Você está aqui: Página Inicial > publicacoes > Setor Regulado
conteúdo

Setor Regulado

publicado 14/03/2016 13h31, última modificação 09/07/2019 11h42

GOM - Guia da Organização de Manutenção de Produtos Aeronáuticos

Elaborado sob a forma de perguntas e respostas, o Guia contém esclarecimentos sobre diversos assuntos relacionados às organizações de manutenção. O conteúdo é baseado em um levantamento das principais dúvidas observadas pelos regulados em eventos realizados por todo o país e/ou recebidos diretamente pela Agência. O GOM tem como objetivo aproximar a Agência de seus regulados e tratar de assuntos de interesse das organizações de manutenção, certificadas segundo o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 145.

 


GEA.jpg GEA - Guia da Empresa Aérea regida pelo RBAC 135 ou RBAC 121
4ª Edição - 07/06/2019

Organizado na forma de perguntas e respostas, o Guia da Empresa Aérea contém assuntos escolhidos em função das principais questões levantadas pelos operadores em eventos realizados pela ANAC. A publicação tem como objetivo aproximar a Agência de seus regulados e tratar de assuntos de interesse de operadores regidos pelos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) nº 135 (Táxi-aéreo) e nº 121 (Linha Aérea).

 

 guia_operador_aeroagricola.jpgGuia do Operador Aeroagrícola

Resultado de uma parceria entre o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) e a ANAC, o Guia do Operador Agrícola tem como objetivo aproximar a Agência de seus regulados e tratar de assuntos de interesse dos operadores aeroagrícolas.

 

 

MANUAL para Prevenção de Incursão em Pista no Aeródromo

O objetivo principal deste manual é apresentar o assunto de prevenção de incursão em pista para os operadores de aeródromo. Ele foi elaborado para:
1. esclarecer dúvidas sobre a definição de incursão em pista;
2. facilitar o registro padronizado dos dados de incursão em pista;
3. orientar a instalação de um Runway Safety Team – RST; e
4. apresentar as melhores práticas para prevenção de incursão em pista.

 

MANUAL do Runway Safety Team RST

Considerando que o RST é um comitê multidisciplinar, ou seja, que contempla a ação conjunta de todos os principais atores da comunidade aeroportuária, o seu sucesso depende da participação comprometida de cada um de seus membros. Nesse sentido, este Manual foi elaborado para orientar também a todos aqueles que participam desse colegiado. Por isso, pretende-se que ele seja uma referência não apenas para operadores de aeródromo, mas também para PSNAs, pilotos, empresas aéreas e aviação geral.

 

Guia de Manobras para Instrução de Voo por Instrumentos
2ª Edição – 20/09/2017

Este Guia apresenta material orientativo para as escolas de aviação civil e aeroclubes que pretendam elaborar manobras para cursos práticos de voo por instrumentos (IFR).

 

 

Manual de Obras e Serviços de Manutenção 

O documento tem como objetivo orientar os regulados sobre as diretrizes e preceitos do planejamento e execução de obras e serviços de manutenção dentro da área operacional de um aeródromo.

 

 

Cartilha com Orientação para Certificação de Projeto de Tipo

 

Material destinado a auxiliar os requerentes de Certificação de Tipo a se familiarizarem com as principais fases do processo de certificação.