Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Evento de segurança operacional reúne autoridades da aviação civil mundial
conteúdo

Notícias

Evento de segurança operacional reúne autoridades da aviação civil mundial

4ª edição do Safety Management Summit (SMS) é realizada nos dias 5 e 6/12 em São Paulo
publicado: 05/12/2019 18h56, última modificação: 06/12/2019 14h29

Cerca de 280 pessoas ligadas à comunidade aeronáutica estiveram presentes hoje (5/12) na abertura da 4ª edição do Safety Management Summit (SMS Brazil), realizado no Hotel Mélia Ibirapuera, em São Paulo. O evento tem por objetivo proporcionar a troca e o compartilhamento de experiências entre representantes da indústria da aviação civil para discutir as melhores práticas de segurança operacional.

O SMS Brazil, que terá continuidade nesta sexta-feira 6/12, faz parte do calendário de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e é realizado anualmente no mês de dezembro como parte da comemoração ao dia Internacional da Aviação Civil, celebrado no dia 7 de dezembro.

A abertura do Safety Management Summit (SMS Brazil) foi feita pelo Superintendente de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC, João Garcia, e pelo Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar, Walcyr Josué de Castilho. Representante da Agência no evento, João Garcia agradeceu a presença dos participantes e reforçou o compromisso da ANAC com as melhores práticas na área de segurança operacional.

Este primeiro dia, promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), teve painéis realizados por representantes ligados a operadores aéreos e de infraestrutura aeroportuária, empresas de manutenção, fabricantes de aeronaves, centros de pesquisa e de autoridades de órgãos de governo.

Além das palestras, a edição do SMS deste ano contou ainda com debate que teve a participação do grupo de colaboração internacional em gerenciamento de segurança (Safety Management International Collaboration Group SM-ICG), representado por Andrew Lawrence, da autoridade de aviação civil canadense (TCCA), e da equipe pan-americana de segurança da aviação (Pan-American Re Aviation Safety Team PA-RAST), com a participação de Gabriel Acosta, da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Ganhadores do Prêmio InovANAC

Durante a realização do Safety Management Summit (SMS Brazil) edição 2019, foram anunciados os vencedores do Prêmio InovANAC Safety. O concurso é uma iniciativa de estímulo à cultura da inovação na aviação civil, e premia ideias e práticas que sirvam de inspiração ou de referência para promoção da segurança operacional. O InovANAC é dividido em 3 categorias: Aeródromos, Operadores Aéreos e Aeronavegabilidade.​

Para ver os vencedores de cada categoria, acesse o link https://www.anac.gov.br/inovanac.

Assessoria de Comunicação da ANAC 
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa 

E-mail: jornalismo@anac.gov.br