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Check-in e Embarque

  • O que é o check-in?
    • É a confirmação do passageiro no voo com a emissão do cartão de embarque. Ele pode ser feito no balcão da empresa, pela internet, por aplicativos de dispositivos móveis ou totens de auto atendimento nos aeroportos.

      Não deixe para a última hora, pois o horário de fechamento do check-in presencial pode variar de uma companhia para outra e do tipo de voo, doméstico ou internacional. Também é a última oportunidade que o passageiro tem para solicitar a correção do preenchimento do nome, quando houver algum erro.

      Última modificação: 02/06/2020 14h56

  • Fiz o check-in pela internet, o que faço com a minha bagagem?
    • Se você fez o check-in pela internet e precisa despachar bagagem, precisará se dirigir ao balcão de check-in com a antecedência solicitada pela empresa aérea no comprovante de passagem aérea ou no próprio cartão de embarque.

      Se você tem apenas bagagem de mão (e caso ela esteja de acordo com as regras para transporte na cabine do avião), pode se dirigir diretamente ao portão de embarque com seu documento e cartão de embarque em mãos, no horário marcado.

      Última modificação: 02/06/2020 14h59

  • Quanto tempo antes do voo eu devo chegar no aeroporto?
    • O embarque é posterior ao check-in e representa o momento em que o passageiro inicia sua entrada na aeronave, após ter passado pelos procedimentos de inspeção do aeroporto e ao chegar no portão de embarque.

      A apresentação para embarque deve ser feita no horário estipulado pela empresa aérea. Vale lembrar que o horário do embarque é sempre mais cedo que o horário de partida do voo.

      Fique atento, pois tanto o horário do voo como o portão de embarque podem sofrer alterações.

      Última modificação: 02/06/2020 15h02

  • Onde vejo as informações sobre o meu voo?
    • Você pode consultar o horário e o portão de embarque para o seu voo nos diversos monitores espalhados pelos aeroportos ou também no balcão de informações do aeroporto.

      Última modificação: 02/06/2020 15h04

  • Como devo proceder em relação ao horário de verão e fuso horário?
    • Siga sempre o horário local, que consta da sua passagem aérea. Não é necessário calcular fuso horário ou horário de verão.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Os lanches dentro da aeronave são gratuitos?
    • Algumas empresas oferecem serviço de bordo gratuito, outras cobram pelo lanche a bordo. Este tipo serviço é uma opção da própria empresa aérea.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • O que é o check-in?
    • A confirmação do passageiro no voo com a emissão do cartão de embarque é chamada de check-in. Ele pode ser feito no balcão da empresa, pela internet, por aplicativos de dispositivos móveis ou totens de auto atendimento nos aeroportos.

      Não deixe para a última hora, pois o horário de fechamento do check-in presencial pode variar de uma companhia para outra e do tipo de voo, doméstico ou internacional. Também é a última oportunidade que o passageiro tem para solicitar a correção do preenchimento do nome, quando houver algum erro.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Fiz o check-in pela internet, o que faço com a minha bagagem?
    • Se você fez o check-in pela internet e precisa despachar bagagem, precisará se dirigir ao balcão da empresa aérea com antecedência em relação ao horário que consta no cartão de embarque.

      Se você tem apenas bagagem de mão (e caso ela esteja de acordo com as regras), pode se dirigir diretamente ao portão de embarque com seu documento e cartão de embarque em mãos, no horário marcado.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Quanto tempo antes do voo eu devo chegar no aeroporto?
    • O embarque é posterior ao check-in e representa o momento em que o passageiro inicia sua entrada na aeronave, após ter passado pelos procedimentos de inspeção do aeroporto e ao chegar no portão de embarque.

      A apresentação para embarque deve ser feita no horário estipulado pela empresa aérea. Vale lembrar que o horário do embarque é sempre mais cedo que o horário de partida do voo.

      Fique atento, pois tanto o horário do voo como o portão podem sofrer alterações.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Quais minhas obrigações como passageiro na hora do embarque?
    • O passageiro deverá observar alguns requisitos para o seu embarque:

      - Apresentar-se para embarque com o seu documento de identificação (com foto), no horário informado pela empresa aérea;
      - Atender a todas as exigências relativas à execução do transporte, tais como obtenção do visto correto de entrada, permanência, trânsito, assim como certificados de vacinação exigidos pela legislação dos países de destino, escala e conexão;
      - Obedecer aos avisos da empresa aérea.

      Atenção! Se o passageiro não observar esses itens, a empresa aérea poderá negar o seu embarque e aplicar eventuais multas contratuais.

      Última modificação: 09/09/2020 09h40

  • Onde vejo as informações sobre o meu voo?
    • Você pode consultar o horário e o portão de embarque para o seu voo nos diversos monitores espalhados pelos aeroportos ou também no balcão de informações do aeroporto.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Como devo proceder em relação ao horário de verão e fuso horário?
    • Siga sempre o horário local, que consta da sua passagem aérea. Não é necessário calcular fuso horário ou horário de verão.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • A empresa aérea pode modificar o assento marcado previamente?
    • Sim, a empresa aérea pode modificar o assento marcado previamente em caso de necessidade operacional e reacomodar alguns passageiros sem obrigação de aviso prévio. O certo é que cada passageiro terá um assento dentro da aeronave.

      Última modificação: 02/06/2020 15h04

  • Os lanches dentro da aeronave são gratuitos?
    • Algumas empresas oferecem serviço de bordo gratuito, outras cobram pelo lanche a bordo. Este tipo serviço é uma opção da própria empresa aérea.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • O embarque internacional pode ser vetado se o passageiro não apresentar passagem de retorno?
    • No âmbito da legislação de aviação civil brasileira, não há regulamentação sobre o assunto. No entanto, como esse tema envolve questões diplomáticas/imigratórias e de soberania, a ANAC orienta o passageiro a verificar antecipadamente com a empresa aérea ou consulado/embaixada do país de destino.

      Última modificação: 02/06/2020 15h04

  • Como transportar crianças de colo durante o voo?
    • Crianças até dois anos podem ser seguradas no colo pelo seu responsável. Nesse caso, a forma mais segura de transporte é que a utilização do cinto seja feita somente pelo responsável que esteja segurando a criança, sem passar o cinto por ela.

      Os responsáveis que, por próprio critério, adquirirem um assento exclusivo para transporte de uma criança com menos de dois anos deverão utilizar um sistema de contenção (como a “cadeirinha” ou bebê conforto) próprio ou do operador aéreo, com etiqueta ou similar que evidencie que o equipamento esteja aprovado para uso aeronáutico por um país filiado à Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

      Crianças acima de dois anos não podem ser seguradas no colo pelo seu responsável, devendo os pais ou responsáveis adquirirem assentos para uso exclusivo dessas crianças, que deverão utilizar os cintos de segurança da aeronave.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35

  • Posso usar equipamentos eletrônicos durante o voo?
    • A autorização é definida pelas companhias aéreas, que podem ou não autorizar a utilização de qualquer dispositivo eletrônico portátil que não cause interferência nos sistemas de comunicação ou de navegação do avião, podendo estabelecer procedimentos específicos para o uso a bordo desses dispositivos em suas aeronaves. Os passageiros devem seguir as orientações dos comissários de voo sobre quais os tipos de equipamentos e quais as funções podem ser utilizadas em determinadas fases do voo.

      Última modificação: 25/07/2019 11h35