Por Jonatas Boni, G1 RO — Porto Velho


Aeroporto de Porto Velho é fechado por causa da fumaça

Aeroporto de Porto Velho é fechado por causa da fumaça

Fumaça no aeroporto de Porto Velho por volta de 12h30 — Foto: Iule Varga/Rede Amazônica

O Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho (RO), ficou fechado por quase duas horas na manhã segunda-feira (26), voltando a operar normalmente a partir das 11h35, segundo a Infraero. O fechamento foi em decorrência da quantidade de fumaça das queimadas.

As queimadas na região da Amazônia registraram aumento de 82% entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Dados do órgão também mostram que, antes mesmo do final do mês, agosto já registra mais focos de queimadas na Amazônia que a média dos últimos 21 anos.

De acordo com a Infraero, nesta segunda-feira, a única pista do aeroporto de Porto Velho foi fechada totalmente às 9h35 (local) porque não havia visibilidade para pouso e/ou decolagem.

O aeroporto ficou fechado por cerca de duas horas, porém neste horário não estavam previstos voos domésticos.

Por volta de 12h, a Infraero autorizou que um Airbus A320 da Latam pousasse na pista do terminal. A aeronave havia saído de Brasília, e o pouso só pôde ser feito através de instrumentos.

No início desta tarde, cinco voos estavam previstos para decolar de Porto Velho ainda nesta segunda-feira:

  • Voo Latam n° 03595, para Brasília (marcado para 13h30)
  • Voo Azul n° 04167, para Cuiabá (às 15h10)
  • Voo Azul n° 0274, para Manaus (às 21h50)
  • Voo Gol n° 01883, para Manaus (às 23h30)
  • Voo Azul n° 02741, para Manaus (às 23h55)

Aeroporto de Porto Velho fica fechado por causa de concentração de fumaça

Aeroporto de Porto Velho fica fechado por causa de concentração de fumaça

Devido à fumaça na capital, a Infraero diz que estes próximos pousos e decolagens serão operados por meio de instrumento. A pista pode ser fechada novamente se a quantidade de fumaça aumentar à tarde ou durante a noite.

Fechamentos em agosto

Segundo a Infraero, o aeroporto Governador Jorge Teixeira já foi fechado três vezes neste mês de agosto por baixa visibilidade.

No dia 6, o terminal ficou fechado das 6h30 às 9h para pouso. Na ocasião, um voo da Latam chegou a ser desviado do aeroporto de Porto Velho para Manaus devido à quantidade de fumaça no céu da capital rondoniense.

No dia 16, a suspensão de voos foi entre 3h41 e 5h54, para pouso e decolagem. No mesmo dia a pista voltou a ser fechada para pouso, às 7h, seguindo assim até 12h.

A Infraero ressalta que os fechamentos apontados ocorreram "por baixa visibilidade, podendo ter ocorrido por mau tempo ou fumaça na região".

FAB no combate das queimadas

A Força Aérea realiza, desde o sábado (24), uma operação de combate às queimadas na Amazônia. Os Hércules C-130 estão saindo de Porto Velho para levar água até os focos de calor.

Mesmo com o fechamento temporário do aeroporto, a Base Aérea diz que a ação não foi comprometida.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!