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Metadados do conjunto de dados: Dados Estatísticos do Transporte Aéreo

publicado 22/06/2022 14h49, última modificação 16/10/2019 13h20

Caracterização do conjunto de dados

Área temática:
Voos e operações aéreas
Conjunto de dados:
Dados Estatísticos do Transporte Aéreo
Nome da área de contato:
SAS/GEAC - GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE MERCADO
E-mail de contato da área:
geac@anac.gov.br
Periodicidade de atualização:
Mensal
Descrição:

​Base de Dados Estatísticos do Transporte Aéreo​

Visão geral:

Com o intuito de ampliar o conhecimento da sociedade brasileira e de subsidiar a realização de pesquisas, estudos e análises mais abrangentes sobre o setor, a ANAC tem disponibilizado, na seção "Dados e Estatísticas" do seu portal na internet, relatórios, estudos e informações sobre as condições de mercado.

Nesse sentido, a Agência agrega, para a livre consulta de qualquer interessado, a série histórica dos dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil, com elevado grau de detalhamento.

Estão contempladas informações sobre a quantidade de passageiro, carga e mala postal transportados, distância voada, combustível consumido, entre outras, por etapa de voo e por empresa aérea.

Essas informações podem ser utilizadas para apurar importantes indicadores do setor, como demanda (RPK, RTK), oferta (ASK, ATK), participação de mercado, taxa de ocupação das aeronaves (Load Factor), entre outros.

Os dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil encontram-se regulamentados pela Resolução ANAC no 191/2011 e pelas Portarias ANAC no 1.189 e 1.190/SRE/2011.

De acordo com a mencionada regulamentação, os dados são mensalmente fornecidos à ANAC, até o dia 10 do mês subsequente ao de referência, pelas empresas brasileiras e estrangeiras que exploram os serviços de transporte aéreo público regular e não regular no Brasil.

Na busca pela melhoria continuada da qualidade da informação e com o propósito de alcançar o maior nível de consistência possível, os dados são submetidos a críticas, validações e procedimentos de auditoria pela Agência. Assim, os dados estão sujeitos a revisões, correções e alterações, podendo apresentar diferenças em relação àqueles divulgados anteriormente ou mesmo discrepâncias e observações, conhecidas como outliers, que devem ser consideradas em sua análise.​


Metadados


Campo Descrição

Etapa Básica (flight stage)

As etapas básicas são aquelas realizadas pela aeronave desde a sua decolagem até o próximo pouso, independente de onde tenha sido realizado o embarque ou o desembarque do objeto de transporte. Os dados estatísticos das etapas básicas representam o status da aeronave em cada etapa do voo, apresentando a movimentação de cargas e passageiros entre os aeródromos de origem e destino da aeronave. É a operação de uma aeronave entre uma decolagem e o próximo pouso, ou seja, é a ligação direta entre dois aeródromos. Os aeroportos correspondem aos campos AEROPORTO DE ORIGEM (SIGLA);AEROPORTO DE ORIGEM (NOME);AEROPORTO DE ORIGEM (UF);AEROPORTO DE ORIGEM (REGIÃO);AEROPORTO DE ORIGEM (PAÍS);AEROPORTO DE ORIGEM (CONTINENTE);AEROPORTO DE DESTINO (SIGLA);AEROPORTO DE DESTINO (NOME);AEROPORTO DE DESTINO (UF);AEROPORTO DE DESTINO (REGIÃO);AEROPORTO DE DESTINO (PAÍS);AEROPORTO DE DESTINO (CONTINENTE) do arquivo.

ATK (Available tonne kilometer)Refere-se ao volume de Tonelada Quilômetro Oferecida, ou seja, a soma do produto entre o payload, que é a capacidade total de peso disponível na aeronave, expressa em quilogramas, disponível para efetuar o transporte de passageiros, carga e correio, e a distância das etapas, dividido por 1.000.
RTK (Revenue tonne kilometer):Refere-se ao volume de Toneladas Quilômetros Transportadas, ou seja, a soma do produto entre os quilogramas carregados pagos, onde cada passageiro possui o peso estimado de 75 Kg, e a distância das etapas, dividido por 1.000.
CombustívelRefere-se à quantidade, em litros, de combustível consumida pela aeronave na execução da referida etapa. Informação disponível apenas para empresas brasileiras.
DistânciaRefere-se à distância, expressa em quilômetros, entre os aeródromos de origem e destino da etapa, considerando a curvatura do planeta Terra.
Horas VoadasRefere-se ao número de horas de voo entre os aeródromos de origem e destino da etapa.
DecolagensRefere-se ao número de decolagens que ocorreram entre os aeródromos de origem e destino da etapa.
Carga Paga KmRefere-se ao volume de Carga Paga (kg) em cada quilômetro, ou seja, a soma do produto entre a quantia (kg) de carga paga e a distâncias das etapas.
Carga Grátis KmRefere-se ao volume de Carga Grátis (kg) em cada quilômetro, ou seja, a soma do produto entre a quantia (kg) de carga grátis e a distâncias das etapas.
Correio KmRefere-se ao volume de Correio (kg) em cada quilômetro, ou seja, a soma do produto entre a quantia (kg) de correio e a distâncias das etapas.
AssentosÉ o número de assentos disponíveis em cada etapa de voo de acordo com a configuração da aeronave na execução da etapa; e
Payload (Kg) (Payload capacity)é a capacidade total de peso na aeronave, expressa em quilogramas, disponível para efetuar o transporte de passageiros, carga e correio.

