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Inspeção de Certificação

publicado 21/02/2018 17h08, última modificação 21/02/2018 17h08

A inspeção de certificação tem por objetivo verificar se as regras, padrões e práticas adotadas correspondem àquelas constantes do MOPS e engloba os aspectos relacionados à segurança operacional, em especial:

  1. Organização do operador de aeródromo
  2. Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO)
  3. Gerenciamento do Risco da Fauna
  4. Infraestrutura Aeroportuária
  5. Operações Aeroportuárias
  6. Manutenção Aeroportuária
  7. Resposta à Emergência Aeroportuária

O agendamento da inspeção de certificação é feito quando o parecer de avaliação do Requerimento Formal concluir que o MOPS enviado atende a Declaração de Conformidade do MOPS, ou não possui não conformidades que possam comprometer a inspeção de certificação.

O trabalho dos inspetores da ANAC é verificar a aderência das informações do MOPS quanto aos sistemas, serviços, processos e procedimentos desenvolvidos no aeroporto. 

Método da Inspeção de Certificação

 As atividades desenvolvidas numa Inspeção de Certificação são:

  1. Entrevistas com os responsáveis pelas áreas e pessoal de campo;
  2. Visita aos locais de trabalho como Seção Contraincêndio – SCI, pátio de aeronaves, oficinas, almoxarifado de material de equipamentos da área operacional ou Centro de Operações Aeroportuárias – COA, Centro de Operações de Emergência – COE, pontos de controle de pessoal e veículos (guaritas), etc;
  3. Acompanhamento dos procedimentos operacionais descritos no MOPS como atividade de monitoramento da área de movimento, alocação de aeronaves no pátio (chegada e partida), atividade de manutenção preventiva;
  4. Verificação das condições físicas e operacionais de equipamentos e infraestrutura como pavimento de pista de pouso e decolagem, pista de táxi e pátio de aeronaves, sinalizações horizontal e vertical, auxílios luminosos, faixa de pista, SCI ou veículos internados no pátio de aeronaves
  5. Acompanhamento de simulações como cronometragem de tempo de reação da fonte secundária para os auxílios luminosos ou volume de vazão do Carro Contraincêndio – CCI;
  6. Coleta de evidências fotográficas das condições da infraestrutura e documentais dos processos descritos no MOPS.