Metadados do conjunto de dados: Aeródromos Públicos - Pistas de Pouso e Decolagem
publicado
03/07/2023 19h18,
última modificação
03/07/2023 19h18
Caracterização do conjunto de dados
| Área temática: |
| Aeródromos |
| Conjunto de dados: |
| Aeródromos Públicos - Pistas de Pouso e Decolagem |
| Nome da área de contato: |
| Gerência Técnica do Cadastro Aeroportuário - GTCA; |
| E-mail de contato da área: |
| cadastro.aeroportuario@anac.gov.br |
| Periodicidade de atualização: |
| Semanal |
| Descrição: |
|
Dados referentes às pistas de pouso e decolagem em aeródromos públicos. |
Metadados
Aeródromos Públicos - Pistas de Pouso e Decolagem
| Campo | Descrição |
| CIAD |
O CIAD (Código de Identificação do Aeródromo), que é definido pela Agência no caso dos aeródromos civis, é um código formado pela junção dos dois caracteres referentes à unidade da federação onde o aeródromo se localiza e um número sequencial de 4 dígitos (formato UF0000). |
| CABECEIRA (MENOR) |
Designação da cabeceira de menor valor da pista de pouso e decolagem. É definida conforme orientação magnética da pista. |
| CABECEIRA (MAIOR) |
Designação da cabeceira de maior valor da pista de pouso e decolagem. É definida conforme orientação magnética da pista. |
| COMPRIMENTO |
Comprimento da pista de pouso e decolagem, considerando a porção desta disponível para passagem trânsito das aeronaves em condições normais. Dado apresentado em metros. |
| LARGURA |
Largura da pista de pouso e decolagem, considerando a distância lateral na qual uma aeronave pode transitar em condições normais de operação. Dado apresentado em metros. |
| FAIXA DE PISTA - COMPRIMENTO |
Comprimento da área definida no aeródromo destinada a proteger a aeronave durante as operações de pouso e decolagem e a reduzir o risco de danos à aeronave, em caso desta sair dos limites da pista. Dado apresentado em metros. |
| FAIXA DE PISTA - LARGURA |
Largura da área definida no aeródromo destinada a proteger a aeronave durante as operações de pouso e decolagem e a reduzir o risco de danos à aeronave, em caso desta sair dos limites da pista. Dado apresentado em metros. |
| SUPERFICIE PAVIMENTO |
Natureza ou tipo da superfície da pista de pouso e decolagem |
| RESISTÊNCIA - TIPO |
Capacidade de suporte da superfície da pista de pouso e decolagem, que é referência para que um piloto ou operador defina se a pista é adequada para a operação de sua aeronave. A resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa superior a 5.700 kg deve ser divulgada utilizando-se o método ACN-PCN; e a resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa igual ou inferior a 5.700 kg deve ser divulgada informando-se o peso máximo permitido da aeronave e a pressão máxima permitida dos pneus. |
| RESISTÊNCIA - VALOR | Valor da resistência, notificada pelo peso máximo(Kg)/pressão dos pneus (MPa), OU pelo PCN (código que utiliza, nesta ordem, os seguintes elementos: Valor numérico do PCN / tipo de pavimento / resistência do subleito / pressão de pneus / método de determinação) |
| GROOVING EXISTENTE HOMOLOGADO |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) ranhuras ou sulcos perpendiculares ao eixo da pista de pouso e decolagem, que tem por objetivo facilitar o escoamento de água na pista. |
| GROOVING OBSERVAÇÕES | Campo de informações adicionais sobre a existência de Grooving homologado, como por exemplo, indicação das regiões de aplicação do grooving na pista. |
| LARGURA ACOSTAMENTO | Largura do acostamento da pista de pouso e decolagem. Acostamento é a área adjacente à borda de um pavimento, preparada de modo a oferecer uma transição entre o pavimento e a superfície adjacente. Dado apresentado em metros. |
| SH - DESIGNAÇÃO DE PISTA |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de designação de pista. |
| SH - EIXO DE PISTA |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de eixo de pista de pouso e decolagem. |
| SH - BORDA DE PISTA |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal localizada ao longo dos limites laterais da pista de pouso e decolagem. |
| LUZ EIXO DE PISTA |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de eixo de pista de pouso e decolagem, sendo embutida no pavimento por toda a extensão. |
