Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > ANAC recebe representantes de autoridade de aviação civil chinesa (CAAC)
conteúdo

Notícias

ANAC recebe representantes de autoridade de aviação civil chinesa (CAAC)

Reunião teve como foco cooperação em aviação geral
publicado: 04/07/2019 06h23, última modificação: 04/07/2019 12h46

No dia 27 de junho, a ANAC recebeu delegação chinesa composta por representantes de alto nível da autoridade de aviação civil chinesa, a Civil Aviation Administration of China (CAAC). O encontro teve como objetivo discutir possibilidades de cooperação técnica em aviação geral. A China demonstrou interesse em utilizar o Brasil como modelo a seguir para expandir sua aviação geral. Enquanto o Brasil possui a 4º maior frota em aviação geral do mundo, com cerca de 24.534 pilotos e 8.339 aeronaves, a China possui apenas 4.489 pilotos e 2.495 aeronaves em aviação geral.

A delegação chinesa, composta por 08 integrantes, contou com a participação do Vice-Administrador, dos diretores e vice-diretores de aeronavegabilidade e de flight standards, da vice-diretora de assuntos internacionais, de representante da embaixada chinesa e da fabricante aérea chinesa AVIC.  O Brasil foi representando pelo Diretor da ANAC, Juliano Noman, o Secretário da Secretaria de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, o representante da área internacional da Embraer, Daniel Bassani, além de diversos chefe de Unidade da ANAC.

Brasil e China realizaram apresentações sobre as respectivas realidades na aviação geral, seguidas por discussões sobre o tema. Ao final da reunião, a ANAC e a CAAC assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de aprofundar o desenvolvimento de atividades de cooperação técnica entre as duas Autoridades, especialmente na área de aviação geral.

Após a reunião, os representantes da área de aeronavegabilidade das duas autoridades reuniram-se para tratar de certificação de produtos aeronáuticos.