Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Entra em vigor nova estrutura da Agência com criação de Superintendência de pessoal de aviação
conteúdo

Notícias

Entra em vigor nova estrutura da Agência com criação de Superintendência de pessoal de aviação

Reestruturação envolve ainda reorganização de processos e alterações de competências
publicado: 16/10/2020 10h56, última modificação: 16/10/2020 15h20

A partir de hoje (16/10) entra em vigor a reestruturação na Agência aprovada pela Diretoria Colegiada no dia 18 de agosto. Dentre as principais alterações estão a a reorganização do processo de aeronavegabilidade continuada, mudanças nas competências da Assessoria Internacional que passou a ser denominada Assessoria Internacional e de Meio Ambiente e a criação da Superintendência de Pessoal da Aviação Civil (SPL) focada na certificação do pessoal de aviação civil e em organizações de formação. Dessa forma, a SPL abarcará processos que pertenciam as Superintendências de Padrões Operacionais (SPO), de Aeronavegabilidade (SAR) e de Infraestrutura Aeroportuária (SIA).

A reestruturação teve como principal objetivo colocar o foco do processo de certificação no usuário, buscando a otimização dos recursos e fortalecendo uma visão voltada para o regulado. Conheça a seguir as principais alterações:
 

Criação da Superintendência de Pessoal da Aviação Civil (SPL)

A Superintendência de Pessoal da Aviação Civil (SPL) foi criada para abrigar todos os processos relacionados à certificação de pessoal atualmente distribuídos entre diversas áreas. Em resumo, a nova área coordenará processos como a regulação das organizações de instrução; licença de pessoal; os processos de certificação da vigilância continuada de simuladores de voo para treinamento de tripulantes; padrões operacionais e proficiência linguística para pilotos; avaliação de médicos e clínicas credenciadas, além dos centros de treinamentos e simuladores de voo. Além disso, o novo setor será responsável por processos de certificação de centros de instrução AVSEC e de organizações especializadas em treinamento OE-SESCINC e pela a formação e habilitação de pessoal autorizado para manutenção de aeronaves. 
 

Definição de competências para as Superintendências de Padrões Operacionais (SPO) de Aeronavegabilidade (SAR) 

Com a criação de uma área específica para os processos de pessoal, a SPO passou a estar focada nos operadores aéreos, desde as operações até a manutenção, sendo responsável agora pela certificação de oficinas. Com essa alteração, a SAR permanece especializada na certificação de produtos aeronáuticos.
 

Assessoria Internacional e de Meio Ambiente 

Diante da relevância da agenda de meio ambiente para a aviação civil, a Assessoria Internacional recebeu novas competências e terá sua nomenclatura alterada, passando a se chamar Assessoria Internacional e Meio Ambiente. Dentre as novas funções assumidas pela Assessoria estão a coordenação da atuação da ANAC em organismos, fóruns e comitês relacionados ao meio ambiente; a proposição de atos normativos relacionados à gestão ambiental, além da implementação das recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) relativas ao tema, sempre em coordenação com as demais unidades da Agência. Complementando a estrutura de coordenação do tema, foram passadas para a Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS) competências referentes ao Esquema de Compensação e Redução das Emissões de CO2 da Aviação Internacional (CORSIA).