Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Páginas Temáticas > Meio Ambiente > Mudança Climática
conteúdo

Mudança Climática

publicado 06/12/2019 10h12, última modificação 06/12/2019 11h30

Imagem: pixabay.com

A mudança climática é a grande questão ambiental do século XXI de acordo com a Organização das Nações Unidas. O impacto exato da aviação na mudança do clima é difícil de mensurar. Contudo, no que compete ao volume de emissões de CO2 - o principal gás de efeito estufa - a aviação responde por cerca de 2% do total mundial. Embora a participação atual não seja elevada, o setor busca reduzir sua contribuição devido ao crescimento acelerado esperado para o futuro: em 2016 o relatório ambiental da OACI projetou um crescimento da aviação internacional em 5,3% ao ano até 2030.

O Brasil apoia as políticas da OACI e também adota medidas domésticas sobre o tema. Isto se dá por meio da introdução de regulamentos tecnológicos de redução das emissões na fonte, da adoção de mecanismos de mercado, de incentivos a melhorias operacionais e de apoio à introdução de combustíveis alternativos que reduzam o impacto das emissões da aviação no meio ambiente.

A evolução histórica das emissões pode ser acompanhada no inventário de emissões da aviação civil brasileira, e os objetivos estratégicos para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa estão contidos no Plano de Ação do Brasil.
 

Fóruns de Atuação

O principal fórum de discussão sobre mudança climática do qual a ANAC participa é o Comitê de Proteção Ambiental da Aviação (CAEP) da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). A estrutura e o funcionamento deste comitê estão explicados na página dedicada ao CAEP.

Este comitê possui diversos subgrupos que atuam em diversas frentes para a mitigação das causas e consequências da mudança climática, incluindo o Grupo de Trabalho 4 – CORSIA – que é o responsável pelas discussões das medidas baseadas em mercado; o grupo de trabalho 3, que detém o conhecimento sobre as tecnologias que podem ser aplicadas aos projetos de aviões; o grupo de trabalho 2, que atua na melhoria nas operações das aeronaves; o Impacts and Science Group (ISG) que estuda cientificamente os efeitos da aviação no meio ambiente; e o Fuels Task Group (FTG), que trabalha com a introdução de combustíveis alternativos na aviação. A ANAC acompanha estes grupos técnicos e é responsável pela coordenação dos trabalhos da equipe Brasileira, que conta com especialistas de diversas instituições e órgãos públicos.

Ademais, a ANAC é integrante do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima – FBMC – e acompanha as discussões deste fórum.

 

Temas em destaque