Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Aeródromos > AVSEC > Instrutor AVSEC
conteúdo

Instrutor AVSEC

publicado 20/03/2018 14h37, última modificação 09/09/2020 16h40

O que é um Instrutor AVSEC?

O Instrutor AVSEC é o profissional que concluiu com êxito um processo de certificação de instrutor, passando a ser habilitado a ministrar cursos AVSEC presenciais ou para acompanhar cursos semipresenciais ou a distância.
 

Processo de Certificação de Instrutor AVSEC

O processo de certificação de instrutores AVSEC está previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 110, normativo da ANAC que institui o Programa Nacional de Instrução em Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita – PNIAVSEC. A elaboração e implementação de um sistema de certificação de instrutores na área de segurança contra atos de interferência ilícita é uma diretriz da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é membro. Para atender a essa diretriz, a ANAC aplica um processo sistematizado de certificação, capaz de garantir a qualidade dos treinamentos para a formação de profissionais que atuarão na implementação de medidas de segurança na aviação civil.

Critérios de aprovação para o processo:

 1. Experiência profissional mínima de 12 meses nas atividades operacionais de Aviação civil;

OBS: As atividades de controle de qualidade, docência e elaboração de material didático não são consideradas como atividade operacional para fins de experiência exigida nos critérios de aprovação da certificação de instrutor AVSEC.

2. Escolaridade mínima: ensino médio;

3. Certificação válida de AVSEC para Operador Aéreo e de AVSEC para Operador de Aeródromo (É necessário que o candidato possua as duas habilitações, cumulativamente, conforme RBAC nº 110) OU Gerenciamento em Segurança da Aviação Civil ou Supervisão em Segurança da Aviação Civil ou Auditor em Segurança da Aviação Civil (um desses três cursos regidos pela Resolução nº 63/2008).;

4. Passar por avaliação de antecedentes;

5. Certificação em Inspeção de Segurança da Aviação Civil ou declaração de conclusão da primeira etapa do referido curso (etapa do centro de instrução) OU Certificado do Curso de Operador Especializado em Raios-X (a habilitação não precisa estar válida);.

  • 6. Nota nas avaliações teórica e prática igual ou superior a 70%.

 

Sistema de Peticionamento Eletrônico (SPE)

A partir de 2017, as inscrições no processo de certificação de instrutor AVSEC devem ser efetuadas por meio do Peticionamento Eletrônico. Para enviar seu pedido de inscrição, é necessário se antecipar e realizar o cadastro no SEI!-ANAC, seguindo as orientações disponíveis aqui .

Veja aqui algumas etapas do peticionamento eletrônico.

 

Processos de Certificação de Instrutores

 

 

 

 

Downloads