Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Aeródromos > Certificação > Nível Equivalente de Segurança Operacional (NESO)
conteúdo

Nível Equivalente de Segurança Operacional (NESO)

publicado 21/02/2018 17h08, última modificação 27/09/2018 14h51

Nível equivalente de segurança operacional (NESO) significa a condição em que não há o cumprimento literal de requisito estabelecido pela ANAC, mas são adotados fatores compensatórios que atingem a finalidade do requisito, garantindo assim um nível equivalente de segurança.

No processo de certificação operacional de aeroportos, pode acontecer que o tipo de operação pretendida nas Especificações Operativas (EO) do aeroporto encontre dificuldades de conformidade literal com a infraestrutura existente, mas seja possível o atingimento de um nível equivalente por meio de restrições e procedimentos operacionais. Por isso, o RBAC 139 concede a possibilidade de o operador de aeródromo solicitar um NESO.

O pedido de NESO deve ser fundamentado por Análise de Impacto sobre a Segurança Operacional (AISO), Estudo Aeronáutico (EA) ou Estudo de Compatibilidade (EC), conforme o caso.

Acesse aqui a lista dos NESOS já aprovados pela SIA e dos pedidos em análise.