Você está aqui: Página Inicial > universality > Projeto Universalidade
conteúdo

Projeto Universalidade

publicado 11/06/2018 14h29, última modificação 11/06/2018 16h13

Projeto Universalidade: compreender para melhorar

Desde 2012 o Laboratório de Simulação, Ergonomia e Projeto de Situações Produtivas (PSPLab) da Universidade Federal de São Carlos vem desenvolvendo estudos sobre o transporte aéreo de passageiros com deficiência, idosos e obesos sob coordenação do Prof. Nilton Luiz Menegon e da Profa. Talita Naiara Rossi da Silva.

Em 2016 foi iniciado o Projeto Universalidade: compreender para melhorar em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Projeto Universalidade teve como objetivo mapear as condições de acessibilidade no transporte aéreo brasileiro e compreender as dificuldades encontradas por operadores do sistema e passageiros com deficiência, idosos e obesos visando à elaboração de especificações para melhoria dos aeroportos, operadores aéreos e o desenvolvimento de soluções para cabines de aeronaves. O projeto foi fundamentado na teoria da atividade e análise ergonômica das atividades de trabalho e de uso. Participaram do estudo 475 passageiros e trabalhadores de companhias aéreas brasileiras e foram analisados 37 aeroportos em todo o território nacional. Os resultados da pesquisa revelam que o sistema de atividades envolvendo aeroviários, aeroportuários e aeronautas é permeado por contradições e descontinuidades que impactam a experiência vivida pelos passageiros objeto deste estudo. Os resultados do projeto foram compartilhados com a agência reguladora, operadores aéreos e aeroportuários e fundamentarão ações e projetos futuros.

Para mais informações:

Contatos ANAC:

Marcelo de Souza Carneiro Lima
Marcelo da Conceição

Contatos do Projeto:

Prof. Nilton Luiz Menegon: menegon@ufscar.br
Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos – SP – Brasil)

Profa. Talita Naiara Rossi da Silva: talitarossi@usp.br
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (São Paulo – SP – Brasil)