Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Legislação > Anexos > Ineficiências do processo (IS.21.001)
conteúdo

Ineficiências do processo (IS.21.001)

publicado 29/08/2022 11h43, última modificação 08/04/2024 14h55

São ineficiências do processo:

  • Insuficiência de informações sobre o escopo do projeto a ser certificado, que levam à solicitação recorrente de informações adicionais pela ANAC, como, por exemplo, para a familiarização, a definição de requisitos aplicáveis e a determinação do Nível de Envolvimento (NDE).
  • Sequenciamento de atividades inexistente ou feito de forma descoordenada, a ponto de atividades ou recursos predecessores não estarem terminados ou disponíveis para o início da próxima etapa, impactando o andamento do processo.
  • Repetição de atividades (ensaios, inspeções, etc.), por falha no planejamento, como, por exemplo, a ausência de uma estratégia para garantir a participação da autoridade nas atividades de investigação definidas no NDE, ou pela falta de coordenação sobre as condições para execução destas.
  • Desalinhamentos na estratégia de cumprimento de requisitos, devido à falta de coordenação sobre os meios e métodos para a demonstração de cumprimento com os requisitos aplicáveis da base de certificação.

Exemplo: ensaio em voo para campanha de gelo artificial, onde o requerente executa uma quantidade de pontos sem alinhar com a autoridade, sendo que a autoridade esperaria uma quantidade maior, acreditando que seria possível substanciação via tomada de crédito ou análise (extrapolação/simulação) e que, no final, a autoridade considerava insuficiente.

Nota: o conteúdo desta página visa a complementar a IS 21-001, ilustrando os conceitos ali apresentados. Diferentemente da Instrução Suplementar, este conteúdo não passou por um processo normativo formal e, portanto, deve ser utilizado para fins de melhor entendimento dos assuntos tratados na IS.