Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Curitiba sedia audiência pública presencial da ANAC sobre concessão de aeroportos
conteúdo

Notícias

Curitiba sedia audiência pública presencial da ANAC sobre concessão de aeroportos

Sessão contou com representantes do Governo do Estado do Paraná, órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade
publicado: 09/03/2020 15h04, última modificação: 09/03/2020 15h04

Curitiba, 9 de março de 2020 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou na manhã desta segunda-feira, no hotel Mercure Aeroporto, em Curitiba, a terceira audiência pública presencial referente à sexta rodada de concessão de aeroportos. Na ocasião, representantes da ANAC e da Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura (SNAC/Minfra), responderam questões apresentadas durante a sessão. No total, 112 pessoas participaram da audiência, entre representantes de órgãos públicos, do governo do estado do Paraná, de empresas privadas e da sociedade. Dessas, cerca de 30 contribuíram presencialmente.

O Diretor de Políticas Regulatórias da SNAC, Ricardo Fonseca, apresentou um panorama geral do setor. Na sua apresentação, o valor das tarifas aéreas, a evolução do volume de passageiros transportados no setor e as cinco rodadas de concessão passadas foram destaque. Fonseca também aproveitou para explicar o modelo de concessão em blocos de aeroportos, utilizado desde a última rodada de concessão.

Em seguida, representando a ANAC, o Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos (SRA), Bruno Falcão, explicou as fases, especificações, transações e obrigações da concessionária que estão da minuta de edital e de contrato dos blocos de aeroportos.

A próxima sessão presencial será realizada no dia 11/3, em Brasília. Já foram realizadas sessões presenciais em Goiânia (GO) e Manaus (AM), nos dias 2 e 6 de março, respectivamente. Contribuições por escrito também podem ser encaminhadas até as 18h de 30 de março, por meio de formulário eletrônico disponível no endereço: https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas-publicas-em-andamento/consulta-publica.

 Bloco Sul

O Bloco Sul é composto por nove aeroportos: Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. A contribuição inicial mínima para esse bloco é de R$ 516 milhões. O valor estimado para todo o contrato da concessão é de R$ 8 bilhões.

 Processo de concessão de aeroportos

A 6ª rodada de concessão de aeroportos teve início em maio de 2019, com a publicação, no Diário Oficial da União (DOU), dos 22 aeroportos a serem concedidos. Nesta rodada, um mesmo proponente pode arrematar os três blocos. A concessionária deverá ter em sua composição um operador aeroportuário com, no mínimo, 15% de participação societária e experiência de 1 um ano no processamento de pelo menos 1 milhão de passageiros para os blocos Central e Norte e 5 milhões de passageiros para o Bloco Sul.


Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa

E-mail: jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br