da aeronave
Aeroporto de Origem do Voo Aeroporto anterior do Voo de chegada (código IATA)
Horário de Chegada (LT) Horário de chegada no aeroporto (horário local)
Horário de Partida (LT) Horário de partida do aeroporto (horário local)
Pernoite Indicador de virada de dia (um dígito)
Aeroporto de Destino do Voo Aeroporto seguinte do Voo de partida (código IATA)
Tipo de serviço do voo de chegada

Serviço aéreo associado ao slot de chegada:

J – Voo regular de passageiro;

F – Voo regular de carga e mala postal;

M – Voo regular de mala postal;

G – Voo extra de passageiro;

C – Voo charter/fretamento de passageiro;

H – Voo charter cargueiro e mala postal;

P – Voo de posicionamento;

T – Voo de teste de aeronave;

K – Voo de treinamento;

X – Pouso técnico;

D – Voo da Aviação geral;

N – Voo de táxi aéreo.

Tipo de serviço do voo de partida

Serviço aéreo associado ao slot de partida:

J – Voo regular de passageiro;

F – Voo regular de carga e mala postal;

M – Voo regular de mala postal;

G – Voo extra de passageiro;

C – Voo charter/fretamento de passageiro;

H – Voo charter cargueiro e mala postal;

P – Voo de posicionamento;

T – Voo de teste de aeronave;

K – Voo de treinamento;

X – Pouso técnico;

D – Voo da Aviação geral;

N – Voo de táxi aéreo.

Natureza do Voo de chegada Doméstico ou Internacional
Natureza do Voo de partida Doméstico ou Internacional​