Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes > Proficiência Linguística
conteúdo

Proficiência Linguística

Perguntas mais frequentes
  • Ainda não tenho licença brasileira de piloto, mas já tenho código ANAC. Posso realizar o SDEA?
    • Não. Somente poderão se submeter ao SDEA pilotos já detentores de licença brasileira.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Sou comissário de voo/Sou mecânico de voo. Posso realizar o SDEA?
    • Não. O público-alvo do SDEA são pilotos de avião, helicóptero, aeronave de decolagem vertical ou dirigível.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Onde posso realizar o SDEA?
    • O Santos Dumont English Assessment pode ser realizado nas instituições credenciadas pela ANAC para aplicação do SDEA e as solicitações de agendamento devem ser feitas diretamente à instituição pretendida.

      Para esclarecimentos adicionais relativos ao Santos Dumont English Assessment, envie sua dúvida para o Fale com a ANAC, clicando aqui.

      Última modificação: 08/01/2020 08h43

  • Quais são os resultados que posso obter no formato atual do SDEA e quando o resultado é divulgado?
    • O formato atual do SDEA foi elaborado para distinguir os seguintes níveis de proficiência linguística: Expert (6), Avançado (5), Operacional (4), Pré-operacional (3), Elementar (2) e Pré-elementar (1). Para cada uma das seis habilidades avaliadas se atribui um nível: a nota final do candidato é igual ao menor deles. O resultado completo, com o nível atingido pelo piloto em cada área avaliada, é divulgado por e-mail, exclusivamente pela ANAC, até 30 (trinta) dias úteis após a realização do exame. O nível final é averbado no campo XIII “Observações” da licença da seguinte forma:

      Resultado final

      Averbação na licença

      Nível 1 - Pré-elementar a nível 3 - Pré-operacional

      ENGLISH NOT COMPLIANT ANNEX 1

      Nível 4 - Operacional

      ENGLISH LEVEL 4 UNTIL MM/AAAA

      Nível 5 - Avançado

      ENGLISH LEVEL 5 UNTIL MM/AAAA

      Nível 6 - Expert

      ENGLISH LEVEL 6

      Última modificação: 11/03/2020 10h22

  • Fiquei com nível 4 em cinco habilidades avaliadas e nível 3 em apenas uma e o meu resultado final foi nível 3. Por quê?
    • A OACI estabeleceu que a nota final do candidato é igual ao menor nível atribuído a qualquer uma das seis habilidades avaliadas, pois um resultado menor que Nível 4 (Operacional) em qualquer uma delas indica proficiência inadequada e, portanto, inferior ao nível mínimo considerado seguro para as comunicações radiotelefônicas. O conceito holístico é aplicado à comunicação e neste sentido um nível 3, em qualquer das habilidades necessárias para uma comunicação efetiva, rebaixa sua eficácia a este nível, uma vez que uma área de habilidade mal conduzida afeta a comunicação como um todo. 

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Por quanto tempo é válida minha averbação de proficiência linguística?
    • - Nível final 04 - Validade 03 anos;
      - Nível final 05 - Validade 06 anos;
      - Nível final 06 - Validade permanente.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Posso pedir uma prorrogação da validade da minha averbação de proficiência linguística?
    • Não. Não há prorrogação para a averbação de proficiência linguística. Os pilotos devem programar sua revalidação considerando os períodos de validade de cada nível, assim como os prazos necessários para cumprimento de todas as etapas do processo, de modo que possa continuar apto a atuar como tripulante em voos internacionais.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Caso discorde do meu resultado relativo ao SDEA, é possível entrar com recurso?
    • Sim. Para recorrer do resultado obtido, o candidato deverá enviar para a ANAC o Formulário de Recursos para o Santos Dumont English Assessment – SDEA, disponível para download no site da ANAC. O recurso deve ser interposto no prazo de 30 (trinta) dias corridos a contar da data de divulgação do resultado do teste pela ANAC.

