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VII Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo

publicado 24/09/2019 18h29, última modificação 26/11/2019 10h55

No período de 6 a 8 de novembro de 2019, a Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS) da ANAC, com o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) e da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), promoveu a VII Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo na cidade de São Paulo/SP.

A sétima edição do evento contou com 212 participantes de empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no país, além de outras entidades, distribuídos entre a cerimônia de abertura e 5 painéis com duração de 3h30min cada.

A cerimônia de abertura, iniciada por uma apresentação do Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC, Ricardo Bisinotto Catanant, contou ainda com palestras de Fabiana Todesco, Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Secretaria de Aviação Civil, Dany Oliveira, Diretor da International Air Transporte Association (IATA), Alessandro V. M. Oliveira, Coordenador do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA), José Barreto de Andrade Neto, Juliana Salim Faria Dantas e Milena Oliveira Marques da Rocha Capeluppi, servidores da Superintendência de Regulação Econômica de Aeroportos (SRA) da ANAC, sendo encerrada por uma apresentação de Roberto da Rosa Costa, Gerente de Acompanhamento de Mercado da ANAC.

Pelo terceiro ano consecutivo o evento contou, com um painel inteiro dedicado a estudos acadêmicos de economia do transporte aéreo, intitulado “Simpósio de Economia do Transporte Aéreo (SETA 2019)”, conduzido por pesquisadores do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA), onde foram apresentadas pesquisas sobre diversos temas relacionados ao mercado de transporte aéreo.

Os demais painéis do evento foram conduzidos por servidores da Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC), da Gerência de Acesso ao Mercado (GEAM) e da Gerência de Regulação das Relações de Consumo (GCON), que debateram com os participantes os principais aspectos da remessa periódica de tarifas aéreas, da autorização de voos e registro de serviços aéreos, do dados de transporte de passageiros PNAE e da utilização da plataforma Consumidor.org para resolução de conflitos entre empresas e consumidores. Além de abordar a regulamentação vigente, os painéis trouxeram ao debate informações sobre as mudanças em curso nos sistemas de envio e recebimento dos dados e alterações propostas para os regulamentos.

De acordo com as respostas ao questionário que foi preenchido a cada painel, verificou-se que 87% dos participantes trabalham diretamente, participam ou gerenciam equipe que é responsável pelo assunto em sua empresa.

17,5% dos participantes trabalham com o assunto do painel há menos de 1 ano, e 11% entre 1 e 3 anos.

37% dos profissionais participaram pela primeira vez da Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo.

Para 98% dos participantes, o evento atendeu às expectativas. 1% consideraram que o evento atendeu parcialmente e 1% considerou que o evento não correspondeu às expectativas.

A seguir, estão disponíveis a programação final do evento, o quantitativo de participantes por painel, o perfil dos participantes, as apresentações e o resumo das avaliações feitas pelos participantes.