Etapa Combinada (On flight origin and destination - OFOD)

As etapas combinadas identificam os pares de aeródromos de origem, onde houve o embarque do objeto de transporte, e destino, onde houve o desembarque do objeto de transporte, independente da existência de aeródromos intermediários, atendidos por determinado voo. É a etapa de voo vista com foco no objeto de transporte (pessoas e/ou cargas), com base no embarque e desembarque nos aeródromos relacionados. Os dados estatísticos da etapa combinada informam a origem e destino no voo, dos passageiros e cargas transportadas, independente das suas escalas. Os aeroportos correspondem aos campos AEROPORTO DE ORIGEM (SIGLA);AEROPORTO DE ORIGEM (NOME);AEROPORTO DE ORIGEM (UF);AEROPORTO DE ORIGEM (REGIÃO);AEROPORTO DE ORIGEM (PAÍS);AEROPORTO DE ORIGEM (CONTINENTE);AEROPORTO DE DESTINO (SIGLA);AEROPORTO DE DESTINO (NOME);AEROPORTO DE DESTINO (UF);AEROPORTO DE DESTINO (REGIÃO);AEROPORTO DE DESTINO (PAÍS);AEROPORTO DE DESTINO (CONTINENTE) do arquivo.

Empresa AéreaEmpresa Aérea responsável por operar as etapas. Corresponde aos campos EMPRESA (SIGLA);EMPRESA (NOME);EMPRESA (NACIONALIDADE) do arquivo.
Ano e MêsRefere-se à data prevista para início da primeira etapa de cada voo.
Natureza do VooRefere-se à natureza das etapas, e possui o valor “Doméstico" caso as etapas tenham o pouso e a decolagem realizadas no Brasil e sejam operadas por Empresas brasileiras ou possuem o valor “Internacional" caso contrário.
Tipo de Voo

Faz referência ao tipo de operação das etapas:

Improdutivas (Non-revenue flights): etapas que não geraram receita à empresa aérea (como realização de treinamentos, voo para manutenção de aeronaves);

Regulares (Scheduled revenue flights): etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de Horário de Transporte (HOTRAN). Recebem esse nome, pois possuem a característica de serem realizadas regularmente; e

Não Regulares (Non-scheduled revenue flights): etapas remuneradas que não são realizadas sob uma numeração de Horário de Transporte (HOTRAN). Recebem esse nome, pois possuem a característica de serem realizadas de forma não continuada. Aqui estão os voos Charters, Fretamentos.

Passageiros PagosRefere-se aos passageiros que ocupam assentos comercializados ao público e que geram receita, com a compra de assentos, para a empresa de transporte aéreo. Incluem-se nesta definição as pessoas que viajam em virtude de ofertas promocionais, as que se valem dos programas de fidelização de clientes, as que se valem dos descontos concedidos pelas empresas, as que viajam com tarifas preferenciais, as pessoas que compram passagem no balcão ou através do site de empresa de transporte aéreo e as pessoas que compram passagem em agências de viagem.
 Passageiros GrátisRefere-se aos passageiros que ocupam assentos comercializados ao público mas que não geram receita, com a compra de assentos, para a empresa de transporte aéreo. Incluem-se nesta definição as pessoas que viajam gratuitamente, as que se valem dos descontos de funcionários das empresas aéreas e seus agentes, os funcionários de empresas aéreas que viajam a negócios pela própria empresa e os tripulantes ou quem estiver ocupando assento destinado a estes.
Carga PagaRefere-se à quantidade total, expressa em quilogramas, de todos os bens que tenham sido transportados na aeronave, exceto correio e bagagem, e tenham gerado receitas direta ou indireta para a empresa aérea.
Carga GrátisRefere-se à quantidade total, expressa em quilogramas, de todos os bens que tenham sido transportados na aeronave, exceto correio e bagagem, e não tenha gerado receitas diretas ou indiretas para a empresa aérea.
CorreioRefere-se à quantidade de objetos transportados de rede postal em cada trecho de voo realizado, expresso em quilogramas.
BagagemRefere-se à quantidade total de bagagem despachada, expressa em quilogramas.

​Obs.: Os Dados Estatísticos possuem grande semelhança em relação ao programa estatístico da International Civil Aviation Organization (ICAO), em especial no significado das variáveis. Assim, para facilitar a comparação, os nomes de algumas variáveis são apresentados também em inglês.

Apesar de estarem dispostas como informações de etapas básicas, as variáveis RPK, RTK, Carga Paga Km, Carga Grátis Km e Correio Km das empresas estrangeiras são computadas por meio das informações congêneres advindas das etapas combinadas. Assim, ao se desagregar essas variáveis de demanda das empresas estrangeiras por aeroporto, ou por rota, e as comparar com as informações de oferta (ASK e ATK, originadas das etapas básicas), é possível que os valores das taxas de aproveitamento estejam subdimensionados ou superdimensionados, e, em alguns casos, estarem superiores a 100%. Por exemplo, o Load Factor (RPK/ASK) de empresas estrangeiras, desagregado por aeroporto, pode ser superior a 100%, devido à formatação dos dados.