Exemplos para auxiliar na determinação das áreas afetadas
Abaixo estão exemplos de perguntas para ajudar a determinar se uma área é afetada pela modificação. Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas apontar uma área, então a área é considerada afetada.
Considere o seguinte cenário:
A modificação está adicionando uma winglet em uma aeronave de asa fixa e uma mudança nos slats do bordo de ataque para um aumento de desempenho. Como parte da modificação, modifica-se um atuador elétrico do slat alterando a estrutura de instalação desse atuador usada para conectá-lo ao slat. A estrutura do atuador é alterada. O sistema elétrico do atuador não é afetado.
Para a modificação supracitada, verificar:
1. Quais áreas foram fisicamente modificadas em relação ao produto baseline?
PS: Baseline refere-se às configurações do produto aprovadas e escolhidas para serem utilizadas como “pontos de partida” da referida da modificação.
Resposta: Verificou-se que, além da inclusão da winglet e da alteração física dos slats, várias áreas foram fisicamente modificadas, como a estrutura do atuador e dos slats do bordo de ataque.
2. Ainda que fisicamente inalterada, quais áreas tiveram sua funcionalidade afetada devido aos efeitos da modificação?
Resposta: Verificou-se que as estruturas do caixão da asa, mesmo que inalteradas, terão que suportar maior carregamento estrutural derivado da adição da winglet. Mudanças no desempenho da aeronave, provenientes da adição das winglets, poderão afetar também outras estruturas.
Nota: Na determinação das áreas que tiveram sua funcionalidade afetadas, pode ser útil avaliar áreas cuja demonstração de cumprimento com os requisitos existentes é invalidada com a introdução da modificação. Por exemplo, mesmo em áreas fisicamente inalteradas da estrutura da asa, com a adição de um maior carregamento estrutural proveniente da winglet, há a necessidade de reavaliar cálculos estruturais para o adequado cumprimento de requisitos.
3. As características funcionais do produto são afetadas pela modificação?
Resposta: Sim, por exemplo, a adição de winglets muda consideravelmente as características funcionais da aeronave como um todo, tais como o desempenho, a qualidade de voo e a manobrabilidade. Dessa forma, essas áreas seriam consideradas afetadas.
Nota: Na identificação das características funcionais do produto que são afetadas, pode ser útil considerar áreas que, ainda que fisicamente inalteradas, precisem cumprir com um requisito aplicável ao produto ou sistema com um todo. Por exemplo, requisitos de alto nível, tais como os de qualidade de voo, de manobrabilidade e de desempenho, para essa modificação, terão que ser demonstrados, mesmo sem alteração de outras superfícies de controle, tais como leme, ailerons e flaps.
Delimitação da área afetada:
Na definição das áreas afetadas deve-se excluir características (físicas, de funcionalidade ou funcionais) ou componentes do projeto que não são afetados pela modificação.
Exemplo:
Se um assento de passageiro é alterado como parte de uma modificação somente por conta de alterações estruturais e o tecido do assento não é afetado, os aspectos de inflamabilidade não são considerados como área afetada da modificação.