Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Aeronaves > Non Required Safety Enhancing Equipment (NORSEE) - Nota
conteúdo

Non Required Safety Enhancing Equipment (NORSEE) - Nota

publicado 24/08/2016 10h44, última modificação 20/02/2017 09h44

 Aprovação de Equipamento Não Requerido que Aumenta a Segurança de Voo 

          (i) Equipamento NORSEE é aquele não requerido por regulamento (RBAC/RBHA), e que tenha como objetivo aumentar, de forma mensurável, a segurança da aeronave. Equipamento aprovado como NORSEE pode aumentar a consciência situacional; fornecer informação adicional que não seja utilizado como um sistema primário da aeronave; fornecer indicação independente de “warning”, “caution” ou “advisory”; ou proporcionar proteção adicional à segurança dos ocupantes. Exemplos de NORSEE incluem: sistemas de aviso de tráfego, terreno ou meteorologia; indicador de atitude; indicação de configuração da aeronave; indicação suplementar, tal como quantidade de combustível; sistema de monitoramento ou detecção de fumaça; sistema de extinção de fogo; etc.

          (ii) A Policy da FAA No. PS-AIR-21.8-1602, de 31 de março de 2016, trata da aprovação de equipamento NORSEE para uso em aviões 14 CFR Part 23 e helicópteros 14 CFR Part 27 e 29, excluindo aeronaves 14 CFR PART 25. Essa Policy descreve uma nova forma de aprovação de artigo aeronáutico, compatível com o RBAC 21.8(d), que flexibiliza a aprovação de artigo e sua produção, não necessitando de uma aprovação de produção específica ao produto aeronáutico, tal como é requerido para produtos TSO/OTP, PMA/CPAA ou sob um Certificado de Tipo.

          (iii) Esta Policy não trata da instalação do equipamento na aeronave, que deve ser feita conforme os meios existentes, como Certificado Suplementar de Tipo (CST) e SEGVOO 001; ou apenas registro em caderneta de manutenção, caso sua instalação seja considerada como pequena modificação à aeronave.

           (iv) Um equipamento aprovado pela FAA como NORSEE é considerado aprovado pela ANAC e é elegível para, de acordo com o item (iii), ser instalado em aeronaves brasileiras.