Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > ANAC concede certificado operacional a aeroportos da Amazônia Legal
conteúdo

Notícias

ANAC concede certificado operacional a aeroportos da Amazônia Legal

Os aeródromos de Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira foram os primeiros a receber essa certificação
publicado: 15/05/2020 10h58, última modificação: 15/05/2020 14h37

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu nesta sexta-feira (15/05) Certificado Operacional para os aeroportos de Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, os primeiros aeródromos regionais do Amazonas a receber essa certificação da Agência. Esse certificado permite a operação de voos comerciais com a aeronave de modelo ATR 72, sem limite de frequência semanal de operação.

Além de permitir uma maior acessibilidade para a comunidade da região desses aeroportos, essa certificação representa um aumento da segurança das operações no aeroporto, pois foram realizadas adequações na infraestrutura e nos auxílios visuais no sistema de pistas, além da definição de procedimentos de segurança operacional.

Importante destacar o trabalho proativo e colaborativo da Agência fornecendo orientações para que os aeroportos, administrados pelas prefeituras municipais, conseguissem atender os requisitos para a certificação dos terminais. Essas ações complementam outras já implementadas pela ANAC para aeródromos privados situados na região da Amazônia Legal.

Acesse o endereço a seguir para saber mais sobre a regularização de pistas da Amazônia Legal: https://www.anac.gov.br/noticias/2020/anac-simplifica-regularizacao-de-pistas-de-pouso-na-regiao-da-amazonia-legal

Aeródromos certificados pelo Brasil

Além dos aeródromos da Amazônia Legal, a ANAC emitiu, nos últimos 90 dias, Certificado Operacional para outros quatro terminais: Guanambi (BA)Pato Branco (PR)Vitória da Conquista (BA) e Sorriso/MT – clique nos links para acessar as portarias de certificação emitidas. Essas decisões permitem o aumento do número de voos regulares nos terminais e colabora com a ampliação da malha aérea entre as cidades e os demais aeroportos regionais do país.

Assessoria de Comunicação da ANAC
www.anac.gov.br