conteúdo

Hot Spots

publicado 11/03/2016 16h04, última modificação 16/08/2016 09h22

O que é um hot spot?

Um hot spot é um local na área de movimento com um histórico de incidentes ou que apresenta potencial de risco de colisão ou de incursão em pista. Por isso, nesse tipo de local é necessária uma atenção maior por parte dos pilotos e motoristas. Geralmente, ele é consequência de uma interseção complexa ou confusa entre pistas de táxi ou entre pista de táxi e pista de pouso e decolagem.

Mas, atenção, nem toda interseção entre pistas de táxi ou entre pista de táxi e pista de pouso e decolagem é um hot spot. É preciso que haja ocorrências de incursão em pista ou de conflito de tráfego de aeronaves (reporte de pilotos) para que a área seja identificada como um hot spot.

 

Causas do hot spot?

O histórico de eventos no hot spot é geralmente devido a uma variedade de causas, tais como: layout complexo do aeroporto, fluxo intenso de tráfego, sinalização pouco clara, dificultando a consciência situacional, ou mesmo falhas no treinamento. Além dessas causas, os fatores humanos devem receber a devida consideração em qualquer avaliação de hot spots.

Alguns fatores causais do hot spot podem ser resolvidos rapidamente, mas outros podem demandar um tempo maior para a remoção, ou mesmo pode ser impraticável removê-los todos completamente.

 

O que fazer quando se identifica um hot spot?

Uma vez identificados os hot spots do aeroporto, devem ser desenvolvidas estratégias para remover o perigo ou, quando não for possível fazê-lo imediatamente, gerenciar e mitigar o risco. Essas estratégias podem incluir:

  • Campanhas de alerta;
  • Instalar auxílios visuais adicionais (sinalização horizontal, vertical ou luzes);
  • Usar rotas de táxi alternativas;
  • Construir novas pistas de táxi;
  • Mitigação dos pontos cegos da Torre de Controle;
  • Publicar o hot spot no AIP.

 

A publicação do hot spot no AIP só deve ser feita após o esgotamento de todas as estratégias possíveis para removê-lo e mesmo assim os riscos permanecem.

Com o intuito de ajudar os operadores de aeródromo na identificação e mitigação de um hot spot, foi elaborado o Questionário de Identificação e Mitigação de Hot Spot para servir como um passo a passo para a identificação de um hot spot e sua eventual remoção ou mitigação.
 

Como fazer a publicação do hot spot?

Os hot spots devem ser publicados no AIP juntamente com uma breve descrição do perigo associado a ele. Somente destacar graficamente o hot spot não é suficiente. Os pilotos precisam ser alertados sobre qual o perigo associado com o hot spot identificado para que seja aumentada a consciência situacional no momento do táxi na região destacada. Além disso, os hot spots devem receber uma designação sequencial (HS 1, HS 2, etc.) para facilitar a referência.

A publicação dos hot spots no AIP é fundamental para elevar o nível de consciência situacional dos pilotos e motoristas nesses pontos. Mas, uma vez que o hot spot tenha sido eliminado, a publicação deve ser removida do AIP.

A Figura abaixo apresenta um modelo de publicação de hot spot no AIP que é apenas hipotético:

 

Como solicitar a publicação do hot spot no AIP?

A publicação dos hot spots no AIP será feita na Carta de Aeródromo para Movimento no Solo (AGMC).

Para tanto, o operador de aeródromo deve enviar uma breve descrição do perigo associado ao hot spot juntamente com a documentação descrita abaixo para Gerência Técnica de Controle e Cadastro – GTCC da Gerência de Controle e Fiscalização – GFIC por meio do correio eletrônico prenotam@anac.gov.br.

 


Planta: A planta deve ser fornecida nos seguintes formatos: DWG, PDF e DGN. No arquivo DGN, preferencialmente, sejam apresentadas as informações georeferenciadas do mesmo desenho contido nos demais formatos.

A carta do Aeródromo (ADC) deve ser utilizada como a referência para a elaboração dessa planta, que deve replicar todos os elementos constantes na ADC. No entanto, deve-se observar que a ADC utilizada como referência para elaboração da AGMC deve estar atualizada. Se a ADC em vigor não estiver atualizada, a solicitação de publicação do hot spot deve incluir junto a solicitação de atualização da ADC. Ressalta-se que a mesma planta pode ser utilizada como referência tanto para a ADC quanto para a AGMC.

É importante que não sejam enviados desenhos de projeto geométrico do aeroporto, pois estes são muito carregados de detalhes que não atendem aos propósitos das ADC e AGMC.

Questionário de Identificação e Mitigação de Hot Spot: O Questionário de Identificação e Mitigação de Hot Spot também deve ser enviado preenchido.