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Metadados do conjunto de dados: Aeródromos Públicos - Pistas de Táxi

publicado 31/08/2023 22h30, última modificação 31/08/2023 22h30

 Caracterização do conjunto de dados

Área temática:
Aeródromos
Conjunto de dados:
Aeródromos Públicos - Pistas de Táxi
Nome da área de contato:
Gerência Técnica do Cadastro Aeroportuário - GTCA;
E-mail de contato da área:
cadastro.aeroportuario@anac.gov.br
Periodicidade de atualização:
Quinzenal
Descrição:

​Dados referentes às pistas de táxi em aeródromos públicos.​

Visão geral:

O Cadastro de Aeródromos é a informação oficial sobre a infraestrutura de aeródromos civis públicos e privados do Brasil.

O cadastro de aeródromos civis é mantido pela ANAC para inscrição dos aeródromos, instalações e equipamentos de auxílio à navegação aérea para atender à aviação civil.

De acordo com o art. 30 do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986), nenhum aeródromo civil poderá ser utilizado sem estar devidamente cadastrado.

Algumas definições importantes:

Aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Os aeródromos podem sem classificados como públicos e privados.

Helipontos são os aeródromos destinados exclusivamente a helicópteros.

Heliportos são os helipontos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de operações a helicópteros e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Helideque: é uma estrutura construída para pousos e decolagens de helicópteros, instalada a bordo de plataformas marítimas ou em embarcações.​

 

Metadados

 Aeródromos Públicos - Pistas de Táxi 

Campo Descrição
CIAD
 
O CIAD (Código de Identificação do Aeródromo), que é definido pela Agência no caso dos aeródromos civis, é um código formado pela junção dos dois caracteres referentes à unidade da federação onde o aeródromo se localiza e um número sequencial de 4 dígitos (formato UF0000).
IDENTIFICAÇÃO
 
Denominação da pista de táxi.
COMPRIMENTO
 
Comprimento da pista de táxi. Dado apresentado em metros.
LARGURA
 
Largura da pista de táxi. Dado apresentado em metros.
SUPERFICIE PAVIMENTO
 
Tipo de material da superfície da pista de táxi.
RESISTÊNCIA - TIPO
 
Capacidade de suporte da superfície da pista de táxi. A resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa superior a 5.700 kg deve ser divulgada utilizando-se o método ACN-PCN; e a resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa igual ou inferior a 5.700 kg deve ser divulgada informando-se o peso máximo permitido da aeronave e a pressão máxima permitida dos pneus.
RESISTÊNCIA - VALOR Valor da resistência, notificada pelo peso máximo(Kg)/pressão dos pneus (MPa), ou pelo PCN (código que utiliza, nesta ordem, os seguintes elementos: Valor numérico do PCN / tipo de pavimento / resistência do subleito / pressão de pneus / método de determinação).
POSIÇÃO DE ESPERA DE PPD
 
Posição de espera de pista de pouso e decolagem é a posição estabelecida em pista de táxi, para proteger pista de pouso e decolagem, área crítica ou sensível de um equipamento de aproximação de precisão ou superfície limitadora de obstáculos, na qual uma aeronave taxiando ou um veículo devem parar e esperar.
POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA DE ESPERA
 
Posição intermediária de espera é a posição designada para o controle de tráfego aéreo na qual a aeronave que esteja taxiando e os veículos que estejam transitando devem, quando assim instruídos pela torre de controle do aeródromo, parar e esperar até que lhes seja autorizado
prosseguir.
SH - EIXO DE PISTA DE TÁXI
 
Sinalização horizontal situada ao longo do eixo da pista de táxi.
SH - BORDA DE PISTA DE TAXI
 
Sinalização horizontal localizada ao longo da borda da pista de táxi.
SH - POSIÇÃO DE ESPERA
 
Sinalização horizontal localizada próximo a interseção de uma pista de táxi com uma pista de pouso e decolagem.
SH - POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA DE ESPERA
 
Sinalização horizontal localizada em posição intermediária de espera.
SH - PONTO DE TESTE VOR
 
Sinalização horizontal de ponto de teste de VOR.
SH - INSTRUÇÃO OBRIGATÓRIA
 
Sinalização horizontal contendo instrução obrigatória aos pilotos na movimentação da aeronave.
SH- INFORMAÇÃO
 
Sinalização horizontal contendo informação aos pilotos auxiliando-os na movimentação na área de movimento, como direções ou localização.
LUZ DE EIXO DE PISTA DE TAXI
 
Sinalização luminosa na cor verde situada ao longo do eixo da pista de táxi.
LUZ DE BORDA DE PISTA DE TAXI
 
Sinalização luminosa na cor azul localizada ao longo da borda da pista de táxi.
BARRA DE PARADA
 
Sinalização luminosa em cor vermelha localizada transversalmente à pista de táxi, próximo ao ponto de espera, onde o tráfego deve parar antes de acessar a pista de pouso e decolagem.
LUZ DE POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA DE ESPERA
 
Luzes de posição intermediária de espera dispostas em posições intermediárias de espera.
LUZ DE PROTEÇÃO DE PPD
 
Luzes intermitentes em cor âmbar aplicadas lateralmente a uma posição de espera, visando alertar à iminência do acesso a uma pista de pouso e decolagem.
LUZES INDICADORAS DE PISTA DE SAÍDA RÁPIDA
 
Luz indicadoras utilizadas em pistas de táxi destinadas a saída de aeronaves da pista em velocidades elevadas. Também conhecidas como RETIL, indicam a proximidade e percurso a ser seguido para as pistas de táxi de saída rápida.
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS DE PPD E TWY
 
Distância medida entre o eixo da pista de pouso e decolagem até o eixo da pista de táxi paralela, quando houver. Dado apresentado em metros.
LARGURA DO ACOSTAMENTO
 
Largura do acostamento da pista de táxi, quando houver. Dado apresentado em metros.