Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > ANAC divulga o Índice de Retrabalho das organizações de manutenção de produto aeronáutico
conteúdo

Notícias

ANAC divulga o Índice de Retrabalho das organizações de manutenção de produto aeronáutico

Iniciativa faz parte da quinta etapa do projeto “SGSO para Todos”
publicado: 17/12/2019 14h11, última modificação: 18/12/2019 07h27

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou esta semana os primeiros valores do Indicador de Desempenho da Segurança Operacional (IDSO) das Organizações de Manutenção regidas pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 145 (RBAC 145). A divulgação faz parte da quinta fase do projeto “SGSO para Todos” (clique no link para acessar a página do projeto).

O IDSO é composto pelo Índice de Retrabalho (IR) médio das Organizações de Manutenção (OMs). Pela regulamentação vigente, as organizações de manutenção devem calcular mensalmente o seu Índice de Retrabalho e comunicar seus resultados à ANAC a cada trimestre.

No escopo do projeto “SGSO para Todos”, o IDSO exerce papel fundamental, já que apresenta um panorama geral do setor e permite sua utilização pelas organizações como referência para a avaliação do seu desempenho, contribuindo para a sua melhoria contínua – um dos principais objetivos do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).

Considerando o papel fundamental da manutenção aeronáutica nos níveis de segurança operacional da aviação civil, o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) foi introduzido no âmbito das Organizações de Manutenção e passou a ser obrigatório a partir de 8 de março de 2019, conforme estabelece o RBAC nº 145. A utilização do Índice de Retrabalho como o meio de avaliar o desempenho da segurança operacional nas OMs foi definida pelo subparágrafo 5.6.3.1 (f) da Instrução Suplementar 145.214-001B.

Os dados do IDSO estão disponíveis no Portal da ANAC a partir do endereço eletrônico https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/inet2/stats/AIRStatsIDSO.asp (clique no link para acessar).

 

SGSO para Todos

Lançado em maio de 2016, o projeto “SGSO Para Todos” tem como objetivo realizar ações de disseminação da cultura da segurança operacional e de boas práticas de gerenciamento de segurança operacional em Organizações de Manutenção (OM), oferecendo soluções simples e eficazes para a implementação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) nas empresas. O projeto busca construir um ambiente não punitivo de compartilhamento de dados e informações relativos ao gerenciamento dos riscos inerentes às atividades de manutenção aeronáutica e auxiliar organizações que estejam enfrentando dificuldades para planejar e conduzir o processo de implementação do SGSO.

Acesse a página Projeto “SGSO para Todos”, disponível no Portal da ANAC (clique no link para acessar).