Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Profissionais da Aviação Civil > Páginas Complementares > Credenciamento de pessoa jurídica para aplicação do Santos Dumont English Assessment
conteúdo

Credenciamento de pessoa jurídica para aplicação do Santos Dumont English Assessment

publicado 13/03/2016 16h13, última modificação 13/08/2020 12h14

A subparte D do RBAC 183 estabelece os requisitos para o credenciamento de pessoas jurídicas para aplicação do exame de proficiência linguística da ANAC, o Santos Dumont English Assessment - SDEA.

IS 183-001D descreve o processo de credenciamento de pessoas jurídicas para aplicação do SDEA, incluindo os critérios de elegibilidade, qualificações necessárias para os avaliadores com experiência linguística (ELE) e avaliadores com experiência operacional (SME), além de detalhar os Códigos de Ética e de Prática, as responsabilidades e sanções administrativas aplicáveis, dentre outros procedimentos.

Entre os dias 18 e 27 de fevereiro de 2019, a ANAC promoverá na cidade do Rio de Janeiro o curso inicial de examinador. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas, todas gratuitas, destinadas a avaliadores com experiência linguística (ELE) e avaliadores com experiência operacional (SME).

O curso de examinador credenciado tem como objetivo habilitar os participantes a aplicar o exame de proficiência linguística da ANAC – conhecido como Santos Dumont English Assessment (SDEA) –, desenvolvido para verificar o nível de proficiência linguística dos pilotos portadores de licença brasileira. O teste avalia as habilidades dos candidatos de fala e compreensão da língua inglesa em contexto relacionado à aviação, incluindo situações inesperadas e de emergência.

A convocação para o processo de credenciamento de pessoas jurídicas para aplicação do exame de proficiência linguística da ANAC é fundamentada na IS 183-001D e no edital específico do processo de convocação (último publicado: Edital  67/2018, de 14 de novembro de 2018)

Recomendamos acompanhar as novas publicações nesta página.