Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Dados abertos > Áreas de atuação > Certificação e outorga > Indicadores de Qualidade de Serviços > Metadados do conjunto de dados: Indicadores de Qualidade de Serviços
conteúdo

Metadados do conjunto de dados: Indicadores de Qualidade de Serviços

publicado 08/06/2022 14h53, última modificação 21/05/2021 13h56

Caracterização do conjunto de dados

Área temática:
Certificação e outorga
Conjunto de dados:
Indicadores de Qualidade de Serviços
Nome da área de contato:
GERÊNCIA DE QUALIDADE DE SERVIÇOS (GQES/SRA)
E-mail de contato da área:
​gqes@anac.gov.br​
Periodicidade de atualização:
Anual – Conforme data de Reajuste de cada Aeroporto
Descrição:

​Dados dos indicadores de qualidade de serviço definidos no contrato de concessão​

Visão geral:

Os dados referentes às aferições dos Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) dos aeroportos podem ser consultados pelo link https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/concessoes . As informações estão dispostas na página de cada um dos aeroportos e estão segmentados por ano e por aeroporto concedido.

Os Indicadores de Qualidade de Serviço têm por objetivo aferir a disponibilidade de equipamentos e instalações dos aeroportos (inclusive do lado ar – pós-embarque), os serviços diretos e a pesquisa de satisfação de passageiros. Os dados contemplam tempo de fila na inspeção de segurança, conforto térmico e acústico, limpeza e disponibilidade de banheiros, cordialidade dos funcionários do aeroporto, custo-benefício, tempo de atendimento ao PNAE, % de disponibilidade de equipamentos, dentre outros.

A divulgação dos dados tem como objetivo dar mais transparência em relação a qualidade de serviço prestada nos aeroportos e sua forma de regulação, possibilitando o controle social acerca desses aspectos. Consultores de mercado, empresas especializadas, pesquisadores, estudantes, institutos de pesquisa e seus programas de pós-graduação e outros interessados também podem utilizar esses conjuntos de dados para analisar, avaliar e gerar informações e conhecimento acerca da qualidade de serviço prestada nos aeroportos.​