conteúdo

Exame Teórico

  • Como solicitar meu exame teórico?
    • A solicitação é realizada por meio do formulário deve ser digitalizado em arquivo em formato pdf, jpeg, png ou gif, e enviado ao e-mail agendamento.exame@anac.gov.br, na forma de anexo. Não serão aceitos links ou arquivos armazenados em nuvem. O candidato deve então aguardar o e-mail de resposta da ANAC, que confirmará a inscrição e informará data e horário do agendamento do exame. As respostas serão encaminhadas seguindo a ordem de chegada das solicitações.

      Todas as orientações relativas a exames teóricos encontram-se na IS 00-003, disponível em https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-00-003g.

  • Posso solicitar exame teórico apenas para as matérias que reprovei?
    • O candidato que reprovar em apenas uma matéria em exames com 3 ou 4 matérias e o candidato que reprovar em até 2 matérias em exames com 5 matérias, havendo ambos obtido o mínimo de 30% de aproveitamento nas matérias em que tenha reprovado, poderão realizar exame de segunda época. Esse exame não é aplicável para MMA.

      Todas as orientações relativas a segunda época encontram-se na IS 00-003, item 15.2, disponível em https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-00-003g.

      de segunda época faltoso pode apresentar recurso de sua falta à ANAC. Nesse caso, a contagem do prazo recursal se iniciará na data em que o exame deveria ser realizado. No recurso, o candidato deve apresentar justificativa para o não comparecimento e anexar documentação comprobatória.

  • Posso solicitar remarcação caso não tenha comparecido no dia e horário agendados para meu exame teórico?
    • O candidato faltoso pode apresentar recurso de sua falta à ANAC. Nesse caso, a contagem do prazo recursal se iniciará na data em que o exame deveria ser realizado. No recurso, o candidato deve apresentar justificativa para o não comparecimento e anexar documentação comprobatória.

      Os procedimentos para recurso encontram-se na IS 00-003, item 17, disponível em https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-00-003g.

  • Como reagendar meu exame?
    • Após a confirmação da inscrição, o candidato que deseje altera a data e/ou local de realização do exame, deverá solicitá-la através do e-mail agendamento.exame@anac.gov.br. O reagendamento somente pode ser solicitado com antecedência mínima de 5 (cinco) dias da data de realização do exame. Caso não haja mais tempo hábil, será necessário apresentar recurso por não comparecimento.

      Os procedimentos para recurso encontram-se na IS 00-003, item 17, disponível em https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-00-003g.

  • Caso seja graduado em engenharia, necessito de curso para fazer o exame teórico para mecânico de manutenção aeronáutica?
    • Conforme parágrafo 65.71 (c) do RBAC 65, os graduados em engenharia aeronáutica, elétrica, eletrônica, mecânica ou mecânica aeronáutica, bem como outros engenheiros que tenham registrado nos seus assentamentos junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) a atribuição para exercer a atividade relacionada com a manutenção de aeronaves, são isentos de realizar curso de formação de mecânico de manutenção aeronáutica correspondente à pertinente habilitação, e podem se submeter aos exames teóricos da ANAC, sem demonstrar o disposto no parágrafo 65.71 (a)(4) do RBAC 65, desde que comprovem a capacidade de cumprimento dos requisitos.

      Para tanto, o interessado deverá protocolar requerimento com documentos comprobatórios conforme orientações disponíveis no endereço https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/habilitacao/mma-isencao-de-curso-teorico-para-engenheiro.