Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Profissionais da Aviação Civil > Acesso Rápido > Decolagem Certa – DCERTA
conteúdo

Decolagem Certa – DCERTA

publicado 11/03/2016 18h24, última modificação 11/03/2016 18h24

O Decolagem Certa (DCERTA) é um sistema informatizado de monitoramento pelo qual se verificam as documentações relativas às condições das aeronaves, dos aeronautas e dos aeródromos registrados no Brasil, a fim de observar se encontram-se em situação regular na ANAC, por meio dos dados informados no plano de voo. Esse procedimento é único no mundo e foi instituído com a publicação da Resolução n° 151, de 7 de maio de 2010, sendo utilizado em sua totalidade desde dezembro de 2011.

O Sistema Decolagem Certa (DCERTA) se constitui em ferramenta voltada para a fiscalização da aviação geral, especificamente em termos de vigilância continuada, e de monitoramento dos voos da aviação civil brasileira. A implantação do DCERTA na totalidade dos aeroportos que contam com Salas de Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) no Brasil tem permitido, desde a vigência da Resolução nº. 151/2010, a redução de irregularidades relativas à documentação do piloto ou da aeronave, estimulando a regularização de pendências dos tripulantes e operadores e o aumento da confiabilidade na base de dados do Sistema.

Essa verificação é feita quando o tripulante apresenta um plano de voo, por telefone ou nas Salas de Informação Aeronáutica (AIS) dos aeródromos brasileiros.