conteúdo

Exame Prático

publicado 11/03/2016 19h12, última modificação 30/01/2020 15h22

Os exames práticos de proficiência para concessão e revalidação de licenças e habilitações de pilotos podem ser realizados por examinadores designados pela ANAC ou por examinadores credenciados de empresas aéreas, centros de treinamento, escolas de aviação civil ou aeroclubes.

Para realizar exame com examinadores credenciados, não é necessária qualquer solicitação prévia à ANAC. Basta ao candidato agendar seu exame diretamente com o examinador ou instituição à qual este esteja vinculado.

Por outro lado, caso opte por realizar o exame com um examinador designado pela ANAC, o candidato deverá solicitar previamente à Agência o agendamento do exame e a designação do examinador. Para isso, deverá:

  1. Preencher o formulário eletrônico disponível no link https://sistemas.anac.gov.br/spo/escala/.
  2. Aguardar o recebimento de e-mail da ANAC confirmando o registro da solicitação (em caso de não recebimento, verificar se o e-mail não se encontra em sua caixa de “SPAM” ou “LIXO ELETRÔNICO”).
  3. Aguardar novo e-mail da ANAC que confirmará que um examinador foi escalado para o exame. Neste e-mail serão informados o nome do examinador designado e seus dados de contato.

 

Após a confirmação do agendamento, o solicitante deverá entrar em contato com o examinador para acordar a data, local e demais detalhes pertinentes à realização do exame.

Os exames feitos com examinadores não designados pela Coordenação de Escala serão indeferidos pela ANAC.

A fim de evitar transtornos, orientamos que o piloto cadastre sua solicitação com 40 dias de antecedência da data de vencimento da habilitação, para que ele e o examinador definam juntos a data mais conveniente para o exame.

Candidatos que pretendam realizar juntos seus exames (ex. PIC e SIC em um mesmo voo, ou voos consecutivos em uma mesma aeronave), deverão enviar um e-mail para escala@anac.gov.br com os números das solicitações, para que seja designado um mesmo examinador.

É de responsabilidade do candidato se assegurar de que somente realizará o exame de proficiência após cumprir os requisitos para concessão, revalidação ou requalificação previstos no RBAC 61 ou nos RBHA 63 ou 65, conforme aplicável.

Para informações, dúvidas ou sugestões, registre sua manifestação no Fale com a ANAC