Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes > Passageiros > Bagagem > Qual o limite de líquidos de higiene pessoal em bagagem de mão?
conteúdo

Qual o limite de líquidos de higiene pessoal em bagagem de mão?

publicado 10/01/2019 05h50, última modificação 25/07/2019 11h35

A princípio, itens em forma líquida e pastosa, como shampoos, condicionadores, cremes hidratante, etc não possuem restrição de transporte em bagagem de mão para voos domésticos (em voos internacionais há restrição de líquidos até 100ml).

Ressalva-se, contudo, que, conforme Resolução nº 515 da ANAC, de 08 de maio de 2019, aerossóis e atomizadores não poderão ser transportados em bagagem de mão, salvo se forem de uso médico ou de asseio pessoal (como desodorantes, perfumes, espuma de barbear). Porém, mesmo no caso de aerossóis de uso pessoal, estes somente podem ser levados na bagagem de mão na quantidade de até 4 frascos por pessoa, sendo que cada frasco deverá observar o limite de 300ml ou 300g. Caso o interesse seja transportar os itens de higiene em questão em bagagem despachada, também há restrições para aerossóis como sprays de cabelo, perfumes, colônias, gel de barbear, repelentes, desodorantes etc. Devem ser observados os seguintes limites:

• Não mais do que 0,5 Kg ou 0,5 L por artigo.

• Válvulas devem ser protegidas para prevenir a liberação do conteúdo.

• Não mais do que 2 kg ou 2 L no somatório de todos os artigos.