Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes > Passageiros > Bagagem > Quais são os itens proibidos de serem transportados em bagagem de mão ou despachada?
conteúdo

Quais são os itens proibidos de serem transportados em bagagem de mão ou despachada?

publicado 21/02/2019 09h30, última modificação 25/07/2019 11h35

A restrição ao porte de determinados itens em bagagem de mão ou despachada nas aeronaves tem fundamento na Resolução nº 515 da ANAC, de 08 de maio de 2019 e no RBAC nº 175. O objetivo dessas normas é garantir a segurança no transporte aéreo, impedindo a presença de artigos que ofereçam algum perigo aos passageiros e aos tripulantes ou que possam ser utilizados como instrumentos para a prática de atos de interferência ilícita, como objetos contundentes, perfurantes, explosivos, armas de fogo etc.

A ANAC disponibiliza na página “O que posso transportar?” (clique no link para acessar) lista exemplificativa dos itens proibidos e permitidos nos embarques com origem no Brasil. Para verificar eventuais restrições impostas por outros países ou exigências de outras autoridades nacionais (como órgãos ligados à vigilância sanitária e à agropecuária), entre em contato com a empresa aérea contratada.

Cabe ressaltar que a decisão final sobre a possibilidade de determinado item ser transportado é da empresa aérea ou do agente de proteção da aviação civil que atua no aeroporto e que está em contato direto com o objeto.