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Metadados do conjunto de dados: Aeródromos Públicos - Pistas de Pouso e Decolagem

publicado 03/07/2023 19h18, última modificação 03/07/2023 19h18

 

Caracterização do conjunto de dados

 

 

Área temática:
Aeródromos
Conjunto de dados:
Aeródromos Públicos - Pistas de Pouso e Decolagem
Nome da área de contato:
Gerência Técnica do Cadastro Aeroportuário - GTCA;
E-mail de contato da área:
cadastro.aeroportuario@anac.gov.br
Periodicidade de atualização:
Semanal
Descrição:

​Dados referentes às pistas de pouso e decolagem em aeródromos públicos.​

 

 

Metadados

 

Aeródromos Públicos - Pistas de Pouso e Decolagem

 

Campo Descrição
CIAD
 
O CIAD (Código de Identificação do Aeródromo), que é definido pela Agência no caso dos aeródromos civis, é um código formado pela junção dos dois caracteres referentes à unidade da federação onde o aeródromo se localiza e um número sequencial de 4 dígitos (formato UF0000).
CABECEIRA (MENOR)
 
Designação da cabeceira de menor valor da pista de pouso e decolagem. É definida conforme orientação magnética da pista.
CABECEIRA (MAIOR)
 
Designação da cabeceira de maior valor da pista de pouso e decolagem. É definida conforme orientação magnética da pista.
COMPRIMENTO
 
Comprimento da pista de pouso e decolagem, considerando a porção desta disponível para passagem trânsito das aeronaves em condições normais. Dado apresentado em metros.
LARGURA
 
Largura da pista de pouso e decolagem, considerando a distância lateral na qual uma aeronave pode transitar em condições normais de operação. Dado apresentado em metros.
FAIXA DE PISTA - COMPRIMENTO
 
Comprimento da área definida no aeródromo destinada a proteger a aeronave durante as operações de pouso e decolagem e a reduzir o risco de danos à aeronave, em caso desta sair dos limites da pista. Dado apresentado em metros.
FAIXA DE PISTA - LARGURA
 
Largura da área definida no aeródromo destinada a proteger a aeronave durante as operações de pouso e decolagem e a reduzir o risco de danos à aeronave, em caso desta sair dos limites da pista. Dado apresentado em metros.
SUPERFICIE PAVIMENTO
 
Natureza ou tipo da superfície da pista de pouso e decolagem
RESISTÊNCIA - TIPO
 
Capacidade de suporte da superfície da pista de pouso e decolagem, que é referência para que um piloto ou operador defina se a pista é adequada para a operação de sua aeronave. A resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa superior a 5.700 kg deve ser divulgada utilizando-se o método ACN-PCN; e a resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa igual ou inferior a 5.700 kg deve ser divulgada informando-se o peso máximo permitido da aeronave e a pressão máxima permitida dos pneus.
RESISTÊNCIA - VALOR Valor da resistência, notificada pelo peso máximo(Kg)/pressão dos pneus (MPa), OU pelo PCN (código que utiliza, nesta ordem, os
seguintes elementos: Valor numérico do PCN / tipo de pavimento / resistência do subleito / pressão de pneus / método de determinação)
GROOVING EXISTENTE HOMOLOGADO
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) ranhuras ou sulcos perpendiculares ao eixo da pista de pouso e decolagem, que tem por objetivo facilitar o escoamento de água na pista.
GROOVING OBSERVAÇÕES Campo de informações adicionais sobre a existência de Grooving homologado, como por exemplo, indicação das regiões de aplicação do grooving na pista.
LARGURA ACOSTAMENTO Largura do acostamento da pista de pouso e decolagem. Acostamento é a área adjacente à borda de um pavimento, preparada de modo a
oferecer uma transição entre o pavimento e a superfície adjacente. Dado apresentado em metros.
SH - DESIGNAÇÃO DE PISTA
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de designação de pista.
SH - EIXO DE PISTA
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de eixo de pista de pouso e decolagem.
SH - BORDA DE PISTA
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal localizada ao longo dos limites laterais da pista de pouso e decolagem.
LUZ EIXO DE PISTA
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de eixo de pista de pouso e decolagem, sendo embutida no pavimento por toda a extensão.
LUZ BORDA DE PISTA
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa localizada ao longo dos limites laterais da pista de pouso e decolagem.
TIPO DE OPERAÇÃO (CABECEIRA MENOR)
 
