Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Gerenciamento de risco da fauna em aeródromos ganha página no Portal
conteúdo

Notícias

Gerenciamento de risco da fauna em aeródromos ganha página no Portal

Espaço concentra orientações aos regulados
publicado: 18/03/2019 18h46, última modificação: 18/03/2019 18h46

O Portal da ANAC ganhou mais uma página: Gerenciamento do Risco da Fauna em Aeródromos Públicos. O objetivo é ampliar o conteúdo disponível sobre o tema e concentrar as informações para melhor orientação aos regulados e à sociedade em geral. 

A presença de aves nos aeródromos e em seus arredores é um problema global que afeta diretamente a condição de segurança da aviação civil. Por essa razão, o gerenciamento do risco da fauna é extremamente necessário para reduzir as probabilidades de colisão entre aves e aeronaves.

A necessidade de mitigar ou eliminar os riscos que a presença de aves e demais espécies de animais às operações aéreas torna necessária a execução de ações específicas para o gerenciamento do risco de colisão entre aeronaves e a fauna pelos operadores de aeródromos.

A regulamentação da ANAC sobre o tema são o RBAC 164 (Gerenciamento do Risco da Fauna nos Aeródromos Públicos) e a Instrução Suplementar IS nº 164-001 (Análise do Risco de Colisão entre Aeronaves e a Fauna). Conheça a nova página e saiba mais sobre o assunto aqui.