Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes > Passageiros > Bagagem > Preciso transportar um objeto de valor na bagagem despachada. Como faço para declarar esse item?
conteúdo

Preciso transportar um objeto de valor na bagagem despachada. Como faço para declarar esse item?

publicado 31/05/2017 09h40, última modificação 01/10/2020 17h14

Caso o passageiro pretenda transportar bens cujo valor ultrapasse os limites de 1.131 Direitos Especiais de Saque (DES)* para voos domésticos e de 1.288 para voos internacionais, poderá fazer declaração especial de valor junto ao transportador. A declaração deve ser feita mediante o preenchimento de formulário fornecido pelo transportador, que deve entregar uma via ao passageiro. A empresa pode verificar o conteúdo das bagagens declaradas.

Recomenda-se que objetos de valor como joias, papéis negociáveis, dinheiro e eletroeletrônicos, entre outros, sejam transportados na bagagem de mão. Caso o passageiro queira transportar bens de valor na bagagem despachada, é possível declarar à empresa aérea os valores desses objetos, ainda no check-in. Nesse caso, é permitido à empresa verificar o conteúdo dos volumes, bem como cobrar um adicional sobre o valor declarado. Em caso de roubo ou extravio, a empresa deverá indenizar o passageiro de acordo com o valor declarado.

* O Direito Especial de Saque (DES) é uma moeda do Fundo Monetário Internacional cujo preço varia diariamente. A cotação pode ser consultada no site do Banco Central do Brasil.