Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes > Proficiência Linguística > Quem pode se candidatar ao exame de proficiência linguística para avaliação do English Level 6 – Expert?
conteúdo

Quem pode se candidatar ao exame de proficiência linguística para avaliação do English Level 6 – Expert?

publicado 11/03/2020 10h20, última modificação 26/05/2020 13h13

O exame do English Level 6 – Expert engloba a avaliação de habilidades que não são avaliadas pelo atual teste de proficiência linguística da ANAC, O SDEA. Conforme orientações contidas no Doc 9835 da ICAO, “os descritores do Nível 6 na escala de níveis da ICAO referem-se às características de uso da língua que vão além do contexto relacionado ao trabalho indicado nos descritores de níveis mais baixos” (ICAO, 2010, p. 6-7). Portanto, a ANAC desenvolveu um Módulo adicional do SDEA específico para avaliação do Nível 6, que será aplicado exclusivamente por servidores nas instalações da ANAC Representação Regional Rio de Janeiro.

As habilidades a serem avaliadas são as detalhadas nos descritores do Nível 6 da escala de níveis da ICAO, correspondentes aos seis critérios de avaliação: pronúncia, estrutura, vocabulário, fluência, compreensão e interações. O Doc 9835 da ICAO detalha, das páginas 4-9 a 4-14, o que se espera do candidato Nível 6 em termos de habilidades comunicativas em cada um desses seis critérios.

Os candidatos que obtiverem o Nível 5+ (five plus), que é um indicativo de que seu desempenho sugere proficiência linguística acima do nível 5 (Avançado), serão convidados via e-mail pela ANAC para comparecerem às instalações da Agência em data a ser divulgada para realização do exame específico para avaliar o Nível 6.

É importante esclarecer que a realização do exame para obtenção do English Level 6 – Expert é opcional e que uma vez não aprovado no exame, o candidato manterá seu English Level 5 – Avançado já alcançado com sua validade original. Em caso de reprovação, os candidatos somente poderão realizar um novo exame após doze meses corridos da realização do teste anterior.