| LUZ BORDA DE PISTA |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa localizada ao longo dos limites laterais da pista de pouso e decolagem. |
| TIPO DE OPERAÇÃO (CABECEIRA MENOR) |
Operação por Regras de Voo Visual (VFR) e/ou Regras de Voo por Instrumentos (IFR), diurno e/ou noturno, por cabeceira. |
| TORA (CABECEIRA MENOR) |
Distância Disponível para Corrida de Decolagem (Take-Off Run Available – TORA) significa o comprimento declarado da pista, disponível para corrida no solo de uma aeronave que decola. Dado apresentado em metros. |
| TODA (CABECEIRA MENOR) |
Distância Disponível para Decolagem (Take-Off Distance Available – TODA) significa o comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, acrescido da extensão da zona desimpedida (Clearway), se existente. Dado apresentado em metros. |
| ASDA (CABECEIRA MENOR) |
Distância Disponível para Aceleração e Parada (Accelerate-Stop Distance Available – ASDA) significa o comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, somado ao comprimento da zona de parada (Stopway), se existente. Dado apresentado em metros. |
| LDA (CABECEIRA MENOR) |
Distância Disponível para Pouso (Landing Distance Available – LDA) significa o comprimento declarado de pista disponível para a corrida no solo de uma aeronave que pousa. Dado apresentado em metros. |
| CWY COMPRIMENTO (CABECEIRA MENOR) |
Comprimento da Clearway (Zona desimpedida). Dado apresentado em metros. |
| CWY LARGURA (CABECEIRA MENOR) | Largura da Clearway (Zona desimpedida). Dado apresentado em metros. |
| SWY COMPRIMENTO (CABECEIRA MENOR) | Comprimento da Stopway (Zona de parada). Dado apresentado em metros. |
| SWY LARGURA (CABECEIRA MENOR) | Largura da Stopway (Zona de parada). Dado apresentado em metros. |
| RESA COMPRIMENTO (CABECEIRA MENOR) | Comprimento da RESA (Área de segurança de fim de pista). Dado apresentado em metros. |
| RESA LARGURA (CABECEIRA MENOR) |
Largura da RESA (Área de segurança de fim de pista). Dado apresentado em metros. |
| RESA OBSERVAÇÕES (CABECEIRA MENOR) |
Campo de observações adicionais sobre a RESA. |
| SH CABECEIRA (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de cabeceira disposta nas cabeceiras de pistas pavimentadas. |
| SH CABECEIRA DESLOCADA (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização horizontal de uma cabeceira deslocada, não localizada na extremidade de uma pista de pouso e decolagem. |
| SH PONTO DE VISADA (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de ponto de visada, que é destinada à orientação do ponto ideal de toque em operações de pouso. |
| SH ZONA DE TOQUE (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de zona de toque, que é composta de sinalizações sucessivas visando dar consciência situacional aos pilotos em operação de pouso quanto ao ponto ideal de toque na pista. |
| LUZ DE APROXIMAÇÃO (CABECEIRA MENOR) |
Sistema de luzes antes da cabeceira da pista de pouso e decolagem destinadas à orientação de pouso. |
| LUZ DE ID DE CABECEIRA (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de identificação de cabeceira destinada a reforçar a identificação das cabeceiras na direção da aproximação de pouso. |
| LUZ DE CABECEIRA (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de cabeceira, na cor verde. Está situada em uma fileira perpendicular ao eixo da pista e o mais próximo possível da extremidade da pista. |
| LUZ DE BARRA LATERAL (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Barra Lateral. As luzes de barra lateral de cabeceira são dispostas na cabeceira simetricamente ao eixo da pista de pouso e decolagem, em dois grupos. |
| LUZ DE FIM DE PISTA (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Fim de Pista. Luzes de fim de pista, na cor vermelha, estão localizadas em uma linha perpendicular ao eixo da pista, o mais próximo possível do fim da pista de pouso e decolagem. |
| LUZ DE ZONA DE TOQUE (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Zona de Toque na pista. As Luzes de Zona de Toque são dispostas em pistas de aproximação de precisão Categorias II e III para indicar a zona de toque da pista de pouso e decolagem. |
| LUZ DE ZONA DE PARADA (CABECEIRA MENOR) |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Zona de Parada. As luzes de zona de parada (stopway) são dispostas ao longo das zonas de parada destinadas ao uso noturno. |
