Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Eleições municipais: ANAC participa de ação inédita
conteúdo

Notícias

Eleições municipais: ANAC participa de ação inédita

Agência colabora na coordenação para o transporte de álcool gel e em líquido 70%, que serão utilizados nas eleições deste ano
publicado: 14/10/2020 14h19, última modificação: 14/10/2020 14h20

Para permitir o cumprimento de protocolos sanitários e garantir a segurança e a saúde de mesários e eleitores nas eleições municipais, que acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou ações voltadas ao transporte de mais de 2,1 milhões de frascos individuais de álcool gel, além de milhares de litros de álcool 70% para higienização de superfícies.

Em consequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o pleito das eleições deste ano requer cuidados especiais e adoção de medidas sanitárias por parte de todos os envolvidos.

Tanto o álcool em gel quanto o álcool líquido 70% são materiais inflamáveis classificados como artigo perigoso (UN 1170) e, portanto, para que sejam seguramente transportados nas aeronaves, os expedidores devem cumprir diversos requisitos referentes a embalagem, marcação, etiquetagem e documentação.

A atuação da ANAC envolveu também a orientação e monitoramento dos expedidores envolvidos na ação de forma a garantir que o material inflamável atendesse a todos os requisitos necessários para ser transportado pelos operadores aéreos.

Com o objetivo de garantir a segurança das operações, em especial ao transporte de carga de álcool gel e líquido, em abril deste ano, a ANAC publicou o documento Procedimentos para a expedição de álcool UN1170 (clique no link para acessar).

 

Assessoria de Comunicação da ANAC 
E-mail
jornalismo@anac.gov.br