      O formulário, devidamente preenchido e assinado, deve ser protocolado na página da ANAC via peticionamento eletrônico no seguinte endereço https://www.anac.gov.br/acesso-a-informacao/protocolo-eletronico/

      O prazo para resposta é de até 60 (sessenta) dias úteis após a data de recebimento do Formulário de Recursos na ANAC.

      Lembramos que, conforme previsto na IS 61-003, parágrafo 5.4.8, “a nota obtida por intermédio do julgamento do recurso interposto em face do resultado do Santos Dumont English Assessment – SDEA, poderá permanecer inalterada, sofrer acréscimo ou até mesmo ser diminuída, em relação à nota divulgada preliminarmente”.

      Última modificação: 11/03/2020 10h21

  • Qual é o prazo para recebimento da análise do recurso?
    • O prazo é de 60 (sessenta) dias úteis. O resultado é enviado por ofício para o endereço informado no Formulário de Recursos.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Quando posso realizar o exame novamente?
    • Em qualquer situação, reprovado ou aprovado, o candidato só poderá realizar um novo exame quando: a) o resultado obtido no exame anterior já tiver sido informado ao piloto pela ANAC; e b) após 30 (trinta) dias corridos da realização do exame anterior.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Como faço para validar o nível de proficiência linguística de uma licença estrangeira para a minha licença brasileira?
    • A conversão da averbação de proficiência linguística só é possível quando associada ao processo de convalidação (conversão) da licença estrangeira. Veja detalhes na Seção 6 da IS 61-003A

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • A ANAC reconhece certificados de outros testes de proficiência linguística (como TEA, ELPAC, e outros) para averbação nas licenças de pilotos brasileiros?
    • Não. A ANAC, no exercício da soberania brasileira, realiza apenas a convalidação de averbações de níveis de proficiência linguística quando associada ao processo de convalidação de licenças estrangeiras, e não de resultados de exames, conforme detalhamento na Seção 6 da IS 61-003A. O processo de conversão da licença ocorre entre autoridades de aviação civil. Não há conversão de um certificado ou licença de uma entidade privada para uma autoridade de aviação civil.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Por que há diferença de valor cobrado para realização do SDEA nas diferentes instituições credenciadas?
    • A ANAC não regula o valor cobrado para aplicação do SDEA pelas instituições credenciadas.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Quem pode se candidatar ao exame de proficiência linguística para avaliação do English Level 6 – Expert?
    • O exame do English Level 6 – Expert engloba a avaliação de habilidades que não são avaliadas pelo atual teste de proficiência linguística da ANAC, O SDEA. Conforme orientações contidas no Doc 9835 da ICAO, “os descritores do Nível 6 na escala de níveis da ICAO referem-se às características de uso da língua que vão além do contexto relacionado ao trabalho indicado nos descritores de níveis mais baixos” (ICAO, 2010, p. 6-7). Portanto, a ANAC desenvolveu um Módulo adicional do SDEA específico para avaliação do Nível 6, que será aplicado exclusivamente por servidores nas instalações da ANAC Representação Regional Rio de Janeiro.

      As habilidades a serem avaliadas são as detalhadas nos descritores do Nível 6 da escala de níveis da ICAO, correspondentes aos seis critérios de avaliação: pronúncia, estrutura, vocabulário, fluência, compreensão e interações. O Doc 9835 da ICAO detalha, das páginas 4-9 a 4-14, o que se espera do candidato Nível 6 em termos de habilidades comunicativas em cada um desses seis critérios.

      Os candidatos que obtiverem o Nível 5+ (five plus), que é um indicativo de que seu desempenho sugere proficiência linguística acima do nível 5 (Avançado), serão convidados via e-mail pela ANAC para comparecerem às instalações da Agência em data a ser divulgada para realização do exame específico para avaliar o Nível 6.

      É importante esclarecer que a realização do exame para obtenção do English Level 6 – Expert é opcional e que uma vez não aprovado no exame, o candidato manterá seu English Level 5 – Avançado já alcançado com sua validade original. Em caso de reprovação, os candidatos somente poderão realizar um novo exame após doze meses corridos da realização do teste anterior.

      Última modificação: 26/05/2020 13h13