Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Dados e Estatísticas > Relatório Mensal de Segurança Operacional (RMSO)
conteúdo

Relatório Mensal de Segurança Operacional (RMSO)

publicado 15/03/2016 21h42, última modificação 19/10/2020 12h35

De forma mensal, a ANAC publica o Relatório Mensal de Segurança Operacional (RMSO) de forma a prover informações de inteligência aos seus colaboradores e gestores para que direcionem e avaliem seus processos de certificação, fiscalização, normatização e regulação técnica visando à melhoria contínua dos níveis de segurança operacional da aviação civil brasileira.

Os dados divulgados pela ANAC são produzidos com base nas consultas realizadas ao sistema ECCAIRS, mantido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica. Na metodologia utilizada pela Agência não estão incluídas as ocorrências envolvendo atos ilícitos ou de interferência ilícita. Também não são consideradas as ocorrências com aeronaves estrangeiras, ou que possuam somente a reserva de marcas, nem aquelas classificadas como experimentais e ultraleves.

Se você tem alguma sugestão para a melhoria do RMSO, entre em contato pelo e-mail assop@anac.gov.br. Aproveite e siga-nos no canal ANAC Safety no Telegram (t.me/ANACSafety).

Clique aqui para acessar o relatório.