Operação por Regras de Voo Visual (VFR) e/ou Regras de Voo por Instrumentos (IFR), diurno e/ou noturno, por cabeceira.
TORA (CABECEIRA MENOR)
 
Distância Disponível para Corrida de Decolagem (Take-Off Run Available – TORA) significa o comprimento declarado da pista, disponível para corrida no solo de uma aeronave que decola. Dado apresentado em metros.
TODA (CABECEIRA MENOR)
 
Distância Disponível para Decolagem (Take-Off Distance Available – TODA) significa o comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, acrescido da extensão da zona desimpedida (Clearway), se existente. Dado apresentado em metros.
ASDA (CABECEIRA MENOR)
 
Distância Disponível para Aceleração e Parada (Accelerate-Stop Distance Available – ASDA) significa o comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, somado ao comprimento da zona de parada (Stopway), se existente. Dado apresentado em metros.
LDA (CABECEIRA MENOR)
 
Distância Disponível para Pouso (Landing Distance Available – LDA) significa o comprimento declarado de pista disponível para a corrida no solo de uma aeronave que pousa. Dado apresentado em metros.
CWY COMPRIMENTO (CABECEIRA MENOR)
 
Comprimento da Clearway (Zona desimpedida). Dado apresentado em metros.
CWY LARGURA (CABECEIRA MENOR) Largura da Clearway (Zona desimpedida). Dado apresentado em metros.
SWY COMPRIMENTO (CABECEIRA MENOR) Comprimento da Stopway (Zona de parada). Dado apresentado em metros.
SWY LARGURA (CABECEIRA MENOR) Largura da Stopway (Zona de parada). Dado apresentado em metros.
RESA COMPRIMENTO (CABECEIRA MENOR) Comprimento da RESA (Área de segurança de fim de pista). Dado apresentado em metros.
RESA LARGURA (CABECEIRA MENOR)
 
Largura da RESA (Área de segurança de fim de pista). Dado apresentado em metros.
RESA OBSERVAÇÕES (CABECEIRA MENOR)
 
Campo de observações adicionais sobre a RESA. 
SH CABECEIRA (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de cabeceira disposta nas cabeceiras de pistas pavimentadas.
SH CABECEIRA DESLOCADA (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização horizontal de uma cabeceira deslocada, não localizada na extremidade de uma pista de pouso e decolagem.
SH PONTO DE VISADA (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de ponto de visada, que é destinada à orientação do ponto ideal de toque em operações de pouso.
SH ZONA DE TOQUE (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de zona de toque, que é composta de sinalizações sucessivas visando dar consciência situacional aos pilotos em operação de pouso quanto ao ponto ideal de toque na pista.
LUZ DE APROXIMAÇÃO (CABECEIRA MENOR)
 
Sistema de luzes antes da cabeceira da pista de pouso e decolagem destinadas à orientação de pouso.
LUZ DE ID DE CABECEIRA (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de identificação de cabeceira destinada a reforçar a identificação das cabeceiras na direção da aproximação de pouso.
LUZ DE CABECEIRA (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de cabeceira, na cor verde. Está situada em uma fileira perpendicular ao eixo da pista e o mais próximo possível da extremidade da pista.
LUZ DE BARRA LATERAL (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Barra Lateral. As luzes de barra lateral de cabeceira são dispostas na cabeceira simetricamente ao eixo da pista de pouso e decolagem, em dois grupos.
LUZ DE FIM DE PISTA (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Fim de Pista. Luzes de fim de pista, na cor vermelha, estão localizadas em uma linha perpendicular ao eixo da pista, o mais próximo possível do fim da pista de pouso e decolagem.
LUZ DE ZONA DE TOQUE (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Zona de Toque na pista. As Luzes de Zona de Toque são dispostas em pistas de aproximação de precisão Categorias II e III para indicar a zona de toque da pista de pouso e decolagem.
​LUZ DE ZONA DE PARADA (CABECEIRA MENOR)
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Zona de Parada. As luzes de zona de parada (stopway) são dispostas ao longo das zonas de parada destinadas ao uso noturno.​
TIPO DE OPERAÇÃO (CABECEIRA MAIOR)
 