| TIPO DE OPERAÇÃO (CABECEIRA MAIOR) |
Operação por Regras de Voo Visual (VFR) e/ou Regras de Voo por Instrumentos (IFR), diurno e/ou noturno, por cabeceira. |
| TORA (CABECEIRA MAIOR) |
Distância Disponível para Corrida de Decolagem (Take-Off Run Available – TORA) significa o comprimento declarado da pista, disponível para corrida no solo de uma aeronave que decola. Dado apresentado em metros. |
| TODA (CABECEIRA MAIOR) |
Distância Disponível para Decolagem (Take-Off Distance Available – TODA) significa o comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, acrescido da extensão da zona desimpedida (Clearway), se existente. Dado apresentado em metros. |
| ASDA (CABECEIRA MAIOR) |
Distância Disponível para Aceleração e Parada (Accelerate-Stop Distance Available – ASDA) significa o comprimento da pista disponível para corrida de decolagem, somado ao comprimento da zona de parada (Stopway), se existente. Dado apresentado em metros. |
| LDA (CABECEIRA MAIOR) |
Distância Disponível para Pouso (Landing Distance Available – LDA) significa o comprimento declarado de pista disponível para a corrida no solo de uma aeronave que pousa. Dado apresentado em metros. |
| CWY COMPRIMENTO (CABECEIRA MAIOR) |
Comprimento da Clearway (Zona desimpedida). Dado apresentado em metros. |
| CWY LARGURA (CABECEIRA MAIOR) | Largura da Clearway (Zona desimpedida). Dado apresentado em metros. |
| SWY COMPRIMENTO (CABECEIRA MAIOR) | Comprimento da Stopway (Zona de parada). Dado apresentado em metros. |
| SWY LARGURA (CABECEIRA MAIOR) | Largura da Stopway (Zona de parada). Dado apresentado em metros. |
| RESA COMPRIMENTO (CABECEIRA MAIOR) | Comprimento da RESA (Área de segurança de fim de pista). Dado apresentado em metros. |
| RESA LARGURA (CABECEIRA MAIOR) |
Largura da RESA (Área de segurança de fim de pista). Dado apresentado em metros. |
| RESA OBSERVAÇÕES (CABECEIRA MAIOR) |
Campo de observações adicionais sobre a RESA. |
| SH CABECEIRA (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de cabeceira disposta nas cabeceiras de pistas pavimentadas. |
| SH CABECEIRA DESLOCADA (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização horizontal de uma cabeceira deslocada, não localizada na extremidade de uma pista de pouso e decolagem. |
| SH PONTO DE VISADA (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de ponto de visada, que é destinada à orientação do ponto ideal de toque em operações de pouso. |
| SH ZONA DE TOQUE (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Horizontal de zona de toque, que é composta de sinalizações sucessivas visando dar consciência situacional aos pilotos em operação de pouso quanto ao ponto ideal de toque na pista. |
| LUZ DE APROXIMAÇÃO (CABECEIRA MAIOR) |
Sistema de luzes antes da cabeceira da pista de pouso e decolagem destinadas à orientação de pouso. |
| LUZ DE ID DE CABECEIRA (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de identificação de cabeceira destinada a reforçar a identificação das cabeceiras na direção da aproximação de pouso. |
| LUZ DE CABECEIRA (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existe ou não (Sim/Não) Sinalização Luminosa de cabeceira, na cor verde. Está situada em uma fileira perpendicular ao eixo da pista e o mais próximo possível da extremidade da pista. |
| LUZ DE BARRA LATERAL (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Barra Lateral. As luzes de barra lateral de cabeceira são dispostas na cabeceira simetricamente ao eixo da pista de pouso e decolagem, em dois grupos. |
| LUZ DE FIM DE PISTA (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Fim de Pista. Luzes de fim de pista, na cor vermelha, estão localizadas em uma linha perpendicular ao eixo da pista, o mais próximo possível do fim da pista de pouso e decolagem. |
| LUZ DE ZONA DE TOQUE (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Zona de Toque na pista. As Luzes de Zona de Toque são dispostas em pistas de aproximação de precisão Categorias II e III para indicar a zona de toque da pista de pouso e decolagem. |
| LUZ DE ZONA DE PARADA (CABECEIRA MAIOR) |
Indicação se existem ou não (Sim/Não) Luzes de Zona de Parada. As luzes de zona de parada (stopway) são dispostas ao longo das zonas de parada destinadas ao uso noturno. |