conteúdo

Exame Teórico

publicado 11/03/2016 19h13, última modificação 28/06/2023 17h21

Em 21/11/2020 a Fundação Getúlio Vargas - FGV passou a ser o único canal de agendamento de exames teóricos.

Caso o candidato tenha efetuado o pagamento de TFAC (GRU), mas não foi contemplado com a realização do exame na ANAC, poderá solicitar restituição dos valores pagos. O passo a passo sobre os procedimentos para solicitar a restituição de TFAC (GRU) paga estão disponíveis no endereço: https://www.anac.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/gru-guia-de-recolhimento-da-uniao/como-faco-para-obter-restituicao-de-tfac.

Atenção: Os valores pagos via TFAC não serão transferidos à FGV. É responsabilidade do candidato a solicitação de restituição de TFAC à ANAC e o pagamento do exame à FGV. 

 

Orientações para agendamento na FGV

A inscrição para o exame teórico realizado pela FGV é realizada por meio do portal https://certpessoas.fgv.br/anac, no menu “inscrições”.

O candidato deve inserir seu CPF, informar o exame pretendido, e seguir o passo a passo disponível em: https://certpessoas.fgv.br/anac/passo-a-passo

Para o agendamento é necessário que o candidato tenha CANAC e que a foto esteja atualizada no sistema SACI conforme padrão OACI, que poderá ser consultado por meio do link:   https://certpessoas.fgv.br/arquivos/anac/oaci.pdf.

Para atualização da foto no sistema SACI o candidato deverá acessar o sistema  (https://sistemas.anac.gov.br/saci/) com seu login e senha e seguir o passo a passo abaixo:

  • Selecione a opção “Dados Aeronauta/Atualização Cadastral de Aeronauta” e clique no link abaixo da FOTO.
  •  Clique em “procurar”.
  • Localize e selecione o arquivo em seu computador e em seguida clique em “arquivar” para que a foto fique salva sem seu cadastro.

 

Caso não possua login e senha de acesso ao SACI, clique aqui para orientações sobre criação de login e senha.

Caso não possua CANAC, consulte o passo a passo para criação de CANAC, clique aqui para orientações sobre criação de CANAC.

Recomendamos que antes do agendamento, o candidato leia atentamente o regulamento  que trata dos requisitos para realização do exame teórico e verifique o cronograma de abertura de inscrições para o exame pretendido.

Mapa e cronograma


Informações para os exames aplicados pela FGV 

  • Liberação do aluno para prova:

Exames teóricos de PC, INV, IFR, MMA e Comissário exigem a conclusão do respectivo curso, homologado pela ANAC.

A relação dos alunos aprovados nos cursos é enviada à Agência pelos Centros de Instrução de Aviação Civil – CIAC e é disponibilizada para consulta no link https://sistemas.anac.gov.br/educator, informando o CPF do interessado.

Caso já tenha sido aprovado no curso pertinente e a informação não conste nos registros da ANAC, o candidato poderá verificar os motivos, bem como eventuais procedimentos para cadastro ou correção, diretamente com o CIAC.

 

  • Resultado de exames:

O candidato será notificado pela FGV em até 5 (cinco) dias úteis após o término do exame, por correio eletrônico, da disponibilização do resultado oficial em: https://sistemas.anac.gov.br/resultadodosexames/.

 

  • Declaração de resultado de exame:

A solicitação deverá ser peticionada no protocolo eletrônico  através da opção: >Peticionamento>Processo Novo>Tipo de Processo> Emissão de Declarações sobre Exames Teóricos.

 

  • Matérias cobradas nos exames:

As matérias cobradas nos exames, bem como a tabela de equivalência que estabelece as dispensas de matérias ou exames concedidos pela ANAC nos casos em que considera que o interessado já demonstrou determinado conhecimento teórico através de uma maneira equivalente, poderão ser consultadas no link https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2020/42s1/anexos-prt-2877_spl-20201016.pdf

 

 

Duvidas poderão ser encaminhadas para o canal Fale com ANAC