Operação por Regras de Voo Visual (VFR) e/ou Regras de Voo por Instrumentos (IFR), diurno e/ou noturno, por cabeceira.
TORA (CABECEIRA MAIOR)
 
Distância Disponível para Corrida de Decolagem (Take-Off Run Available – TORA) significa o comprimento declarado da pista, disponível para corrida no solo de uma aeronave que decola. Dado apresentado em metros.
TODA (CABECEIRA MAIOR)
 
Distância Disponível para Decolagem (Take-Off Distance Available – TODA) significa o comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, acrescido da extensão da zona desimpedida (Clearway), se existente. Dado apresentado em metros.
ASDA (CABECEIRA MAIOR)
 
Distância Disponível para Aceleração e Parada (Accelerate-Stop Distance Available – ASDA) significa o comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, somado ao comprimento da zona de parada (Stopway), se existente. Dado apresentado em metros.
LDA (CABECEIRA MAIOR)
 
Distância Disponível para Pouso (Landing Distance Available – LDA) significa o comprimento declarado de pista disponível para a corrida no solo de uma aeronave que pousa. Dado apresentado em metros.
CWY COMPRIMENTO (CABECEIRA MAIOR)
 
Comprimento da Clearway (Zona desimpedida). Dado apresentado em metros.
CWY LARGURA (CABECEIRA MAIOR) Largura da Clearway (Zona desimpedida). Dado apresentado em metros.
SWY COMPRIMENTO (CABECEIRA MAIOR) Comprimento da Stopway (Zona de parada). Dado apresentado em metros.
SWY LARGURA (CABECEIRA MAIOR) Largura da Stopway (Zona de parada). Dado apresentado em metros.
RESA COMPRIMENTO (CABECEIRA MAIOR) Comprimento da RESA (Área de segurança de fim de pista). Dado apresentado em metros.
RESA LARGURA (CABECEIRA MAIOR)
 
Largura da RESA (Área de segurança de fim de pista). Dado apresentado em metros.
RESA OBSERVAÇÕES (CABECEIRA MAIOR)
 
Campo de observações adicionais sobre a RESA.
SH CABECEIRA (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de cabeceira disposta nas cabeceiras de pistas pavimentadas.
SH CABECEIRA DESLOCADA (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização horizontal de uma cabeceira deslocada, não localizada na extremidade de uma pista de pouso e decolagem.
SH PONTO DE VISADA (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de ponto de visada, que é destinada à orientação do ponto ideal de toque em operações de pouso.
SH ZONA DE TOQUE (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de zona de toque, que é composta de sinalizações sucessivas visando dar consciência situacional aos pilotos em operação de pouso quanto ao ponto ideal de toque na pista.
LUZ DE APROXIMAÇÃO (CABECEIRA MAIOR)
 
Sistema de luzes antes da cabeceira da pista de pouso e decolagem destinadas à orientação de pouso.
LUZ DE ID DE CABECEIRA (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de identificação de cabeceira destinada a reforçar a identificação das cabeceiras na direção da aproximação de pouso.
LUZ DE CABECEIRA (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de cabeceira, na cor verde. Está situada em uma fileira perpendicular ao eixo da pista e o mais próximo possível da extremidade da pista.
LUZ DE BARRA LATERAL (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Barra Lateral. As luzes de barra lateral de cabeceira são dispostas na cabeceira simetricamente ao eixo da pista de pouso e decolagem, em dois grupos.
LUZ DE FIM DE PISTA (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Fim de Pista. Luzes de fim de pista, na cor vermelha, estão localizadas em uma linha perpendicular ao eixo da pista, o mais próximo possível do fim da pista de pouso e decolagem.
LUZ DE ZONA DE TOQUE (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Zona de Toque na pista. As Luzes de Zona de Toque são dispostas em pistas de aproximação de precisão Categorias II e III para indicar a zona de toque da pista de pouso e decolagem.
​LUZ DE ZONA DE PARADA (CABECEIRA MAIOR)
 
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Zona de Parada. As luzes de zona de parada (stopway) são dispostas ao longo das zonas de parada destinadas ao uso noturno.​