Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Comunicado aos expedidores e laboratórios sobre o transporte de Substância biológica, Categoria B (UN 3373)
conteúdo

Notícias

Comunicado aos expedidores e laboratórios sobre o transporte de Substância biológica, Categoria B (UN 3373)

Expedidores de carga poderão utilizar táxi-aéreo para o transporte de substâncias biológicas. Medidas são válidas por 180 dias
publicado: 09/04/2020 16h00, última modificação: 13/04/2020 11h49

Com o objetivo de atender a alta demanda de transporte de exames realizados em laboratórios, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Portaria nº 880/SPO, de 2020, que autoriza temporariamente o transporte de Substância biológica, Categoria B (UN 3373), por todas as empresas de táxi-aéreo, regidas pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 135.

A portaria estabelece, entre outras medidas, orientações aos operadores aéreos para o transporte seguro de amostras coletadas para a detecção do vírus. Todo material coletado de pacientes para análise e diagnóstico laboratorial, incluindo o de Covid-19, deve ser classificado como artigo perigoso da UN 3373.

Para garantir que substâncias biológicas sejam oferecidas de forma segura ao transporte aéreo, cabe aos expedidores e laboratórios seguir todas as orientações contidas na Instrução Suplementar (IS) 175-004, intitulada “Orientações quanto aos procedimentos para expedição e transporte de substâncias biológicas e infectantes em aeronaves civis” (clique no link para acessar).

As orientações destinam-se apenas aos laboratórios e expedidores de UN 3373. Para informações sobre os procedimentos de transporte do produto por operadores aéreos, acesse a página https://www.anac.gov.br/noticias/2020/anac-permite-transporte-de-cargas-por-empresas-de-taxi-aereo.

Mais informações e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail .


Assessoria de Comunicação da ANAC
www.anac.gov.br