Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Reporte voluntário e gerenciamento de segurança operacional foram temas abordados no segundo dia do SMS Brazil
conteúdo

Notícias

Reporte voluntário e gerenciamento de segurança operacional foram temas abordados no segundo dia do SMS Brazil

Evento reuniu autoridades e especialistas do setor aéreo nos dias 5 e 6/12 em São Paulo
publicado: 06/12/2019 18h23, última modificação: 06/12/2019 18h23

A prevenção e a investigação de acidentes aeronáuticos, a criação de sistemas para reporte voluntário de ocorrências e a implementação de sistemas no gerenciamento de segurança operacional foram os principais temas abordados no segundo e último dia da 4ª edição do Safety Management Summit (SMS Brazil), realizado nos dias 5 e 6/12, no Hotel Mélia Ibirapuera, em São Paulo.

O primeiro painel do dia, sobre as formas de investigação de acidentes aeronáuticos, foi apresentado pelo chefe da subdivisão de investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Coronel André Luiz Mota. Durante sua exposição, o Coronel apresentou os dados estatísticos por tipos de ocorrências aeronáuticas mais relevantes dos últimos 10 anos. Luiz Mota lembrou que esses dados contribuem para a análise de casos e para serem utilizados como forma de prevenção em operações futuras.

A palestra seguinte foi realizada pelo especialista em gerenciamento de segurança da Federal Aviation Administration (FAA), Donald Arendt. O profissional destacou o uso e os benefícios dos programas de reporte voluntário na aviação civil mundial como forma de mitigar e reduzir possíveis falhas no processo de segurança operacional. Para Donald, o incentivo na criação de canais de reporte não deve ser utilizado para apontar culpados, mas para buscar soluções que podem ajudar os profissionais e o setor aeronáutico.

Um dos painéis mais aguardados pelo público foi o do Dr. Ken Witcher, decano da universidade americana de engenharia aeronáutica Embry-Riddle. A palestra do professor trouxe como destaque a importância das novas tecnologias para a formação do profissional de segurança da aviação civil que trabalha na investigação de acidentes aeronáuticos. De acordo com Witcher, 94% dos alunos da Embry-Riddle passam o dia conectados à internet e estudam quase 100% por meio de ferramentas online.

O SMS Brazil 2019 foi finalizado pela especialista em segurança operacional da ANAC, Nathália Cardoso. Durante sua apresentação, Nathália falou sobre o trabalho desenvolvido com a participação da ANAC na coleta de dados de performance de segurança dos aeroportos brasileiros. A especialista ressaltou a importância do projeto para a melhoria das atividades aeroportuárias. Ela acredita que, apesar de inicial, o projeto dará resultados importantes para o setor. “O trabalho que estamos desenvolvendo é dinâmico e está em constante melhoria”, destacou.

Prêmio InovANAC

Dando continuidade à premiação dos profissionais da aviação civil que trabalham no fomento à promoção da segurança operacional, a ANAC divulgou nesta sexta-feira (6/12) os ganhadores do Prêmio InovANAC Safety 2019, no tema Aeronavegabilidade. As categorias foram: Ação de Inovação e Ideia Inovadora.

Para ver todos os vencedores dos 3 temas: Aeródromos, Operadores Aéreos e Aeronavegabilidade, acesse o link https://www.anac.gov.br/inovanac.

 

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br

registrado em: , , , ,