Metadados do conjunto de dados: Aeródromos Públicos - Pistas de Táxi
Caracterização do conjunto de dados
| Área temática: |
| Aeródromos |
| Conjunto de dados: |
| Aeródromos Públicos - Pistas de Táxi |
| Nome da área de contato: |
| Gerência Técnica do Cadastro Aeroportuário - GTCA; |
| E-mail de contato da área: |
| cadastro.aeroportuario@anac.gov.br |
| Periodicidade de atualização: |
| Quinzenal |
| Descrição: |
|
Dados referentes às pistas de táxi em aeródromos públicos. |
| Visão geral: |
|
O Cadastro de Aeródromos é a informação oficial sobre a infraestrutura de aeródromos civis públicos e privados do Brasil. O cadastro de aeródromos civis é mantido pela ANAC para inscrição dos aeródromos, instalações e equipamentos de auxílio à navegação aérea para atender à aviação civil. De acordo com o art. 30 do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986), nenhum aeródromo civil poderá ser utilizado sem estar devidamente cadastrado. Algumas definições importantes: Aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Os aeródromos podem sem classificados como públicos e privados. Helipontos são os aeródromos destinados exclusivamente a helicópteros. Heliportos são os helipontos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de operações a helicópteros e de embarque e desembarque de pessoas e cargas. Helideque: é uma estrutura construída para pousos e decolagens de helicópteros, instalada a bordo de plataformas marítimas ou em embarcações. |
Metadados
Aeródromos Públicos - Pistas de Táxi
| Campo | Descrição |
| CIAD |
O CIAD (Código de Identificação do Aeródromo), que é definido pela Agência no caso dos aeródromos civis, é um código formado pela junção dos dois caracteres referentes à unidade da federação onde o aeródromo se localiza e um número sequencial de 4 dígitos (formato UF0000). |
| IDENTIFICAÇÃO |
Denominação da pista de táxi. |
| COMPRIMENTO |
Comprimento da pista de táxi. Dado apresentado em metros. |
| LARGURA |
Largura da pista de táxi. Dado apresentado em metros. |
| SUPERFICIE PAVIMENTO |
Tipo de material da superfície da pista de táxi. |
| RESISTÊNCIA - TIPO |
Capacidade de suporte da superfície da pista de táxi. A resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa superior a 5.700 kg deve ser divulgada utilizando-se o método ACN-PCN; e a resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa igual ou inferior a 5.700 kg deve ser divulgada informando-se o peso máximo permitido da aeronave e a pressão máxima permitida dos pneus. |
| RESISTÊNCIA - VALOR | Valor da resistência, notificada pelo peso máximo(Kg)/pressão dos pneus (MPa), ou pelo PCN (código que utiliza, nesta ordem, os seguintes elementos: Valor numérico do PCN / tipo de pavimento / resistência do subleito / pressão de pneus / método de determinação). |
| POSIÇÃO DE ESPERA DE PPD |
Posição de espera de pista de pouso e decolagem é a posição estabelecida em pista de táxi, para proteger pista de pouso e decolagem, área crítica ou sensível de um equipamento de aproximação de precisão ou superfície limitadora de obstáculos, na qual uma aeronave taxiando ou um veículo devem parar e esperar. |
| POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA DE ESPERA |
Posição intermediária de espera é a posição designada para o controle de tráfego aéreo na qual a aeronave que esteja taxiando e os veículos que estejam transitando devem, quando assim instruídos pela torre de controle do aeródromo, parar e esperar até que lhes seja autorizado prosseguir. |
| SH - EIXO DE PISTA DE TÁXI |
Sinalização horizontal situada ao longo do eixo da pista de táxi. |
| SH - BORDA DE PISTA DE TAXI |
Sinalização horizontal localizada ao longo da borda da pista de táxi. |
| SH - POSIÇÃO DE ESPERA |
Sinalização horizontal localizada próximo a interseção de uma pista de táxi com uma pista de pouso e decolagem. |
| SH - POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA DE ESPERA |
Sinalização horizontal localizada em posição intermediária de espera. |
| SH - PONTO DE TESTE VOR |
Sinalização horizontal de ponto de teste de VOR. |
| SH - INSTRUÇÃO OBRIGATÓRIA |
Sinalização horizontal contendo instrução obrigatória aos pilotos na movimentação da aeronave. |
| SH- INFORMAÇÃO |
Sinalização horizontal contendo informação aos pilotos auxiliando-os na movimentação na área de movimento, como direções ou localização. |
| LUZ DE EIXO DE PISTA DE TAXI |
Sinalização luminosa na cor verde situada ao longo do eixo da pista de táxi. |
| LUZ DE BORDA DE PISTA DE TAXI |
Sinalização luminosa na cor azul localizada ao longo da borda da pista de táxi. |
| BARRA DE PARADA |
Sinalização luminosa em cor vermelha localizada transversalmente à pista de táxi, próximo ao ponto de espera, onde o tráfego deve parar antes de acessar a pista de pouso e decolagem. |
| LUZ DE POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA DE ESPERA |
Luzes de posição intermediária de espera dispostas em posições intermediárias de espera. |
| LUZ DE PROTEÇÃO DE PPD |
Luzes intermitentes em cor âmbar aplicadas lateralmente a uma posição de espera, visando alertar à iminência do acesso a uma pista de pouso e decolagem. |
| LUZES INDICADORAS DE PISTA DE SAÍDA RÁPIDA |
Luz indicadoras utilizadas em pistas de táxi destinadas a saída de aeronaves da pista em velocidades elevadas. Também conhecidas como RETIL, indicam a proximidade e percurso a ser seguido para as pistas de táxi de saída rápida. |
| DISTÂNCIA ENTRE EIXOS DE PPD E TWY |
Distância medida entre o eixo da pista de pouso e decolagem até o eixo da pista de táxi paralela, quando houver. Dado apresentado em metros. |
| LARGURA DO ACOSTAMENTO |
Largura do acostamento da pista de táxi, quando houver. Dado apresentado em metros. |