Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > ANAC realiza evento internacional de segurança operacional em São Paulo
conteúdo

Notícias

ANAC realiza evento internacional de segurança operacional em São Paulo

O Safety Management Summit – SMS Brazil 2016 é realizado no Dia Internacional da Aviação Civil
publicado: 07/12/2016 11h19, última modificação: 07/12/2016 15h28
Exibir carrossel de imagens Paes de Barros, diretor da ANAC, participar da abertura Seminário de Segurança Operacional

Paes de Barros, diretor da ANAC, participar da abertura Seminário de Segurança Operacional

Idealizado para disseminar as ações implementadas na área de segurança operacional (safety) do Brasil e de vários locais do mundo, o evento SMS Brazil 2016 está apresentando hoje, 07/12, palestras que buscam informar e debater as melhores práticas voltadas à segurança operacional por meio da implementação do Safety Management Summit (SMS).

Na abertura do evento, o diretor Hélio Paes de Barros fez os agradecimentos e deu boas vindas ao público participante (empresas aéreas, operadores de aeródromos, indústria aeronáutica, fabricantes e fornecedores de aeronaves, órgãos públicos que compõem o sistema de aviação civil, entre outros). Além disso, o diretor da ANAC contou um pouco da história do Dia Internacional da Aviação Civil e sua relação com a Convenção de Chicago, além de explicar algumas atribuições e objetivos da Convenção, a qual o Brasil é signatário. Na ocasião, ele também discorre sobre a missão da ANAC e a importância de debates sobre a política de segurança operacional, destacando que tem sido um dos temas de foco da Agência e também do SMS Brazil 2016.

O evento que está ocorrendo em São Paulo conta com a presença de diretores da ANAC, ICAO, FAA e IATA, além do gerente da operadora aeroportuária Changi Aiport Group e de representantes dos grupos BCAST, BHEST, BGAST e BAIST.

Das 10h às 18h30 serão apresentados painéis que tratam da importância e do desempenho da segurança operacional e da implementação do Safety Management Summit (SMS), além de debates técnicos entre os participantes que serão moderados pela ANAC.

O Safety Management System (SMS) em português é conhecido como Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), que agrupa um conjunto coerente de práticas sistematizadas e procedimentos integrados para o monitoramento e para a mitigação dos riscos à segurança operacional.

O SGSO enfatiza a gestão da segurança como um processo de negócio fundamental a ser considerado de forma equivalente a outros aspectos da gestão empresarial.

O conceito de Gerenciamento da Segurança Operacional foi adotado pelo Brasil como Estado Contratante da Convenção de Aviação Civil Internacional, atendendo a diretriz da Organização de Aviação Civil Internacional – OACI para que todos os signatários estabelecessem um Programa de Segurança Operacional, voltado para o alcance de níveis aceitáveis de segurança operacional nas atividades de aviação civil.

O Programa de Segurança Operacional Específico da ANAC (PSOE-ANAC) contempla as diretrizes e requisitos para orientar a implantação e desenvolvimento de Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional – SGSO, representando o compromisso da ANAC com a busca da melhoria contínua nos níveis de segurança operacional da aviação civil brasileira.

O SGSO apresenta um processo evolutivo, estruturado para que os provedores de serviços da aviação civil possam gerenciar a segurança de suas operações com o mesmo nível de prioridade que os demais processos de negócio são gerenciados, fornecendo um conjunto de ferramentas gerenciais e métodos organizacionais para apoiar as decisões de forma a garantir que as atividades diárias se desenvolvam dentro de níveis de risco aceitáveis segundo os padrões da Agência.

 

Assessoria de Comunicação da ANAC 
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa 
Telefones: 
(61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498 / 4642 
Plantão de Imprensa: (61) 9 9112-8099* 
E-mail: jornalismo@anac.gov.br 
* das 19h às 9h nos dias úteis e 24h nos finais de semana e feriados