conteúdo

Resultado de pesquisa de opinião sobre o SDEA

publicado 06/03/2018 15h30, última modificação 28/03/2019 08h42

Como a segurança da comunicação radiotelefônica entre pilotos e controladores de tráfego aéreo é um tema de interesse público, é recomendado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) que informações sobre a validade e confiabilidade de testes de proficiência linguística para pilotos e controladores estejam disponíveis para o público.

A partir do início de 2017, o setor de proficiência linguística da ANAC passou a efetuar pesquisas junto aos pilotos que efetuaram o Santos Dumont English Assessment. O primeiro questionário enviado para um grupo de mais de 5000 pilotos já teve seu período de respostas concluído. Esta pesquisa foi uma importante ferramenta de verificação da qualidade do exame e de todo o processo de certificação em proficiência linguística, útil para implementação de melhorias no processo de certificação de pilotos em proficiência linguística e para estreitar a comunicação com a comunidade de pilotos.

No final de 2017, após a implantação do novo conjunto de versões de prova do SDEA, foi implementado um segundo questionário, mais resumido, que é enviado aos pilotos que se submeteram ao exame recentemente. O questionário é remetido semanalmente para o grupo de pilotos que fez a prova nos últimos dias.  Este novo questionário tem como objetivo:

  • Validar o SDEA, através da análise dos resultados, que refletem se o impacto da prova no treinamento em inglês dos pilotos civis brasileiros e na segurança operacional foi positivo ou negativo;
  • Fornecer feedback dos candidatos sobre o método usado para avaliar (o exame cobre todas as necessidades reais dos pilotos na cabine?);
  • Obter a opinião do público de pilotos da adequação do exame aos descritores da escala de níveis da ICAO;
  • Fornecer informações sobre a satisfação dos candidatos em relação às entidades credenciadas.

O candidato que tenha feito a prova há mais de 30 (trinta) dias e não tenha recebido o e-mail com o convite para participar da pesquisa poderá solicitar o reenvio do convite da pesquisa enviando e-mail para o endereço proficiencia.linguistica@anac.gov.br, informando nome completo, código ANAC, data e local em que fez a prova.

 - Pesquisa sobre o Santos Dumont English Assessment – realizada entre 20/02/2017 e 17/03/2017